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Aprimorar habilidades de comunicação é sempre importante ao longo da vida, seja ela profissional ou não.
Se comunicar de maneira eficiente também é. Para o nutricionista não é diferente.
O ato de se comunicar envolve sempre um emissor e um receptor. Alguém que está passando uma mensagem e outra pessoa que a recebe.
Ou seja, você sempre deve considerar o seu receptor na hora de se comunicar.
Na prática, isso quer dizer que não adianta você dizer ao seu paciente algo que não seja claro para ele, ou falar de uma maneira que ele não goste.
Você até pode fazer isso, mas dificilmente ele vai sair do seu consultório feliz e disposto a pôr em prática o que foi dito.
No campo da nutrição, a comunicação eficaz é uma ferramenta poderosa para estabelecer conexões significativas com os pacientes, promover mudanças de comportamento e proporcionar resultados de saúde duradouros.
Veja a importância de aprimorar as habilidades de comunicação para você, nutricionista, e como isso pode melhorar significativamente a qualidade do seu atendimento.
Continue lendo para ver as principais dicas para aprimorar sua comunicação.
Sumário
Qual a relação entre a comunicação e o nutricionista?
É direito do nutricionista usar estratégias para comunicar e informar o seu público. O profissional também pode divulgar suas atividades profissionais e serviços.
Tudo isso, utilizando meios de comunicação, como: mídias sociais, aplicativos, TV, rádio, jornais, revistas, panfletos virtuais ou impressos.
Contudo, o nutricionista precisa saber que ao utilizar os meios de comunicação, seus conteúdos devem estar pautados nos princípios fundamentais e valores essenciais e nos artigos previstos no Código de Ética e de Conduta do nutricionista.
Além de toda questão ética, não é só abastecer suas redes sociais e falar de maneira cordial com seus pacientes.
É sobre como dizer, o que, para quem, lembrando sempre que tem um receptor do outro lado.
Por isso, preparamos um guia de boas práticas para comunicação do nutricionista, para colocar em prática em suas redes e no seu consultório.
Dicas para comunicação do nutricionista
Para pensar na sua comunicação com seu paciente e espelhar para suas mídias sociais, você precisa ir além dos passos para bombar um Instagram de nutricionista
Sem dúvidas, são dicas valiosíssimas para ter engajamento nas mídias sociais com seus conteúdos. Porém, você precisa ir além.
Não fazer postagens ou propagandas consideradas antiéticas.
Por exemplo, segundo o Código de Ética dos Nutricionistas, não é recomendado postar foto de antes e depois do paciente.
Não é porque todo mundo faz que é certo e nem porque ninguém faz que é errado.
Cuidado, uma vez que você adota práticas antiéticas, isso reflete no seu negócio como um todo e seu posicionamento no mercado.
É possível que seus clientes não saibam desse fator, mas ainda assim, não pega bem e não atrai gente que tem a ver com a sua proposta.
É interessante compreender a fundo as regras para entender o porque não fazer.
Sem dúvidas, seus pacientes vão notar o cuidado que você tem com as pessoas na sua forma de comunicar, sempre preservando a individualidade do outro.
Diversidade na comunicação
Inclua todo mundo, se sentir representado em aquilo que você está lendo, é importante não acha?
Então, não pense só em você na hora de escrever seus textos, criar seus vídeos e não faça descriminação de qualquer tipo.
Seja inclusivo, e tente pensar em diversas possibilidades de pessoas que irão ler os seus conteúdos de nutrição.
Vale lembrar, que no juramento feito por todos os nutricionistas, é citado que: “o profissional deve utilizar da ciência da nutrição em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza”.
Portanto, busque conhecimento para atender bem a diversos grupos.
Por que as mídias sociais são importantes na sua comunicação?
Não adianta ignorar a potência das redes sociais, Nutri!
Com ela, é possível ter acesso a um público bem maior e as pessoas buscam até mais serviços dentro do Instagram do que no próprio Google. É uma tendência, que segue crescendo.
Uma boa comunicação traz melhoria na relação entre as pessoas, evita problemas, poupa tempo, entre outras coisas; por isso, vale sempre aprimorar suas habilidades neste sentido e estar sempre se atualizando.
Se o Instagram ainda não é uma possibilidade para você, vá além e veja outras dicas.
Ideias para se comunicar com seus pacientes
Para ir além da comunicação por postagens nas mídias sociais, abaixo você confere algumas ideias para manter o público informado.
Mensagens pelo WhatsApp
As mensagens profissionais enviadas pelo WhatsApp também têm potencial e podem ser uma alternativa até mesmo para quem não quer estar no Instagram.
Além disso, a comunicação pelo whatsapp evidencia a importância de ter uma persona definida, para que ajude justamente no tom de voz, em como se comunicar com o seu paciente.
Este tipo de comunicação pode ser bem personalizada e próxima, mas isso não quer dizer que você não pode criar os textos antes e utilizar para vários pacientes.
Um ganho é personalizar suas mensagens enviando, se possível, apenas conteúdos recomendados para aquela pessoa.
Ideias para usar este tipo de comunicação:
- Lembretes de consultas;
- Novos agendamentos;
- Dicas;
- Novidades do mercado;
- Novas receitas;
- Textos curtos e exclusivos.
O WhatsApp pode ser uma ferramenta para ser o seu canal de dúvidas com seus pacientes.
Pense que é o seu serviço ao consumidor e procure responder da forma mais correta, clara, paciente, empática e ágil.
E-mails
Pode ter certeza, que muitos pacientes vão adorar receber e-mails do seu nutricionista.
Mesmo com a caixa de entrada cheia, este tipo de mensagem é daquelas que se guarda.
O e-mail para o cliente é como se fosse uma carta mais moderna, o correio eletrônico.
Portanto, pergunte e mande novidades, dê aquele oi, conta algo que lembrou que pode interessar aquela pessoa.
O seu cliente, que pagou por suas consultas ou serviços, terá interesse em ler mais ou ficar por dentro das novidades selecionadas por você.
Você também pode utilizar este meio de comunicação para receber respostas dos seus pacientes.
Não pense que você precisa ter ferramentas de e-mail marketing pagas. Profissionalizar é legal, mas um e-mail simples, feito por você, não deixa de ser uma boa opção.
Aliás, é uma tendência no marketing digital, o modelo é usado por especialistas como Neil Patel em seus e-mails marketing.
E-books (livros digitais)
Ideias para agrupar receitas, grupos alimentares, tipos de dietas específicas, entre outros assuntos.
É um conteúdo bem mais rico do que um post e você pode desenvolver mais suas ideias.
O livro digital é uma oportunidade também para associar algum assunto da consulta.
Por ter figuras, textos longos, mas não tanto, ilustrações, infográficos, além de ser facilmente enviado por PDF.
Já imaginou até mesmo criar um conteúdo personalizado e exclusivo.
Isto tudo gera sensação de acolhimento e tornará a experiência do cliente mais positiva.
O e-book pode até mesmo ser o plano alimentar da consulta. É esteticamente bonito e fácil de consultar no dia a dia de quem recebe as dicas.
Todos estes pontos são positivos para a comunicação do nutricionista com o seu paciente, aprimorando o atendimento nutricional para outro nível.
Quer saber mais?
- Guia para nutricionistas: solicitação de exames e formulação
- Estratégias de marketing de conteúdo para nutricionistas
- Como fidelizar pacientes com a criação de uma persona?
Referências
CFN- Conselho Federal de Nutricionistas. Código de Ética e de Conduta. 2018.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.