Colágeno

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do organismo, responsável pela elasticidade e rigidez da pele, ele está presente em cerca de 25% do nosso corpo. Além disso, o nutriente é encarregado por inúmeras outras funções, entre elas está o auxílio na saúde dos ossos e das articulações, a melhora na aparência da pele, redução das rugas e outros.

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um micronutriente muito popular por conta da sua ação antioxidante, o que protege o corpo contra o excesso de radicais livres, que podem causar sérios problemas à saúde. Mas ela também participa de diversas reações e processos, envolvendo a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, e a construção de moléculas, células, proteínas e tecidos.

Sobre a relação dessa vitamina com a produção de colágeno, o micronutriente é responsável por promover uma reação na prolina (um dos aminoácidos que compõe a estrutura do colágeno) transformando o precursor procolágeno em um colágeno maduro e, só desta maneira, ele é capaz de exercer a sua função estrutural

Colágeno qual o melhor

Recomendação de consumo 

recomendação de ingestão diária de vitamina C que irá atender 98% das necessidades de jovens e adultos é de 90 mg para homens, e 75 mg para mulheres, e a dose máxima não deve passar de 2g ao dia. Esses números são facilmente alcançados através de uma alimentação com frutas cítricas e vermelhas, hortaliças verdes escuras, frutos como tomate e tubérculos como a batata.

Com exceção de alguns grupos, a suplementação de vitamina C não é necessária e, além do mais, na maioria das vezes é contraindicada. Isso porque o consumo acima das quantidades sugeridas por especialistas pode causar náuseas, vômito, tontura e dores de cabeça. 

Alguns grupos em que a suplementação de vitamina C pode ser considerada são: idosos, pessoas com anorexia, câncer, dietas restritas em frutas e legumes, alimentação parenteral, tratamento de insuficiência renal, transplantados de fígado e indivíduos que fazem uso excessivo de álcool, cigarros ou medicamentos como corticóides, anticoncepcionais e aspirina. 

Resumindo…

A vitamina C é um importante nutriente para a síntese do colágeno, mas com exceção de grupos específicos, a sua suplementação não só é desnecessária, como pode causar efeitos colaterais. No suplemento de colágeno a vitamina costuma ser utilizada em uma quantidade pequena, que não chega a ser considerada como suplementação.

Quer conhecer um colágeno de altíssima qualidade e aproveitar os melhores benefícios que ele pode entregar para a sua pele? Confira 5 diferenciais do melhor colágeno para a pele! 

Conheça o melhor colágeno para a sua pele

Summary
COLÁGENO E VITAMINA C | CONHEÇA ESSA RELAÇÃO
Article Name
COLÁGENO E VITAMINA C | CONHEÇA ESSA RELAÇÃO
Description
A vitamina C é um importante nutriente para a síntese do colágeno, mas com exceção de grupos específicos, a sua suplementação não só é desnecessária, como pode causar efeitos colaterais. No suplemento de colágeno a vitamina costuma ser utilizada em uma quantidade pequena, que não chega a ser considerada como suplementação.
Author