O colágeno tipo 2 é um tipo de colágeno produzido pelo nosso organismo principalmente na região das articulações e cartilagens. Que com o passar dos anos vai se deteriorando e colaborando para o desenvolvimento de algumas doenças nessas regiões, como a osteoartrite e a gonartrose, conhecida como artrose do joelho.

Com o avanço da tecnologia e da pesquisa científica sobre o colágeno tipo 2, tornou se cada vez mais comum a utilização desse colágeno como um nutracêutico. Ou seja, um nutriente que possui ações benéficas ao organismo, como um medicamento.

Sendo assim, vamos falar aqui sobre o colágeno tipo 2 e para o que ele serve. Além de quais são seus benefícios para fazer dele um importante aliado contra as doenças articulares. E tudo isso de acordo com a ciência.

Colágeno tipo 2 para tratamento de dor nas articulações

Estudos científicos, demonstraram efeitos positivos do colágeno tipo 2 para a melhora da dor articular, mobilidade e funcionalidade das articulações.

Uma pesquisa avaliou mais de 200 pessoas com fortes dores no joelho e acima de 50 anos. Em que após 6 meses de suplementação diária com o colágeno, relataram uma grande melhora no nível da dor.

Em outro estudo, que dessa vez teve como público alvo 150 atletas de ambos os sexos, após 6 meses de suplementação com 10g de colágeno ao dia, relataram sentir menos dores e melhoraram seus resultados no esporte por esse motivo.

Ou seja, tanto para idosos quanto para atletas, o colágeno ajuda a ter uma melhor qualidade de vida. Principalmente por diminuir a dor devido ao desgaste das articulações.

Mas uma informação em comum entre os estudos é que para esse benefício, é necessário a suplementação prolongada. Pois ao fazer uma análise dos demais estudos sobre esse tema, o tempo mínimo de suplementação foi de 12 semanas e o máximo de 6 meses.

Entretanto, o recomendado é não pausar a suplementação, já que é necessário o constante estímulo para manter o nosso organismo produzindo mais colágeno tipo 2.

Colágeno tipo 2 é melhor para tratar dores da articulação do que sulfato de glucosamina?

O sulfato de glucosamina é um tratamento comum para a Osteoartrite. Porém em 2011 foi publicado um estudo comparativo, entre o uso do sulfato de glucosamina e o colágeno tipo 2.

Após avaliações durante 13 semanas de estudo, com um grupo suplementado com colágeno tipo 2 e outro com o sulfato de glucosamina, concluíram melhores resultados para o colágeno.   

Avaliando os resultados, esses participantes que tinham mais de 40 anos e Osteoartrite no joelho, tiveram melhora de 80,8% com o colágeno. Enquanto os que suplementaram apenas com o sulfato de glucosamina 46,6% na melhora das dores.

Resultado esse que é um forte indicativo de que a suplementação de colágeno é eficaz para o tratamento das doenças articulares e dores envolvidas com a degradação das articulações.

Quais são os Principais benefícios do colágeno tipo 2?

Separamos baseado em diversos estudos os principais resultados positivos envolvendo a suplementação de colágeno tipo 2, e encontramos:

  1. Menor sensação de dor nas doenças articulares;

  2. Melhora do sistema imunológico;

  3. Estimula a produção de colágeno tipo 2 do organismo;

  4. Melhora na qualidade de vida;

  5. Reduz o processo inflamatório;

  6. Sem efeitos colaterais

  7. boa aceitação em idosos e atletas;

Como tomar colágeno tipo 2 para as articulações

De acordo com os cientistas, os efeitos positivos observados serviram de base para seguintes recomendações:

Dose:  40mg de colágeno tipo 2 B2Cool associado a colágeno tipo 1, dando uma porção de 10g ao dia.

Tempo de suplementação: No mínimo 12 semanas, mas recomendado o uso contínuo para melhores resultados.

Qual horário suplementar: Não existe um melhor horário, pois isso ainda não foi avaliado. Porém a recomendação é evitar o seu consumo próximo a grandes refeições como almoço e jantar.

Quem pode se beneficiar do colágeno tipo 2

A suplementação do colágeno tipo 2 serve para diminuir e prevenir outras dores além das causadas por osteoartrose. Como dores envolvendo lesões, cirurgias e traumas em atletas e praticantes de atividade física.

Ou seja, a recomendação do colágeno tipo 2 além de tratamento é também recomendado como preventivo. Com o objetivo de manter a saúde das articulações em todas as fases da vida.

Sendo recomendado portanto para todas as idades e públicos.  

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?

 

Referências:

CLARK, Kristine L. et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Current medical research and opinion, v. 24, n. 5, p. 1485-1496, 2008.

JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. Revisión de los efectos beneficiosos de la ingesta de colágeno hidrolizado sobre la salud osteoarticular y el envejecimiento dérmico. Nutrición Hospitalaria, v. 32, n. 1, p. 62-66, 2015.

BENITO-RUIZ, P. et al. A randomized controlled trial on the efficacy and safety of a food ingredient, collagen hydrolysate, for improving joint comfort. International journal of food sciences and nutrition, v. 60, n. sup2, p. 99-113, 2009.

BELLO, Alfonso E.; OESSER, Steffen. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literature. Current medical research and opinion, v. 22, n. 11, p. 2221-2232, 2006.

BRUYÈRE, Olivier et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complementary therapies in medicine, v. 20, n. 3, p. 124-130, 2012.