Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Anti-inflamatório natural para artrose na coluna

Anti-inflamatório natural para artrose na coluna

Mulher virada de costas, sentada na cama, com a mão na lombar indicando dor
5 minutos de leitura

Quem possui dores fortes na coluna por causa da artrose ou artrite sabe o quanto isso pode atrapalhar a rotina. 

Além do tratamento com remédios, existem opções naturais, um exemplo de um bom anti-inflamatório natural para artrose ou artrite na coluna é o colágeno tipo 2.

Mas não só para dores na coluna, o colágeno tipo 2 também atua contra as dores no joelho e até mesmo contra a tendinite. 

E quem afirma isso são os médicos e pesquisadores do assunto, os quais já realizaram mais de 400 estudos apenas sobre o uso do colágeno tipo 2 no tratamento de dores nas articulações.

Veja a seguir os benefícios do suplemento de colágeno tipo 2 como anti-inflamatório natural para a coluna, joelho e tendinite.

Principal anti-inflamatório natural para dores

O colágeno tipo 2 é encontrado naturalmente na região da cartilagem hialina, uma estrutura que permite o crescimento dos ossos e os protege contra os diferentes impactos.

Além dessa importante função, de todos os colágenos presentes nessa região, o tipo 2 é o mais abundante.

Corresponde a cerca de 95% do peso total da cartilagem, enquanto a porcentagem restante você encontra outros tipos de colágeno, como o 6, 9, 10 e 11.

Todo o colágeno tipo 2 presente na articulação, naturalmente, possui o objetivo de permitir os movimentos. 

Além de evitar o contato direto entre os ossos, protegendo do desgaste, atrito e de dores na região. Com o passar dos anos, a produção de colágeno em nosso corpo diminui naturalmente. 

Isso ainda pode ser pior para algumas pessoas, porque a perda do colágeno tipo 2 pode ser potencializada por outras condições relacionadas ao estilo de vida. 

Herança genética, fatores ambientais, prática de exercícios de alto impacto com regularidade (Crossfit e futebol, por exemplo) e a obesidade. 

Ou seja, quem apresentar qualquer uma dessas condições pode sofrer mais com dores causadas pela perda de colágeno tipo 2. Quando o corpo começa a perder o colágeno tipo 2 das cartilagens, podemos desenvolver a artrose.

A artrose é caracterizada pela perda de parte da cartilagem e do osso próximo a uma região de articulação.

Normalmente, a artrose pode promover a artrite, uma inflamação na região responsável pela sensação de dor.

Esse tipo de colágeno não é absorvido através da alimentação, pois sua estrutura é sensível ao processo de digestão e perde a sua função de se ligar na região das cartilagens, processo necessário para repor o colágeno naturalmente perdido.

Suplementação de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2

Como mencionamos, não é possível consumir os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 através da alimentação. 

Por essa razão a suplementação com peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 ganhou grande espaço.

Pois, os peptídeos não perdem sua capacidade de se ligar às cartilagens. Dessa forma ajudam a regenerar o tecido e combater as dores causadas pela artrose e artrite.

Veja, a seguir, mais sobre o efeito do suplemento nas dores e quais são as doses utilizadas.

Anti-inflamatório para coluna

A dor na coluna é comum em idosos, praticantes de exercício e pessoas com quadro de obesidade. 

O colágeno tipo 2 é frequentemente indicado para quem possui fortes dores na coluna, apesar de ser um tratamento complementar e de benefícios a longo prazo.

Por ser uma alternativa natural que ajuda a combater a inflamação no local da dor e contribuir para regenerar o tecido que reveste a região da coluna vertebral é uma ótima opção de tratamento.

Outros tratamentos alternativos indicados são o uso de glucosamina e condroitina (componentes também presentes nas regiões das articulações), além do acetaminofeno. 

Mas, já foi visto que o uso da suplementação de colágeno tipo 2 pode ser a estratégia mais eficiente.

Esse suplemento consegue não só produzir colágeno, como também os demais componentes presentes nas articulações, diminuindo o atrito e melhorando as dores.

Anti-inflamatório para dor no joelho

A dor no joelho é também conhecida como osteoartrite, e quando associada a suplementação de colágeno tipo 2, temos sintomas da dor aliviados. 

Isso ajuda na melhora da qualidade de vida, por facilitar os movimentos e a prática de exercícios. Já que o principal efeito dessa suplementação é a melhora da dor.

A suplementação com o colágeno tipo 2 é recomendada para os praticantes de Crossfit e outras modalidades esportivas com alto impacto na região do joelho.

Anti-inflamatório para tendinite 

A tendinite envolve a artrite, ou seja, também é um quadro inflamatório só que na região dos tendões.

Sendo as tendinites mais comuns acontecerem no pé, joelho, mão e punho. Apesar de não existirem estudos até o momento para essa condição específica.

Porém, a teoria encontrada da ação do colágeno tipo 2 também se aplica para a tendinite. 

Por essa razão também é recomendada pelos profissionais como um tratamento complementar para esse tipo de inflamação.

Quanto e como tomar colágeno tipo 2 para tratar artrose?

Os estudos envolvendo o uso do suplemento utilizam de 20 até 40 mg de colágeno tipo 2 por dose, podendo ser no formato de um suplemento proteico, em comprimidos ou cápsulas.

Com relação ao horário para consumir o suplemento, não existe um horário específico, mas o consumo precisa ser diário por pelo menos 12 semanas (3 meses).

Uma dica é escolher um horário que você não esqueça e longe das principais refeições, almoço e jantar. 

Quer saber mais?

Referências:

LUGO, James P.; SAIYED, Zainulabedin M.; LANE, Nancy E. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition journal, v. 15, n. 1, p. 14, 2015.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

2 comentários em “Anti-inflamatório natural para artrose na coluna”

  1. Olá, tenho 43 anos, sofro com dor na coluna desde os 14 anos, e só vai piorando cada vez mais, tenho dor nos joelhos nos ombros nos cotovelos e perto dos cotovelos, tenho nos braços inteiros, é muita dor, não consigo pentear os cabelos e escovar os dentes de tanta dor, tudo q eu faço doi, as mãos e os dedos doem muito também, o q será q eu tenho?
    Quantas cápsulas devo tomar do calageno tipo 2 ?

    1. Oi Vilma, tudo bem?

      Você pode ter vários problemas inflamatórios, desde artrite reumatoide até osteomalácia. O ideal seria procurar um ortopedista ou reumatologista para se consultar.

      O Colágeno tipo 2 é um suplemento alimentar e não um remédio, portanto, se você sente dores desde os 14 anos, o colágeno pode amenizar suas dores, mas não vai resolver o problema, não vai te curar, entende?

      O melhor colágeno tipo 2 é aquele que tem peptan e b2coll na sua composição, a dose de consumo diária é de 10g, por isso, é impossível toma-lo em comprimido (seria 10 comprimidos ao dia). O melhor então é consumir o produto em pó.

      Conheça um excelente suplemento de colágeno tipo 2 aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.