Você já deve ter ouvido falar em colágeno para pele, mas aqui vamos te falar do colágeno tipo 2 não desnaturado, uma proteína que atua diretamente nas articulações e cartilagens. Acompanhe e veja mais informações sobre esse nutriente. 

O que é colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 é uma proteína, presente em cartilagens, articulações, tendões e ligamentos, que atua protegendo essas áreas. É parecido com o colágeno tipo 1, a diferença entre eles é que o tipo 1 age, principalmente, na pele e o tipo 2 no tecido cartilaginoso. 

O colágeno é uma proteína natural e produzida pelo corpo humano, também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carnes e iogurtes, porém a partir dos 25 anos, a produção de colágeno pelo corpo começa a diminuir. Essa redução da proteína causa alguns efeitos no organismo, como envelhecimento da pele, desgaste de cartilagens, patologias como artrite e artrose. 

Para que serve colágeno tipo 2?

A proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 tem como função fortalecer e proteger as articulações e cartilagens no corpo humano. Ela atua impedindo e tratando desgastes e lesões causadas nos tecidos articulares e cartilaginosos.

Veja os benefícios desse colágeno para o organismo:

  • Proteção das articulações e cartilagens;
  • Tratamento e prevenção do desgaste articular;
  • Auxilio no tratamento da artrite e artrose;
  • Redução de dores causadas pelo desgaste;
  • Melhora nos movimentos articulares; 
  • Fortalecimento de tendões e ligamentos;
  • Ajuda na regeneração da cartilagem. 

O colágeno tipo 2 não desnaturado é boa uma alternativa para quem busca prevenir lesões ou sofre com problemas nas articulações, como artrose e sobrepeso, que pode sobrecarregar as regiões que sofrem com maior impacto.

Suplementação com colágeno tipo 2

Como dissemos acima, o colágeno tipo 2 é produzido pelo corpo, mas naturalmente essa produção vai sendo reduzida, por conta da idade ou de lesões sofridas as regiões que absorvem impactos, como joelhos e tornozelos.

E para esses grupos de pessoas, a suplementação com colágeno tipo 2 não desnaturado pode ser muito benéfico. Estudos apontam que o consumo dessa proteína pode regenerar, em até 82% as cartilagens, além de reduzir, significativamente, as dores articulares. 

Um estudo (1) foi realizado com 200 pessoas, que apresentavam fortes no joelho, todas com mais de 50 anos. Nesse experimento, os pacientes fizerem uso de colágeno por 6 meses, ao final da suplementação, todos sentiram uma melhora significativa nas dores articulares.

Ou seja, a suplementação com o colágeno ajuda a melhorar a qualidade de vida, principalmente por diminuir a dor que envolve o desgaste da região das articulações. Por isso, pode ser considerado um ótimo aliado para quem sofre com artrite. 

O colágeno tipo 2 não desnaturado é indicado para todos que sofrem com problemas articulares ou querem prevenir o desgaste dessas regiões. É muito recomendado para atletas, idosos, pessoas com sobrepeso, para quem sofre com artrite e desgastes nas articulações, em geral. 

Como é uma proteína, de origem animal, não existem contraindicações, pode ser tomado por todos que precisam fortalecer a saúde articular. 

Como tomar?

A dose recomendada é de 10 g, por dia, do colágeno tipo 2 não desnaturado, essa quantidade pode ser dissolvida apenas em 200 ml de água e consumida, ou adicionada em receitas. Como o colágeno tem sabor neutro, você pode colocá-lo em preparações culinárias, doces ou salgadas, para facilitar o consumo. 

E sempre recomendamos que você procure uma orientação médica, para adequar seu tratamento e não se esqueça de seguir as recomendações!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?

Referência:

1- Bruyère O, Zegels B, Leonori L, et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: a 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complement Ther Med. 2012.