Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ácido hialurônico para o rosto: para que serve e como usar?

Ácido hialurônico para o rosto: para que serve e como usar?

Ácido hialurônico para o rosto. Mulher jovem com traços orientais com a mão no rosto e piscando.
5 minutos de leitura

Atualmente encontramos diversos produtos que contém ácido hialurônico para o rosto e cuidados com a pele. Essa popularidade vem dos seus efeitos benéficos para a saúde da pele, pois é um componente natural da sua estrutura, e do fato de ser biocompatível com o organismo, pois também o produzimos no corpo. 

O ácido hialurônico está presente em diversos tecidos, mas cerca de metade do total em nosso corpo se encontra na pele. O seu principal papel é como componente da matriz extracelular do tecido, ou seja, ele preenche espaços vazios entre as células.

Na pele, o ácido hialurônico se liga às fibras da proteína de colágeno para formar a estrutura que dá suporte ao tecido. É através de seu papel estrutural que o ácido hialurônico exerce todos os seus benefícios.

Para que serve o Ácido Hialurônico para o rosto?

1. Integridade da pele

Como um dos componentes da estrutura da pele, uma das principais funções do ácido hialurônico é a manutenção da integridade do tecido. Ao se ligar as fibras de colágeno, o ácido hialurônico forma uma rede que dá sustentação às células.

2. Proteção

Além dos benefícios estéticos que  ácido hialurônico trás para a beleza da pele, também é importante lembrar que esse tecido é uma das principais barreiras naturais do nosso corpo contra patógenos invasores.

Quando sua estrutura está íntegra, a pele consegue desempenhar esse papel, auxiliando o sistema imune, e também maiores níveis de danos causados pelo sol, poluição, frito, entre outros.

3. Hidratação

Além do seu papel estrutural, o ácido hialurônico é o principal responsável pela hidratação da pele. Isso ocorre pela sua grande capacidade de retenção de água, garantindo assim uma pele com maior elasticidade e brilho.

4. Sinais de envelhecimento

Com o passar dos anos, a produção de ácido hialurônico em nossa pele reduz, da mesma forma que ocorre com o colágeno. Isso leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Uma pele com menor teor de ácido hialurônico também sofre danos mais facilmente e apresenta uma aparência de ressecamento, pois perde o principal componente responsável pela hidratação do tecido.

Misturando ácido hialurônico em pó em um copo com água para suplementação oral.

Como usar ácido hialurônico para o rosto?

1. Cremes

Os cremes com ácido hialurônico tem um efeito superficial na pele. Quando aplicados, eles retém a água na superfície do tecido, deixando a pele com aparência hidratada e macia.

No entanto, a pele não consegue absorver o ácido hialurônico usado. Portanto, seu efeito é momentâneo, não gera um tratamento a longo prazo e não consegue reverter os sinais mais profundos da falta de ácido hialurônico na pele, como rugas e linhas de expressão.

2. Suplementação

A suplementação oral de ácido hialurônico é segura e deve ser feita diariamente, com a quantidade de no mínimo 80mg. Seu resultado para a saúde da pele ocorre pela reposição do ácido hialurônico perdido e com o estímulo da produção pelo corpo. 

É recomendado que o consumo de ácido hialurônico seja feito junto do consumo de colágeno, pois ambos fazem parte da estrutura da pele e também reduzimos a produção da proteína com o passar dos anos. Assim os resultados para a saúde da pele são mais notáveis.

3. Injetável

O ácido hialurônico injetável pode ser utilizado com os fins de preenchimento, tanto de rugas e linhas de expressão, quanto no processo de mudanças maiores nos traços do rosto, como a harmonização facial. 

Apesar de ser bem aceito pelo nosso organismo, por ser um produto natural, o efeito do preenchimento tem duração de cerca de 6 meses. O corpo reabsorve o produto com o passar do tempo, que precisa ser reaplicado para manutenção do efeito.

Posso usar ácido hialurônico todos os dias?

O ácido hialurônico para o rosto pode ser utilizado diariamente quando está no formato de creme ou suplementação. Na forma injetável, seu efeito dura cerca de 6 meses antes de precisar de uma nova aplicação.

Como os cremes com ácido hialurônico apresentam um efeito superficial, a duração do produto não se mantém por longos períodos, precisando ser reaplicado, de 1 a 2 vezes ao dia.

No caso da suplementação, é necessário consumir o ácido hialurônico diariamente para se obter os resultados. A suplementação é uma forma de reposição e tratamento da saúde da pele, com efeitos mais demorados, porém também mais duradouros.

Quer saber mais?

Referências:

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 13ª edição. Rio de Janeiro – RJ: Guanabara Koogan, 2017.

Bukhari SNA, Roswandi NL, Waqas M, Habib H, Hussain F, Khan S, Sohail M, Ramli NA, Thu HE, Hussain Z. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. Int J Biol Macromol. 2018 Dec;120(Pt B):1682-1695.
Salwowska NM, Bebenek KA, Żądło DA, Wcisło-Dziadecka DL. Physiochemical properties and application of hyaluronic acid: a systematic review. J Cosmet Dermatol. 2016 Dec;15(4):520-526.

3/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − nove =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.