O colágeno é uma das proteínas mais importantes do organismo, responsável pela elasticidade e rigidez da pele. Além disso, o nutriente é encarregado por inúmeras outras funções, como o auxílio na saúde dos ossos e das articulações.

Saiba aqui porque, usar o colágeno hidrolisado com vitamina C é fundamental para as funções do colágeno!

E se quiser saber mais sobre o colágeno não deixa de ver o vídeo da nutricionista e mestre em ciência Dra. Priscila Gontijo:

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um micronutriente muito popular por conta da sua ação antioxidante. Portanto, resulta na proteção do organismo contra o excesso de radicais livres, que podem causar sérios problemas à saúde. Mas, também participa de diversas reações, envolvendo a absorção de alguns nutrientes, como o ferro.

Sobre a relação dessa vitamina com a produção de colágeno, o micronutriente é responsável por promover uma reação na prolina. A prolina é um aminoácido presente no colágeno, em que sua reação com a vitamina C resulta no colágeno maduro. E chegando ao resultado final, o colágeno exercendo sua função estrutural no corpo.

Recomendação de consumo 

A recomendação de ingestão diária de vitamina C para atender 98% das necessidades de adultos é de 90 mg para homens, e 75 mg para mulheres. Sendo que, e a dose máxima não deve passar de 2g ao dia. Esses números são facilmente alcançados através de uma alimentação com frutas cítricas e vermelhas e hortaliças verdes escuras por exemplo.

 

Com poucas exceções, a suplementação de vitamina C é contraindicada, já que a maioria da população já ingerir o recomendado. Isso porque o consumo acima das quantidades sugeridas por especialistas pode causar náuseas, vômito, tontura e dores de cabeça. 

Alguns grupos em que a suplementação de vitamina C pode ser considerada são: idosos, pessoas com anorexia, câncer, dietas restritas em frutas e legumes, alimentação parenteral, tratamento de insuficiência renal, transplantados de fígado e indivíduos que fazem uso excessivo de álcool, cigarros ou medicamentos como corticóides, anticoncepcionais e aspirina. 

Colágeno e vitamina C

A vitamina C é um importante nutriente para a síntese do colágeno. Mas, com exceção de grupos específicos, a sua suplementação não só é desnecessária, como pode causar efeitos colaterais. No suplemento de colágeno a vitamina costuma ser utilizada em pequena quantidade, que não chega a ser considerada como suplementação.

Quer saber mais?

Referência:

PADOVANI, Renata Maria et al. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Revista de Nutrição, 2006.