Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Coenzima Q10 ajuda na fertilidade? Veja o que diz a ciência!

Coenzima Q10 ajuda na fertilidade? Veja o que diz a ciência!

coenzima Q10
7 minutos de leitura

A coenzima Q10 está ganhando destaque como um possível aliado na jornada da fertilidade.

Por isso, preparamos este material para explicar como funciona essa relação com base nas evidências científicas.

Então, vem conosco conferir se a CoQ10, de fato, pode ser uma abordagem natural para casais que buscam conceber!

Benefícios potenciais da coenzima Q10 na fertilidade

A fertilidade, seja feminina ou masculina, refere-se à capacidade do corpo para gerar filhos.

Depois de um certo tempo, essa condição tende a cair, junto do processo de envelhecimento.

À medida que essa queda vai ocorrendo, os níveis de CoQ10 no organismo também reduzem drasticamente, sendo mais um fator para a baixa fertilidade.

Isso acontece porque a coenzima Q10 exerce uma importante função antioxidante, que protege as células reprodutivas de danos oxidativos.

Então, com a deficiência de CoQ10, além de haver uma diminuição das células reprodutoras, há também maiores riscos de danos às células restantes.

Por isso, a suplementação de coenzima Q10 pode ser um fator importante para a fertilidade.

coenzima-q10-120mg

Em mulheres

As mulheres nascem com uma reserva ovariana, na qual os ovários começam a liberar óvulos a partir da puberdade.

Quando fecundado pelo espermatozoide, o óvulo dá origem ao embrião, que formará o bebê.

Todos os meses os óvulos são liberados, e, quando não fecundados, resultam na menstruação.

Acontece que a reserva ovariana não se repõe, então, a cada mês, ela vai caindo. Logo, com o tempo, o estoque se esgota, resultando na menopausa.

Portanto, manter a integridade dos óvulos reservados é importante para que eles não sofram danos e gerem prejuízos à fertilidade feminina.

À vista disso, a coenzima Q10 é um antioxidante que protege os óvulos de lesões provocadas pelo estresse oxidativo, tornando-a fundamental para a manutenção da fertilidade.

Em uma revisão sistemática, os pesquisadores observaram que a suplementação de CoQ10 aumentou a fertilidade de mulheres inférteis comparada ao placebo ou sem tratamento.

Em homens

Diferente das mulheres, os homens não nascem com estoque reprodutivo, e a sua fertilidade inicia-se na puberdade.

Essa fase é responsável por gerar o amadurecimento dos testículos, que produzem e armazenam os espermatozoides.

Logo, o homem pode ser fértil até o final da sua vida. Claro que a produção de esperma tende a reduzir após os 40 anos, mas, ainda assim, há chances de ter filhos.

No entanto, isso não significa que a qualidade do esperma se mantém estável. Uma vez que fatores externos e estilo de vida podem afetar seu material genético, quantidade e motilidade.

Em outras palavras, isso demonstra que, mesmo fértil, a qualidade dos espermatozoides pode cair, gerando problemas como falhas na fecundação e maiores chances de malformações e doenças genéticas.

Neste caso, a suplementação com CoQ10 pode beneficiar a qualidade do esperma, aumentando sua motilidade e concentração, potencialmente melhorando as chances de fertilização bem-sucedida.

Recomendações da suplementação de CoQ10

Antes de tudo, consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação com coenzima Q10.

Visto que a dose pode ser diferente para cada caso, baseado nas necessidades individuais.

No geral, recomenda-se uma dose entre 100 a 200 mg por dia para obter melhores benefícios.

É essencial que o suplemento apresente um meio gorduroso para gerar uma absorção adequada da CoQ10, pois o nutriente precisa de gordura para ser bem aproveitado pelo corpo.

Além disso, não deixe de adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e exercícios regulares, para otimizar a saúde reprodutiva.

Com base na ciência, a coenzima Q10 oferece uma abordagem promissora e natural para melhorar a fertilidade, fornecendo esperança e possibilidades para casais que buscam expandir suas famílias.

duvidas sobre coenzima q10

Outros nutrientes essenciais para a fertilidade

Além da CoQ10, há outros nutrientes importantes para a preservação das células reprodutivas. Veja abaixo quais são eles:

1 – Ômega 3

O ômega 3 é primordial para a produção adequada de hormônios sexuais, como a testosterona, estrogênio e progesterona.

Além disso, ele contribui para o aumento da concentração de esperma, sendo um aliado para melhorar a saúde reprodutiva de homens após os 40 anos. 

2 – Vitamina D

Níveis baixos de vitamina D no organismo podem causar o envelhecimento precoce dos ovários, fazendo a mulher perder a fertilidade antes do tempo esperado.

Inclusive, esse é um dos principais fatores de risco para a menopausa prematura.

Nos homens, a vitamina D atua nos processos de maturação do esperma. Outra função determinante para preservar sua qualidade.

3 – Vitamina C

Além de melhorar a concentração e motilidade do espermatozoide, a vitamina C é importante para a produção natural de colágeno, que é essencial para o desenvolvimento do folículo ovariano.

Já a nível gastrointestinal, a vitamina C atua melhorando a absorção de ferro, que é importante para levar oxigênio a todas as células.

Aliás, a anemia ferropriva é um dos principais fatores para a dificuldade de engravidar.

4 – Ácido fólico

O ácido fólico é um nutriente bem conhecido devido às suas funções na gravidez.

Mas, o que poucos sabem é que ele não é necessário só na gestação, como também na fase pré-concepcional.

Isso se deve pois o ácido fólico é responsável pela formação de DNA e RNA, garantindo que as células se renovem adequadamente.

Logo, ele é importante para prevenir malformações fetais, uma vez que promove a produção adequada do material genético das células reprodutivas.

Por isso, o suplemento de ácido fólico pode ser útil não só para a mulher, como também para o homem.

5 – Vitamina B12

A vitamina B12 melhora a concentração de esperma e previne danos ovulatórios, além de ser necessária para prevenir defeitos no tubo neural do bebê.

Além disso, ela contribui para a absorção adequada de ácido fólico, e é essencial para a produção de hemácias, células responsáveis pelo transporte do ferro na corrente sanguínea.

6 – Vitamina E

Com alto potencial antioxidante, a vitamina E é responsável por proteger as células reprodutivas de lesões provocadas pelos radicais livres, que resultam na oxidação excessiva.

Dessa forma, ela mantém a integridade dos óvulos e espermatozoides, sendo importante para promover um tempo de fertilidade mais longo, especialmente nas mulheres.

Quer saber mais?

coenzima-q10-e-seus-beneficios-para-o-cerebro

Referências

FLOROU, P. et al. Does coenzyme Q10 supplementation improve fertility outcomes in women undergoing assisted reproductive technology procedures? A systematic review and meta-analysis of randomized-controlled trials. Journal of Assisted Reproduction and Genetics, v. 37, p. 2377-2387, 2020.

LUCIGNANI, G. et al. Coenzyme Q10 and Melatonin for the Treatment of Male Infertility: A Narrative Review. Nutrients, v. 14, n. 4585, p. 1-16, 2022.

SKORACKA, K. et al. Diet and Nutritional Factors in Male (In)fertility—Underestimated Factors. Journal of Clinical Medicine, v. 9, n. 1400, p. 1-17, 2020.

XU, Y. et al. Pretreatment with coenzyme Q10 improves ovarian response and embryo quality in low-prognosis young women with decreased ovarian reserve: a randomized controlled trial. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 16, n. 29, p. 1-11, 2018.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.