Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Coenzima Q10 com Vitamina E: Qual a relação e os benefícios dessa dupla?

Coenzima Q10 com Vitamina E: Qual a relação e os benefícios dessa dupla?

mulher tomando suplemento falsificado
6 minutos de leitura

Uma das principais vantagens de consumir suplementos de Coenzima Q10 com vitamina E é o fato de que você estará colocando uma substância de maior qualidade dentro do corpo, pois a vitamina é capaz de oferecer maior estabilidade à propriedade química da coenzima.

E, é claro, que os benefícios não param por aí, pois tanto a Coenzima Q10 quanto a vitamina E são capazes de melhorar, em diversos aspectos, a nossa saúde.

Continue com a leitura e saiba como essas duas substâncias podem te ajudar a ter mais disposição no dia a dia e cumprir com seus afazeres sem aquela sensação de cansaço extremo.

O que é Coenzima Q10 e como ela melhora a saúde?

A Coenzima Q10 é uma substância que o nosso corpo é capaz de fabricar, pois ela é necessária para a formação da moeda energética mais importante para o organismo: o ATP (Adenosina Trifosfato). Se você se recorda um pouco das aulas de biologia do ensino médio, vai lembrar desse nome.

Sendo assim, quanto mais Coenzima Q10 temos em nosso organismo, maior a quantidade de energia que conseguimos gerar e assim, mais disposição temos no dia a dia. 

Essa é a principal função da Coenzima Q10: gerar mais energia para as nossas tarefas.

A Ubiquinona como também é conhecida a Coenzima Q10 (CoQ10) possui os seguintes benefícios para a saúde que vão além da produção de energia:

  • É antioxidante e, portanto, previne a formação de radicais livres, algo que contribui para a prevenção de doenças crônicas como câncer, hipertensão e outras;
  • Auxilia na recuperação muscular, pois ao fornecer mais energia para o corpo, o nosso organismo consegue gerar mais cadeias de proteína, acelerando a recuperação muscular;
  • Também funciona como um neuroprotetor, ou seja, protege o nosso cérebro e o sistema nervoso de lesões, reduzindo as chances de problemas de saúde no futuro;
  • Para o sistema cardiovascular, a Coenzima Q10 vem oferecendo benefícios na prevenção e controle de problemas como AVC e ICC (Insuficiência Cardíaca), por exemplo.

Veja também: Coenzima Q10 e seus benefícios para o cérebro

coenzima-q10-e-seus-beneficios-para-o-cerebro

Quais os benefícios da vitamina E?

Agora que já explicamos sobre a Coenzima Q10, vamos falar sobre como a vitamina E pode ser benéfica para o nosso corpo.

Primeiro, podemos falar sobre a principal propriedade da vitamina E: ela é antioxidante. E, por conta disso, ela ajuda o nosso corpo a eliminar os radicais livres.

Esses radicais são restos do nosso metabolismo que, devido ao nosso estilo de vida atual, vem sendo produzido em uma quantidade maior do que o organismo é capaz de eliminar.

Então, para ajudar nessa importante tarefa, diversas substâncias, assim como a vitamina E, entra em ação.

Por que é importante escolher Coenzima Q10 com Vitamina E?

Suplementos combinados com vitamina E ajudam consideravelmente a manter as propriedades originais do produto.

Assim como qualquer alimento, as cápsulas da Coenzima Q10 oxidam, ou seja, começam a se desintegrar por conta da exposição ao oxigênio e ao calor.

É por isso que sempre recomendamos deixar seu frasco de suplemento em locais longe de fontes de calor como a cozinha da casa, por exemplo, ou locais onde a luz do sol bate com maior intensidade, especialmente no período da tarde.

Mas essa oxidação não é um defeito de fabricação, mas sim um processo químico natural, já que temos triglicerídeos na composição da cápsula, algo que ajuda o nosso corpo a absorver melhor a Coenzima Q10.

É aqui que entra o importante papel da vitamina E na combinação desse suplemento.

Como essa substância é antioxidante, ela ajuda a retardar o processo de oxidação que essa cápsula sofre.

A vitamina E deixa esse processo mais lento e isso, por sua vez, ajuda a manter as propriedades da Coenzima Q10 mais ativas, ou seja, você tem um produto com uma pureza maior, por mais tempo e assim, mais eficaz.

Inclusive, uma pesquisa de revisão bibliográfica, ou seja, uma pesquisa que reuniu diversos outros estudos científicos e publicado na revista Nutrição Brasil mostrou a importância da presença de vitamina E para a manutenção das propriedades das cápsulas que são fabricadas à base de gordura como é o caso da Coenzima Q10 e de outros suplementos como o Ômega 3. 

Quais as principais fontes de Coenzima Q10 e vitamina E?

Sabemos que a Coenzima Q10 já é produzida pelo nosso próprio corpo, porém, a partir dos 30 anos, em média, a produção de diversas substâncias, assim como ela, começa a cair é necessário repor essa quantidade por meio da alimentação. 

Segue uma pequena lista com os alimentos ricos em CoQ10:

  • brócolis;
  • soja;
  • espinafre;
  • peixes mais gordurosos, por exemplo, salmão e atum;
  • aves;
  • carne bovina;
  • nozes;
  • ovos.

Leia também: 13 alimentos com Coenzima Q10 para incluir na dieta

Quanto à vitamina E, que não é produzida pelo nosso corpo, mas sim pelas plantas, o consumo de alimentos ricos nessa substância é ainda mais importante. Vejamos algumas boas opções:

  • gema de ovo;
  • amendoim;
  • linhaça;
  • semente de girassol;
  • hortaliças como brócolis e couve;
  • óleos em geral como o de girassol, de soja e outros.

Perceba que você vai encontrar alimentos que têm Coenzima Q10 com vitamina E como as carnes, o ovo e outros.

Como tomar os suplementos de Coenzima Q10?

A primeira coisa que precisamos falar é que qualquer suplementação precisa ser prescrita por um profissional de saúde com base em exames para evitar uma superdosagem.

Sendo assim, caso o seu médico, nutricionista ou outro profissional tenha recomendado a Coenzima Q10, você precisa tomar de acordo com a indicação da embalagem.

No caso do nosso suplemento de Coenzima Q10 com vitamina E, basta 1 cápsula por dia, pois é o suficiente para conseguir a quantidade diária necessária.

Conheça o suplemento de Coenzima Q10 da Vhita combinado com vitamina E, outros diferenciais e faça a melhor escolha para a sua saúde!

Quer saber mais?

coenzima-q10-120mg

Referências:


Artigo de Revisão. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/download/129/79>.

PrimoM. G. S.; SilvaL. A. A. da; CarvalhoV. B. L. de; MendesV. R.; OliveiraA. S. da S. S.; MartinsM. do C. de C. e. Vitamina E: papel na modulação do sistema imune e na COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 9, p. e8640, 23 set. 2021.

RIOLINO, R. P. F. Benefí­cios do uso e cuidados que devem ser observados na aquisição das cápsulas de óleo de peixe. Nutrição Brasil, v. 15, n. 1, p. 42–46, 12 maio 2016.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − catorze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.