Home » Como fazer o cabelo crescer? Descubra as melhores maneiras

Como fazer o cabelo crescer? Descubra as melhores maneiras

mulher de cabelo liso e comprido
5 minutos de leitura

O crescimento natural do cabelo é lento, ocorrendo na faixa de 1 a 1,5 cm por mês. Existem dois fatores principais que determinam o ritmo desse processo: a nossa saúde e a saúde do couro cabeludo.

Garantir esses dois fatores permite que o nosso corpo atinja o potencial máximo do crescimento dos fios. Além disso, esses fios serão mais fortes e saudáveis, menos propensos a quebras e quedas.

7 dicas para fazer o cabelo crescer rápido

Para explicar como fazer o cabelo crescer rápido, separamos sete dicas que promovem a saúde dos fios através hábitos fáceis de serem aplicados no dia-a-dia!

1. Consumo adequado de proteínas

Os fios do nosso cabelo são compostos de proteínas. Os nutrientes necessários para a formação das proteínas que compõem os fios vem da alimentação. 

Portanto, devemos garantir que a alimentação seja equilibrada e balanceada. O consumo diário de proteínas deve estar adequado às nossas necessidades. Uma forma de garantir isso é incluir uma fonte protéica em cada refeição.

Ótimas fontes de proteínas são carne, frango, peixes, ovos, leguminosas, laticínios e derivados. Atualmente no mercado ainda existem opções de proteínas em pó, com variados sabores e aplicações em receitas.

2. Ingestão de 3L de água por dia

Nosso corpo é 70% água. Precisamos de uma ingestão hídrica adequada ao longo do dia para que os processos do nosso organismo ocorram de forma correta, inclusive o crescimento do cabelo.

É também a partir da circulação sanguínea que os nutrientes chegam ao couro cabeludo. E a movimentação do sangue pelo nosso corpo depende diretamente do consumo de água de acordo com as nossas necessidades.

A recomendação de 2 a 3L de água por dia é uma estimativa para a população em geral. Porém situações onde o nosso corpo perde mais água, como prática de exercícios físicos, ingestão de álcool, dias muito quentes ou passeios à praia, aumentam essa necessidade.

3. Corrija deficiências de vitaminas

As vitaminas são conhecidas como micronutrientes, com papel fundamental em diversos processos do nosso corpo. A nossa saúde no geral é importante para o crescimento do cabelo, portanto todas as vitaminas são relevantes.

No entanto, existem algumas com atuações específicas no crescimento capilar. A vitamina C é a principal delas. A  sua atuação é importante na via na síntese de colágeno.

O colágeno é uma das proteínas que compõem os nossos fios. A sua síntese adequada, quando todos os nutrientes estão disponíveis, permite o crescimento mais rápido do cabelo.

Outras vitaminas não desempenham papel direto no crescimento do cabelo, mas sua deficiência pode causar enfraquecimento e queda. É o caso da vitamina A, D e as do complexo B.

4. Evite danos ao couro cabeludo

É no couro cabeludo onde se encontra a matriz de cada fio. Danos a esse tecido, destroem os fios já presentes e as células ao redor responsáveis por formar novas matrizes. 

As fontes de danos mais comuns na nossa rotina são químicos e físicos. Descolorações, tinturas, alisamentos e outras químicas sempre danificam o fio. No entanto, esse efeito pode ser maximizado quando realizado em excesso ou da forma incorreta.

Os danos físicos são por fontes de calor (secador, chapinha e babyliss) em excesso ou temperaturas exageradas, penteados que casem tração (rabos de cavalo, coques, tranças muito firmes) e falta de cuidados ao desembaraçar os fios.

6. Mantenha os cabelos limpos

Além da ausência de danos, outro fator para um couro cabeludo saudável é sua limpeza. A gordura produzida naturalmente pelo nosso corpo, junto com sujeiras externas, principalmente a poluição, obstruem os poros e  comprometem a saúde do tecido.

Um couro cabelo limpo permite o crescimento dos fios em maior velocidade. Como esse processo ocorre aos poucos diariamente, é necessário que os fios estejam limpos todos os dias. Dessa forma o crescimento se mantém em seu máximo de forma constante.

7. Use bons produtos

Nem todas as formulações de shampoo, condicionador, cremes e outros encontrados no mercado são adequadas. Produtos de baixa qualidade, não cumprem a sua função da forma correta. Períodos prolongados de uso de produtos ruins podem trazer consequências ao ritmo de crescimento.

Quando usamos, por exemplo, um shampoo que não limpa adequadamente o cabelo, a sujeira se acumula e compromete cada vez mais a saúde do couro cabeludo.

Procure sempre produtos produzidos por marcas confiáveis ou indicados por bons profissionais.

O crescimento do cabelo está diretamente ligado a bons hábitos de saúde e autocuidado, que garantem benefícios para além do comprimento dos fios!

Quer saber mais?

Referências

VHITA. Conheça os melhores produtos para queda de cabelo. Blog Vhita. 06 de julho de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/produtos-para-queda-de-cabelo/> Acessado em 06/07/2020.

VHITA. Colágeno hidrolisado para cabelo ou peptídeos bioativos?. Blog Vhita. 26 de novembro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/colageno-hidrolisado-para-o-cabelo/> Acessado em 06/07/2020.

Hans Wolff, Tobias W. Fischer, Ulrike Blume-Peytavi. The Diagnosis and Treatment of Hair and Scalp Diseases. NCBI. 27 de maio de 2016. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4908932/> Acessado em 06/07/2020.

Young Kwan Sung, Sun Young Hwang, So Young Cha, Soon Re Kim, Sang Yoon Park, Moon Kyu Kim, Jung Chul Kim. The Hair Growth Promoting Effect of Ascorbic Acid 2-phosphate, a Long-Acting Vitamin C Derivative. NIH. 09 de janeiro de 2006. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16406749/> Acessado em 06/07/2020.

Avalie este post

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *