Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Coenzima Q10 e colesterol: Qual a relação?

Coenzima Q10 e colesterol: Qual a relação?

coenzima Q10
4 minutos de leitura

A relação entre a coenzima Q10 e colesterol é que a suplementação desempenha um papel importante na melhoria do perfil lipídico, ajudando a reduzir o colesterol LDL, aumentar o colesterol HDL e diminuir os triglicerídeos.

O colesterol é uma substância lipídica vital para o funcionamento do nosso organismo, mas quando seus níveis estão desequilibrados, pode levar a problemas cardiovasculares.

Existem várias abordagens para manter os níveis de colesterol sob controle, e uma delas é a suplementação de coenzima Q10.

Sua ação antioxidante também protege o colesterol LDL da oxidação, reduzindo o risco de danos às artérias.

O papel da coenzima Q10 na melhora do colesterol

A Coenzima Q10 tem sido estudada quanto ao seu potencial na melhoria dos níveis de colesterol. Estudos sugerem que a suplementação de coenzima Q10 pode ter os seguintes benefícios:

1. Redução do colesterol LDL

Pesquisas têm demonstrado que a suplementação de CoQ10 pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL.

A CoQ10 tem a capacidade de melhorar a função mitocondrial, o que resulta em um aumento da eficiência energética das células.

Esse aumento na produção de energia celular contribui para o metabolismo do colesterol LDL, ajudando a reduzir seus níveis no organismo.

2. Aumento do colesterol HDL

A suplementação de coenzima Q10 também pode aumentar os níveis de colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”.

O HDL desempenha um papel importante na remoção do excesso de colesterol das artérias, ajudando a prevenir o acúmulo de placas.

O aumento do colesterol HDL é benéfico, pois contribui para a limpeza das artérias e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

3. Redução dos triglicerídeos

Além de influenciar os níveis de colesterol, a coenzima Q10 pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, outro tipo de lipídio presente no sangue.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, e níveis elevados estão associados a um maior risco de doenças cardíacas.

A CoQ10 atua no metabolismo dos triglicerídeos, promovendo a sua quebra e remoção do organismo, o que contribui para um perfil lipídico mais saudável.

4. Proteção antioxidante

Um dos principais benefícios da CoQ10 em relação ao colesterol é a sua potente ação antioxidante.

O estresse oxidativo desempenha um papel importante na oxidação do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), o que pode levar ao acúmulo de placas nas artérias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

A CoQ10 atua como um antioxidante, neutralizando os radicais livres e reduzindo o estresse oxidativo, protegendo assim o colesterol LDL da oxidação.

Quem tem colesterol alto pode tomar Coenzima Q10?

Quem tem colesterol alto pode tomar Coenzima Q10 pois, estudos sugerem que a suplementação ela pode ser benéfica para melhorar o perfil lipídico.

No entanto, antes de iniciar a suplementação de CoQ10, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, para obter orientação personalizada.

Esses profissionais poderão avaliar seu estado de saúde geral, os níveis de colesterol e outras condições médicas.

Eles também podem verificar possíveis interações medicamentosas, já que a CoQ10 pode interagir com alguns medicamentos, como estatinas usadas para tratar o colesterol alto.

Quer saber mais?

Referências

DA SILVA BARROS, Mariana. Relação do colesterol e estatinas com síndrome coronário agudo: uma revisão. 2019.

ALKHOLY, Usama M. et al. Estado antioxidante da coenzima Q10 e da vitamina E em crianças com diabetes tipo 1. Jornal de Pediatria, v. 95, p. 224-230, 2019.

SILVA, Sayuri. Uso de estatinas e suplementação com coenzima Q10: uma revisão narrativa. 2021.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 12 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.