Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Dia do Nutricionista: Celebrando a Importância da nutrição e do cuidado com a saúde

Dia do Nutricionista: Celebrando a Importância da nutrição e do cuidado com a saúde

nutricionista realizando uma consulta nutricional
7 minutos de leitura

O Dia do Nutricionista é uma data especial dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar por meio da nutrição. 

Este artigo explora mais o dia e traz por que é importante comemorar o Dia do Nutricionista, destacando a relevância do trabalho desses profissionais na sociedade e os impactos positivos que eles têm sobre a saúde das pessoas.

Neste texto, você, nutri, irá entender melhor o dia, o que é comemorado e o porquê devemos prestigiar o dia, destacando a importância do profissional para a sociedade. 

Por último, vê a relevância da boa alimentação para todas as faixas etárias, passando por cada ciclo de vida. 

Dia do nutricionista: 31 de agosto

O Dia do Nutricionista é celebrado no último dia de agosto. O motivo da data é que no dia 31 do ano de 1949 a Associação Brasileira de Nutricionistas foi fundada no Rio de Janeiro. 

A profissão ainda é considerada nova, por isso, a data é super relevante para conscientizar a população sobre a importância do nutricionista para a saúde. 

Afinal, muitas pessoas desconhecem sobre a ampla área de atuação do nutricionista. 

Também desconhecem os benefícios de terem um acompanhamento nutricional, podendo até pensar que é apenas para emagrecer ou ganhar massa. 

Depois veio a Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente a Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN.

Por que comemorar o Dia do Nutricionista? 

Universidades espalhadas pelo Brasil, associações, restaurantes, hospitais costumam promover eventos para a data especial para os nutricionistas. 

É o caso de jornadas científicas, palestras, festas e novidades no cardápio. 

Tudo para marcar a data e lembrar dos profissionais que atuam dia e noite para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, utilizando a nutrição como ferramenta maior.

O profissional nutricionista 

O nutricionista é um profissional que não atende apenas em consultórios, estando presente em: restaurantes, hospitais, cozinhas industriais, indústria de alimentos, empresas de alimentação e nutrição na área de marketing, ou comunicação. 

A nutrição é de suma importância para a sociedade, sendo essencial para a saúde dos indivíduos e das populações, em todas as faixas etárias. Veja a seguir. 

nutricionista realizando avaliação física a partir de dobras cutâneas

Importância da nutrição em cada faixa etária

Ainda tem dúvida dos motivos de comemorar o Dia do Nutricionista? Veja a importância do profissional para todas as idades e sua relevância para a saúde da população.  

Os primeiros mil dias de vida 

Os primeiros mil dias são uma subdivisão de tempo que contempla dois períodos principais: 270 dias da gestação e 730 dias. 

É equivalente ao tempo de gravide até o bebe completar os dois primeiros anos de vida. 

A nutrição e alimentação na gravidez são decisivas para um bom curso gestacional. Pode atuar prevenindo, auxiliando no tratamento de diabetes gestacional e eclâmpsia. 

Porém, é depois do nascimento, que uma das experiências nutricionais mais precoces do recém-nascido, o aleitamento materno, dá continuidade à nutrição iniciada na vida dentro do útero.

As evidências na literatura científica a respeito do papel do aleitamento materno na proteção da saúde e prevenção de diversas condições, como: obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. 

E ainda, é válido lembrar da importância dos diversos componentes do leite materno para o sistema imunológico infantil, atuando na defesa do lactente em processos inflamatórios.

Futuramente, a partir dos 6 meses, chega o momento da alimentação complementar. 

Quando esta fase é iniciada, a maneira com que o processo acontece pode influenciar significativamente nos hábitos alimentares que perdurarão ao longo da vida. 

A boa nutrição nos primeiros mil dias de vida é fundamental para o desenvolvimento deste indivíduo. 

Isto porque, tem o poder de impactar profundamente na programação metabólica da criança e até mesmo de futuras gerações. Notou a responsabilidade? 

Por estes motivos, a nutrição é tão imprescindível para as gestantes, recém-nascidos e bebês.

Sendo assim, reforça-se a adoção de práticas alimentares neste período, tanto pela mãe quanto pela criança.

Infância 

Na continuação da alimentação saudável dos primeiros mil dias, reforçando a importância do acompanhamento com o nutricionista em todas as fases da vida. 

Na infância não é diferente, após os 2 anos, manter a boa nutrição é tão importante quanto para garantir o bom crescimento e desenvolvimento cognitivo. 

Manter a ingestão adequada de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras, além de manter a hidratação recomendada, possibilita o melhor desempenho físico e mental até a adolescência.

Adolescência 

A adolescência é uma fase caracterizada por rápidas mudanças, tanto físicas, quanto psicológicas, e também cognitivas e sociais. 

Assim, neste período é normal mudar o comportamento alimentar, e por consequência, o estado nutricional. Então, influencia a saúde na fase adulta. 

A associação entre nutrição, crescimento e desenvolvimento são essenciais na vida de todos os adolescentes.

O desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis na infância tem uma grande chance de se traduzir em hábitos alimentares saudáveis na vida adulta. 

Portanto, cada vez a nutrição vai tornando-se mais importante na vida do indivíduo, acompanhando os seus ciclos. 

Fase adulta e 50, 60, 70+

Nestes ciclos de vida, a nutrição é tão importante quanto, tanto na prevenção de doenças em fases maduras, quanto evitando problemas de saúde mental, física, por exemplo: doenças cardiovasculares, TPM, síndrome do ovário policístico

Assim, a consulta nutricional possibilita adequações nas ações de promoção de práticas saudáveis em alimentação, trazendo mais saúde e bem-estar. É fundamental e inegociável para a qualidade de vida.  

As alterações fisiológicas nos órgãos comprometem o condicionamento físico e a composição corporal dos idosos.

A avaliação do estado nutricional tem importantes implicações na saúde nesta idade. 

Manter hábitos saudáveis constantes ao longo da vida previne o aparecimento de patologias e permite envelhecer com saúde, mantendo o organismo funcionando de forma satisfatória. 

É possível controlar muitas doenças recorrentes nas fases mais maduras, podendo, a nutrição atuar de maneira efetiva na prevenção de complicações advindas da idade. 

O nutricionista merece ser comemorado, pois é uma profissão essencial para as pessoas, em qualquer idade. Viva a nutrição e vamos valorizar ainda mais e fortalecer a classe! 

Quer saber mais?

Referências:

ASBRAN – Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição. 

CFN- Conselho Federal de Nutricionistas. Código de Ética e de Conduta. 2018. 

FERREIRA, Laura Fernandes; SILVA, Cátria Milena; DE PAIVA, Aline Cardoso. Importância da avaliação do estado nutricional de idosos. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 14712-14720, 2020.

MOZETIC, Ruana Maia; SILVA, Sarah Damazo Camargo; DE PIANO GANEN, Aline. A importância da nutrição nos primeiros mil dias. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 8, n. 2, p. 876-884, 2016. 

DE OLIVEIRA REGERT, Cecília Franco et al. Nutrição Na Adolescência: Hábitos Alimentares E Educação Nutricional: Nutrition In Adolescence: Eating Habits And Nutritional Education. Professare, v. 11, n. 2, p. e2981-e2981, 2022.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.