Nem sempre o mais barato é o mais confiável. Veja aqui de acordo com especialistas da área da saúde o que deve ser levado em consideração no momento de comprar um suplemento de colágeno tipo 2.

Para quem o colágeno tipo 2 é recomendado

O colágeno tipo 2 é recomendado para prevenir e tratar doenças relacionadas as articulações e cartilagens. Como por exemplo a osteoartrite ou a artrose. 

Pensando nos cuidados que devemos ter com a saúde, a suplementação de colágeno tipo 2 também é recomendado como preventivo. Pois ao consumir esse tipo de colágeno, ele irá estimular uma maior produção de macromoléculas na matriz extracelular através de células chamadas condrócitos.

Esse mecanismo biológico envolve a região das articulações e cartilagens. E assim, acontece uma  estimulação na produção endógena (do próprio organismo) de colágeno tipo 2, presente na região. Auxiliando a diminuir o atrito direto entre os ossos e a sensação de dor.

Por isso a recomendação de uso da suplementação de colágeno tipo 2 é  principalmente para:

  • Idosos
  • Obesos
  • Crianças atletas
  • Pessoas com doenças reumatológicas

E os principais benefícios observados até então, são:

  1. Prevenção e tratamento de osteoartrite
  2. Diminui lesões nas articulações
  3. Auxilia na reposição do colágeno tipo 2 nas cartilagens e articulações.
  4. Ajuda a diminuir a dor ao se movimentar
  5. Contribui para o fortalecimento dos ossos, ajudando na resistência física  
  6. Ganho de força muscular
  7. Redução das dores nas articulações

E não há nenhum efeito colateral associado ao consumo do colágeno tipo 2. Por esse motivo é considerado uma suplementação segura para todas as idades.

Porque a diferença de preço entre marcas 

A diferença de preço é associado a diversas questões. Por motivos como: maior tempo de validade, dar sabor mais agradável e até mesmo para aumentar a dose da suplementação. 

Mas o que realmente importa é a concentração do nutriente necessário para promover o benefício. Visto que não é necessário nada além dele.

O que é importante na hora de escolher o colágeno tipo 2

Alguns cuidados e informações devem ser observados antes de comprar um colágeno tipo 2 para a saúde das articulações.

De acordo com especialistas na área de saúde, não só para o colágeno tipo 2, mas para todo suplemento, devemos nos atentar às seguintes questões:

Quantidade dos ingredientes.

Não é necessário nenhum ingrediente além do peptídeo bioativo de colágeno e a proteína não desnaturada do tipo 2.

Ordem dos ingredientes. 

Na descrição do produto, a ordem dos ingredientes sempre estará do que tem mais para o que tem menos. Portanto, o colágeno deve ser o primeiro ingrediente.

Por exemplo, a lista de ingredientes deveria ficar assim:

Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado (que também é identificado pela matéria prima, como por exemplo o Peptan®) + a proteína não hidrolisada OU a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 (B2Cool ou UCII)

Lote e validade do produto. 

Pois essas informações garantem a integridade do produto. Portanto, nunca compre um suplemento que esteja vencido ou violado.

Embalagem fosca ou opaca.

A maioria dos suplementos quando expostos a luz, com o tempo, perdem suas características nutricionais. Portanto priorize produtos com a embalagem fosca ou opaca, além de serem mais seguros para saúde, podem oferecer resultados melhores da  para a suplementação.  

Ou seja, não basta encontrar o mais barato, quem consome esse tipo de produto se preocupa com a saúde. Portanto é fundamental analisar todos esses pontos antes de escolher qual o melhor colágeno para as suas articulações.

QUER SABER MAIS?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?

 

Referências:
MCALINDON, T. E. et al. Change in knee osteoarthritis cartilage detected by delayed gadolinium enhanced magnetic resonance imaging following treatment with collagen hydrolysate: a pilot randomized controlled trial. Osteoarthritis and Cartilage, v. 19, n. 4, p. 399-405, 2011.

KUMAR S, et al. A double-blind, placebo-controlled, randomised, clinical study on the effectiveness of collagen peptide on osteoarthritis. J Sci Food Agric. 2015 Mar 15;95(4):702-7.

BELLO AF & OESSE S. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literature. Curr Med Res Opin. 2006 Nov;22(11):2221-32.

ZDZIEBLIK D, et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Appl Physiol Nutr Metab. 2017 Jun;42(6):588-595.