3 principais benefícios do colágeno tipo 2

| | ,

O colágeno não hidrolisado tipo 2 não verdade é a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2. Isso significa que o colágeno tipo 2 tem ação específica na região de maior concentração dessa proteína no organismo, que são as articulações. 

Diferente do colágeno apenas hidrolisado, a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 após ingerida, mantém sua integridade. Por essa razão ele é usado no tratamento de diversas doenças. 

Saiba aqui os 3 principais benefícios do colágeno tipo 2!

1. MELHORA DAS DORES NAS ARTICULAÇÕES

Diversos estudos mostram resultados positivos com a suplementação de colágeno tipo 2 para melhora da articulação, mobilidade e diminuição das dores na região das articulações. 

Um desses estudos teve mais de 200 pessoas estudadas, essas pessoas apresentavam fortes no joelho e todos com mais de 50 anos. Porém após 6 meses com a suplementação do colágeno tipo 2, o resultado foi positivo para a melhora no nível da dor dessas pessoas. 

Enquanto um estudo com 150 atletas, homens e mulheres, conseguiram melhorar seu desempenho no seus esportes por sentirem menos dor. Após suplementarem também por 6 meses 10 g de colágeno por dia. 

Ou seja, a suplementação com o colágeno ajuda a melhorar a qualidade de vida, principalmente por diminuir a dor que envolve o desgaste da região das articulações. Tanto para pessoas que não fazem exercícios, quanto para atletas profissionais. 

Mas uma informação importante, é referente ao tempo de suplementação. Pois é necessário um período de suplementação mínimo de 12 semanas para começar a sentir melhora nas dores. Enquanto o tempo máximo de estudos foram de 6 meses de suplementação. 

Mas vale ressaltar que a suplementação não exerce nenhum efeito colateral no organismo, podendo ser suplementada seguramente por períodos ainda maiores. Além de que para a manutenção dos benefícios a suplementação deve ser constante.

2. DIMINUI AS DORES NO JOELHO

Esse tipo de dor é associado a uma condição chamada osteoartrite, que causa inflamação e o desgasta da região da cartilagem do joelho. O qual o colágeno tipo 2 consegue atuar diretamente na recuperação dessa cartilagem, tanto no combate a inflamação quanto no estimulo na recuperação do tecido da cartilagem.

Estudos que comprovam esses benefícios envolvem adultos e idosos, em que para todos foram relatados boa aceitação da suplementação e a grande melhora das dores. 

O mecanismo biológico associado a esses resultados ainda não foi bem explicado, porém acredita-se que esse tipo de colágeno estimula a produção endógena (do próprio organismo) do mesmo. Principalmente em regiões de afinidade, como nas cartilagens e articulações.  

3. MELHORA A DOR MUSCULAR

A dor muscular é diferente das dores nas articulações. Pois está relacionado com outros estímulos, como exercício ou dias agitados com maior movimentação. Entretanto, para esse benefício ainda não existe um consenso entre os pesquisadores do benefício da suplementação do colágeno tipo para a melhora da dor muscular.

Um estudo com militares, publicado em abril de 2019, viu que o colágeno tipo 2 é consumido por esse público através de recomendação médica. Já que é comum militares terem uma grande demanda de exercícios durante a rotina de trabalho. Mas, apesar de relatarem melhoras, a dor muscular ainda é um benefício em fase de estudos. 

QUER SABER MAIS?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?

 

REFERÊNCIAS:

BRUYÈRE, Olivier et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complementary therapies in medicine, v. 20, n. 3, p. 124-130, 2012.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

LOPEZ, Hector L.; ZIEGENFUSS, Tim N.; PARK, Joosang. Evaluation of the effects of biocell collagen, a novel cartilage extract, on connective tissue support and functional recovery from exercise. Integrative Medicine: A Clinician’s Journal, v. 14, n. 3, p. 30, 2015.

 
Anterior

Colágeno hidrolisado ajuda a ganhar massa muscular? | 3 dicas

A melhor vitamina c | 4 diferenciais da Vitamina C Vhita

Próximo

Deixe um comentário