Pular para o conteúdo
Home » Vitamina para cabelo e unha: O que você precisa saber

Vitamina para cabelo e unha: O que você precisa saber

Vitamina para cabelo e unha
4 minutos de leitura

A falta de vitaminas  geralmente trazem consigo sinais e sintomas visíveis aos nossos olhos, porque transparecem na pele, unhas e nos cabelos.  De modo comum, a queda de cabelo e unhas quebradiças são os sinais mais clássicos que indicam deficiência de vitaminas.

Pensando dessa forma, é natural se questionar sobre quais seriam os nutrientes mais importantes. Para te ajudar, separamos uma lista com as cinco melhores vitaminas para cabelo e unhas!

1. Vitamina C

A melhor vitamina para cabelos e unhas é a vitamina C. O fator que faz ela ser tão importante é seu papel essencial para a produção de colágeno tipo I e II em nosso corpo. O colágeno é uma das principais proteínas que garantem a saúde dos fios e unhas.

Nos fios, o colágeno é a proteína estrutural mais importante. A sua produção adequada pelo nosso organismo, é necessária para um cabelo saudável. O colágeno para as unhas auxilia a produção de queratina, sua proteína principal, que garante seu crescimento forte e evitando quebras. 

Além de garantir fios e unhas mais fortes, a vitamina também acelera o crescimento de ambos. Principalmente por sua atuação na expressão dos nossos genes e divisão das nossas células. Por esse motivo, ela é a melhor vitamina para tratar a queda de cabelo.

Ela também desempenha importante papel na absorção de ferro, o que aumenta o transporte de oxigênio pelo organismo, outro fator importante no fortalecimento das unhas e cabelo.

A administração diária com suplemento de vitamina C aumenta de maneira significativa o crescimento capilar após 90 e 180 dias de uso, o que sugere que o uso rotineiro pode trazer melhorias contínuas.

E para que esses efeito sejam visíveis e não haja insuficiência ou excesso da vitamina C no organismo, a recomendação de ingestão saudável é de 1000mg (1g) para pessoas de ambos os sexos.

2. Vitamina E

A vitamina E melhora a circulação sanguínea, o que aumenta a oferta de nutrientes para ambos os tecidos dos cabelos e unhas. Além disso, sua ação antioxidante, previne a ação de radicais livres na matriz celular de unhas e cabelos, mantendo-os mais fortes e saudáveis. 

3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, são importantes para a formação de material genético nas células, sendo essencial para renovação e fortalecimento tecidual, como é o caso do cabelo e das unhas. 

A suplementação desse complexo vitamínico é importante principalmente para vegetarianos e veganos. A vitamina B12, integrante dessa família de nutrientes, só está presente em alimentos de origem animal.

4. Vitamina A

A vitamina A é parte integrante dos fios. É necessária para o crescimento e fortalecimento do cabelo. Sua carência os torna fracos, facilitando o processo de queda. 

É preferível que a nossa necessidade de vitamina A diária seja obtida através da alimentação. Quando consumida em excesso pode causar a queda dos cabelos, mas esse cenário ocorre somente nos casos de suplementação sem orientação médica.

5. Vitamina K

Vitamina K, possui papel importante no fortalecimento dos fios, diminuindo assim, a incidência de queda. Diferente das outras vitaminas, onde seus principais benefícios vêm da alimentação e suplementação, seu principal efeito é de uso tópico,  ou seja, no local onde foi aplicada diretamente.

Quer saber mais?

Referências:

HIND M. ALMOHANNA; AZHAR A. AHMED; JOHN P. TSATALIS; ANTONELLA TOSTI: The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar 9; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380979/.

BEDIN V. Vitaminas e Hipervitaminoses. BWS Journal. 2018 mar 1; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: http://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/13/5.

MICHELLE DIBAISE;  SHERRY M T. Hair, Nails, and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency. NCP Nutrition in Clinical Practice.  2019, May 29. Acesso em 2 de julho de 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ncp.10321.

GLYNIS A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2012, Nov 5; acesso em 9 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3509882/.

VALDES F. Vitamina C.  Actas Dermo-Sifiliográfica. 2006, Nov. Acesso em 10 de julho de 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17173758/.

PULLAR M. J; CARR C. A; VISSERS M. C. M. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients PDMI. 2017, Aug 12. Acesso em 10 de julho de 2020. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/.

3/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.