Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 15 benefícios do magnésio para a saúde

15 benefícios do magnésio para a saúde

benefícios do magnésio
7 minutos de leitura

Os benefícios do magnésio envolvem a prevenção da osteoporose, a redução de dores musculares e o alívio da enxaqueca, TPM e cólicas menstruais.

Ele é importante para diversas funções do organismo, sendo um dos minerais mais abundantes em nosso corpo.

Veja a seguir 15 principais benefícios do magnésio para a saúde e porquê você deve ter uma ingestão adequada deste nutriente!

1 – Alivia ansiedade, depressão e estresse

O magnésio desempenha um papel crucial na produção de hormônios e neurotransmissores.

Sendo um importante precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar

Por isso, o mineral atua na prevenção da depressão, ansiedade e estresse. Sendo também eficaz para o alívio dos sintomas destas doenças.

2 – Previne osteoporose

Ao contrário do que muitos acreditam, a prevenção da osteoporose não depende apenas do cálcio.

Na verdade, o magnésio é tão importante quanto, pois favorece a fixação do cálcio nos ossos e dentes.

Com isso, quando os níveis de magnésio estão deficientes no corpo, pode levar a perda de massa óssea e dentária.

Além disso, o magnésio desempenha um papel importante na regulação de hormônios que ativam a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio no intestino.

Isso significa que a carência de magnésio também pode levar a deficiência de cálcio.

3 – Ajuda no tratamento da enxaqueca

O magnésio participa na modulação dos receptores cerebrais conhecidos como NMDA.

Quando esses receptores estão desregulados, ocorre uma hiperatividade e superestimulação cerebral, causando a enxaqueca.

Além disso, o magnésio contribui para a liberação de óxido nítrico, uma substância que promove a vasodilatação e proporciona alívio das dores causadas pela enxaqueca.

4 – Previne doenças cardiovasculares

O magnésio desempenha um papel crucial na prevenção de doenças cardiovasculares.

Isso se deve porque o mineral está associado à redução da pressão arterial, a regulação do ritmo cardíaco e a proteção contra a calcificação das artérias.

Dessa forma, é possível prevenir complicações provocadas por esses problemas, como AVC, infarto, trombose e arritmias.

5 – Melhora o funcionamento dos músculos

Por atuar no processo de contração muscular, o magnésio atua no combate de cãibras e no melhor funcionamento dos músculos.

Além disso, ele favorece a recuperação muscular e promove o aprimoramento do desempenho físico.

como-escolher-o-melhor-colageno-para-os-musculos

6 – Alivia cólicas menstruais e TPM

Devido ao seu efeito relaxante, o magnésio é capaz de aliviar cólicas menstruais e sintomas da TPM, como dor de cabeça, alterações no humor, indisposição e irritabilidade.

7 – Melhora a digestão

O magnésio exerce função importante na melhora da digestão. Isso porque, o mineral auxilia na regulação do trânsito intestinal, prevenindo problemas como prisão de ventre.

Além disso, o magnésio contribui para a produção de enzimas digestivas, promovendo o melhor processo digestivo e absorção de nutrientes.

8 – Auxilia no tratamento da diabetes

O magnésio atua na regulação dos níveis de glicose no sangue, a partir da melhora da sensibilidade das células à insulina.

Isso ajuda no controle da doença e na redução de complicações associadas à diabetes.

9 – Melhora o humor

O magnésio desempenha um papel importante na melhora do humor e sensação de bem-estar.

Isso se deve porque o mineral participa na produção de serotonina, que influencia para o equilíbrio emocional.

Além disso, o magnésio ajuda a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, protegendo o cérebro de danos e melhorando a saúde mental.

Por essa razão, a suplementação de magnésio pode ser benéfica para pessoas que sofrem de ansiedade e depressão, pois gera uma melhoria significativa na qualidade de vida.

10 – Diminui dores musculares

O magnésio exerce um efeito relaxante nos músculos, o que o torna muito eficaz na redução das dores musculares.

Por esse motivo, o mineral pode ser um importante aliado no tratamento da fibromialgia.

11 – Preserva a saúde cerebral

O magnésio possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem o cérebro contra danos oxidativos e inflamação, fatores associados a distúrbios mentais.

Por isso, os níveis adequados de magnésio no organismo estão relacionados com uma melhor saúde mental.

Uma vez que promove maior estabilidade emocional e bem-estar psicológico.

12 – Fortalece o sistema imunológico

O magnésio é essencial para diversas funções imunológicas, incluindo a produção e atividade de células de defesa do corpo, como os linfócitos T e B.

Além disso, o mineral participa na produção de anticorpos e na regulação da resposta inflamatória, componentes cruciais para combater infecções.

Logo, a deficiência de magnésio pode comprometer o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique mais suscetível a doenças e infecções.

Alguns estudos têm demonstrado que a suplementação de magnésio pode melhorar a resposta imunológica, aumentando a produção de citocinas e a atividade dos glóbulos brancos.

Por isso, consumir adequadamente os alimentos ricos em magnésio, como laticínios, leguminosas, grãos integrais, folhosos verde-escuros e peixes, ou utilizar suplementos pode ser uma boa estratégia para manter a boa saúde imunológica.

13 – Melhora a disposição diária

O magnésio é essencial para a produção de energia, participando na síntese do ATP, a molécula responsável por fornecer energia às células.

Por essa razão, o mineral contribui para a redução da fadiga e aumento da resistência física.

Uma vez que o magnésio influencia diretamente as funções musculares e nervosas, promovendo um melhor funcionamento de todo o corpo.

14 – Melhora a qualidade do sono

O magnésio desempenha um papel fundamental na melhora da qualidade do sono. Isso se deve porque o mineral atua na regulação dos neurotransmissores envolvidos no ciclo do sono, como a melatonina.

Além disso, o magnésio possui propriedades relaxantes que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um sono mais profundo e reparador.

15 – Ajuda no tratamento da fibromialgia

O magnésio é um cofator de diversas enzimas envolvidas na produção de energia, o que ajuda a aliviar os sintomas associados à fibromialgia.

Além disso, o mineral possui propriedades analgésicas e relaxantes musculares, contribuindo para a redução da dor e da sensibilidade muscular provocada pela doença.

Algumas pesquisas sugerem que a suplementação de magnésio é eficaz para pessoas com fibromialgia, gerando uma melhora significativa na qualidade de vida e na diminuição das dores.

No entanto, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, para determinar a dosagem e a forma mais adequada de magnésio para cada caso.

Quer saber mais?

Referências

BARBAGALLO, M.; VERONESE, N.; DOMINGUEZ, L. J. Magnesium in Aging, Health and Diseases. Nutrients. v. 13, n. 463, p. 1-20, 2021.

CASE, D. R. et al. Synthesis and Chemical and Biological Evaluation of a Glycine Tripeptide Chelate of Magnesium. Molecules. v. 26, n. 2419, p. 1-14, 2021.

FIORENTINI, D. et al. Magnesium: Biochemistry, Nutrition, Detection, and Social Impact of Diseases Linked to Its Deficiency. Nutrients. v. 13, n. 1136, p. 1-44, 2021.

UBERTI, F. et al. Study of Magnesium Formulations on Intestinal Cells to Influence Myometrium Cell Relaxation. Nutrients. v. 12, n. 573, p. 1-22, 2020.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.