No mundo do esporte e do exercício, uma das reclamações mais comuns são as dores nas articulações do joelho, ombro e dores nas costas. Mas apesar desses sintomas serem tratados a maioria das vezes com medicamentos, a nutrição pode ajudar, e muito, nesses casos.
Saiba aqui especificamente sobre o colágeno tipo 2 como uma alternativa nutricional para ajudar na melhora das dores e regeneração das cartilagens articulares.
Colágeno tipo 2 é bom?
Índice
O colágeno tipo 2 é um tipo de proteína presente naturalmente no nosso corpo, porém consumir esse tipo de colágeno por um alimento é algo muito díficil. Isso porque o colágeno tipo 2 presente nos alimentos passa por um processo chamado hidrólise.
Essa hidrólise no organismo quebra a molécula de proteína de colágeno tipo 2 e faz com que essa proteína perca a sua específicidade. Por essa razão consumir alimentos “fontes” de colágeno não trará benefícios para a melhora das dores e das articulações.
Por exemplo, é comum ler por aí que gelatina é um alimento rico em colágeno, porém não é verdade, a gelatina não pode ser considerada um alimento fonte de colágeno. Diferente do pé de galinha por exemplo que realmente é rico em colágeno, porém entra no problema da hidrólise.
Já que após o consumo do pé de galinha, seja a gelatina ou o próprio pé, que são as preparações mais comuns, esse alimento não trás benefícios relacionado ao colágeno. Pois com a hidrólise esse colágeno será quebrado e será utilizada pelo organismo para aumentar a quantidade de proteínas da dieta, sem ação específica.
Sabendo disso, e com o avanço das pesquisas, foi desenvolvido um colágeno tipo 2 que não irá perder suas específidade, que é a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.
Esse tipo de colágeno sim, presente em suplementos em pó ou em comprimidos, é considerado bom para o tratamento do desgaste, inflamação e dores articulares.
Benefícios do colágeno tipo 2 para praticantes de exercício
Os benefícios desse suplemento, já testado em diferentes populações, mas de forma simples, a melhora das dores articulares ocorre da seguinte forma:
A proteína de colágeno não desnaturado tipo 2, ao ser consumida não irá se quebrar com o metabolismo e dessa forma irá se concentrar em regiões de maior afinidade. Sendo as cartilagens e articulações as regiões de maior afinidade, já que essas são compostas em 80% em média por colágeno tipo 2.
Dessa maneira, quando ocorre o desgaste das articulações, o consumo do suplemento irá ajudar na regeneração desse tecido. Ou seja, consequentemente, diminuirá as dores e também a inflamação na região permitindo o desenvolvimento das atividades físicas e melhora do desempenho esportivo.
Contraindicação do colágeno tipo 2
Esse suplemento não possui nenhuma contraindicação. Pois a proteína de colágeno tipo 2 não é considerada alérgica.
Quer saber mais?
- 4 dicas para escolher o melhor colágeno para cartilagens e articulações
- Saiba qual é a melhor marca de colágeno tipo 2
Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?
Referências:
ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.
LOPEZ, Hector L.; ZIEGENFUSS, Tim N.; PARK, Joosang. Evaluation of the effects of biocell collagen, a novel cartilage extract, on connective tissue support and functional recovery from exercise. Integrative Medicine: A Clinician’s Journal, v. 14, n. 3, p. 30, 2015.