Home » Quais são os benefícios do colágeno para os homens?

Quais são os benefícios do colágeno para os homens?

colágeno benefícios para homens
5 minutos de leitura

Quais são os benefícios do colágeno para os homens?

De fato, o suplemento de colágeno é mais procurado pelo público feminino. Mas, você sabia que os benefícios do colágeno se estende também para os homens?  

Além da melhora da saúde e da estética da pele, das unhas, dos cabelos e da celulite, promovidos pelo consumo do colágeno, existem outros efeitos sendo estudados e que são de grande interesse para o público masculino.

Quer conhecer as vantagens desse nutriente para o corpo? Então continue lendo o post e descubra todas as vantagens!

O que é colágeno? 

Em primeiro lugar, o colágeno é uma proteína que representa 30% das fibras do corpo humano, ou seja, ele é essencial para a estrutura da nossa pele.

Só por esse fato já deu pra imaginar a importância dele para o corpo, não é mesmo?

Mas não para por aí! Ele ainda é responsável por estimular a produção de elastina e outros componentes celulares que formam as estruturas dos cabelos, dos músculos e ainda das articulações.

Existem muitos tipos de colágeno (mais de 25), que variam em diâmetro, composição, comprimento, estrutura molecular, localização etc.

Para entender melhor o que é e qual a ação e produção do colágeno no corpo, assista ao vídeo a seguir:

Benefícios do colágeno

Uma das principais funções do colágeno no organismo é a formação da estrutura e manutenção da pele e fortalecimento das articulações. 

No entanto, os efeitos da suplementação com a proteína só aparecem se estiverem ligados a uma alimentação equilibrada.

A seguir, entenda um pouco mais sobre outros benefícios do colágeno para os homens!

  • Colágeno para calvície

Em uma pesquisa realizada na Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio, o biólogo Emi Nishimura e sua equipe descobriram um novo mecanismo por trás da perda de cabelo.

Eles viram que com o passar do tempo, os folículos chegam a encolher e até mesmo a desaparecer.

Para isso, os pesquisadores analisaram o couro cabeludo de mulheres de 22 a 70 anos e descobriram que nas pessoas com mais de 55 anos, esses folículos eram menores e possuíam níveis mais baixos de colágeno tipo 17.

Ou seja, eles observaram uma associação do avançar da idade humana com a queda de cabelo.

Além disso, eles demonstraram como a suplementação com o colágeno pode ser um grande aliado para o tratamento deste problema.

Vale ressaltar também que existem outros fatores que envolvem a calvície e o colágeno pode ajudar no tratamento, mas não irá solucionar o problema sozinho.

Apesar disso, podemos afirmar que o colágeno pode ser um ótimo aliado para combater a queda de cabelo.

  • Colágeno para artrose e articulações

Vejam que curioso, com o uso contínuo de um suplemento de colágeno específico para as articulações, o organismo é capaz de sintetizar novas fibras de colágeno para fortalecer a região das cartilagens, repondo as proteínas perdidas com o desgaste da região.

E qual a importância disso? Isso contribui para que o corpo consiga manter os movimentos articulares sem sofrer com dores, inflamações ou lesões.

E é por isso que, quando falamos em melhorar as articulações, na verdade estamos focando em prevenir ou tratar a condição e aspecto da cartilagem.

  • Colágeno para osteoporose e doenças ósseas

De fato, assim como o nível de colágeno no corpo cai com o passar do tempo, o cálcio também apresenta essa tendência.

Dessa forma, ambas as situações contribuem para o surgimento de doenças ósseas, como a osteoporose. 

Mas a boa notícia é que o uso dos suplementos de colágeno específico para as articulações ajudam na estimulação dos osteoblastos a produzir a matriz extracelular óssea, responsável pela mineralização do cálcio.

Além disso, contribuem para frear o processo degenerativo dos ossos, melhorando a densidade óssea e aumentando a flexibilidade corporal.

Em resumo, a suplementação com colágeno pode ajudar homens e mulheres a partir de 25 anos a garantir uma ótima assistência para o processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias, a evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele.

Colágeno para homens: como comprar? 

Sim, o colágeno tem sido muito utilizado pelo público masculino, principalmente por causa dos seus benefícios para a calvície, artrose e problemas nas articulações, osteoporose e problemas nos ossos.

E todas essas melhorias geradas pela suplementação de colágeno hidrolisado já foram comprovados cientificamente.

Contudo, mais uma vez, para gerar bons resultados, é fundamental que a suplementação seja diária e combinada com uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável.

Portanto, bora lá buscar ter uma vida mais saudável! Gostou desse conteúdo? Deixe aqui nos comentários!!!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

Hamers, Laurel. One reason your hair is thinning? Some of it turns into skin. Science Mag. 2016.

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Colágeno para o cuidado da saúde dos ossos. São Paulo, 24 de dezembro de 2020.

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

13 comentários em “Quais são os benefícios do colágeno para os homens?”

  1. Comprei o colageno online e chegou em casa hoje. Meu marido tb quer tomar. Li tudo aqui, pode ajudar em varias coisas. Mas imagino eu que irá fortalecer a barba também, correto? Ele já tem a barba bem grossa, pode piorar?

    1. Lorena, tudo bem?

      Depende a finalidade do colágeno que você adquiriu, caso seja especifico para pele, unha e cabelos, o colágeno vai ajudar sim no fortalecimento e conservação da qualidade dos pelos! 🥰

    1. Ro, tudo bem?

      O Body Vhita é o melhor colágeno para massa magra porque é o único que tem comprovação científica de resultado para aumentar o ganho de massa muscular, força e resistência. Ele não engorda pelo fato de não ser uma quantidade de proteína suficiente para gerar ganho de peso. Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado BodyBalance®, é ideal para promoção e fortalecimento da musculatura, além de prevenir a flacidez da pele.

      Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado

    1. Bom dia Sandra, tudo bem?

      O recomendado é o Collagen Vhita feito 100% da proteína do colágeno VERISOL, que é um nutriente natural com composição única de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, protegido por patente pela empresa alemã Gelita. É o colágeno mais avançado em termos de benefícios para a pele, tem a capacidade de direcionar a produção natural dos componentes da pele pelo próprio corpo. É o único que possui estudos que comprovam sua eficácia e os resultados podem ser observados a partir de 8 semanas de suplementação.

  2. Luiz Freitas da Silva

    Tenho 59 anos , saudável sim mas preciso recompor para melhoria da pele e cabelo, qual me endicaria????
    Ganhei de uma amiga um Colágeno hidrolisado 10g,em pó. Posso tomar ???Como???

    1. Boa noite Luiz, tudo bem?

      Com os objetivos que busca, o nosso recomendado é o Collagen Vhita feito 100% da proteína do colágeno VERISOL que é um nutriente natural com composição única de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, protegido por patente pela empresa alemã Gelita. É o colágeno mais avançado em termos de benefícios para a pele, tem a capacidade de direcionar a produção natural dos componentes da pele pelo próprio corpo. É o único que possui estudos que comprovam sua eficácia e os resultados podem ser observados a partir de 8 semanas de suplementação.

      Correlação a sua segunda dúvida, depende de qual colágeno possui, pois cada um tem uma dosagem específica 🙂

  3. Pingback: Qual a importância do colágeno para homens? – João Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *