Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Estratégias de marketing de conteúdo para nutricionistas

Estratégias de marketing de conteúdo para nutricionistas

mulher fazendo estratégias de marketing digital para nutricionistas
8 minutos de leitura

Nutri, quando você tem alguma dúvida, qual é a primeira atitude que toma? Com certeza, entre suas primeiras alternativas está a pesquisa no Google, certo?

E, assim como você, seus pacientes também utilizam o buscador para responder às questões do dia a dia e procurar serviços, inclusive, sobre alimentação. 

Uma pesquisa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostrou que, em 2018, 40% dos brasileiros recorreram, primeiro, à internet para obter informações sobre alimentação e saúde, enquanto apenas 18% buscaram diretamente um médico ou nutricionista.

É nesse cenário do marketing de conteúdo digital que a sua voz como nutricionista se torna ainda mais relevante, afinal de contas você é o profissional mais capacitado para levar ao público um conhecimento científico e acessível sobre os alimentos. 

Por isso, adotar estratégias de marketing de digital voltadas para nutricionistas pode ajudar a valorizar seus atendimentos, posicionar você como referência no mercado e ainda trazer valor agregado para o seu consultório.

Abaixo, você confere dicas com boas ideias para montar um calendário editorial para a nutrição.

Cronograma de postagens

Sabemos que montar um cronograma de postagens para as suas redes sociais profissionais não é algo fácil. Entretanto, ter esse cronograma de postagens facilita muito a sua rotina de criação de conteúdo.

Assim, além de manter a constância, você não corre o risco de ficar sem ideias ou esquecer de postar no dia certo. 

Você deve levar em consideração as datas sazonais, os temas que são relevantes para o seu público, mas ainda ter um espaço para flexibilizar os conteúdos.

Afinal, às vezes, o timing da publicação é fundamental, como aquele meme ou tema que está circulando nas redes sociais e só fará sentido naquele momento.

Principais formatos de postagem para o Instagram

Organize seu feed

Este é o método mais antigo, tradicional e ainda muito eficiente, mas isso não é segredo para ninguém. Postagens no feed, com imagem e legenda, continuam em alta e nunca devem ficar de fora do planejamento do criador de conteúdo.

Inicialmente, era possível apenas o compartilhamento de fotos. Atualmente, pode-se publicar vídeos (e carrosséis com imagens – até 10 fotos ou vídeos). 

No seu caso, nutricionista, é uma ótima chance de abordar temas mais densos, trazer explicações, oferecer dicas e incentivar sua audiência a interagir com você.

Os comentários e salvamentos são estatísticas indispensáveis para performar bem. Ou seja, as fotos do feed devem ser caprichadas.

Carrosséis no feed

Os carrosséis são grandes amigos na hora de criar conteúdo de valor. O algoritmo do Instagram gosta muito de carrossel e a mecânica de como funciona a rotatividade de postagens no feed favorece muito esse formato.

Por isso, prepare carrosséis, use temas que possam ser explorados com várias mídias, uma complementando a outra. A nossa página, por exemplo, é repleta de carrosséis.

A resposta completa, como você pode ver, contempla o carrossel como o melhor dos formatos. Faça todos, deixe a criatividade trabalhar, e aposte nos carrosséis para conquistar seu público.

Tenha o story como seu grande aliado

Sabemos que os stories são publicações que aparecem na parte superior da página do Instagram e permanecem disponíveis por 24 horas.

E há quem entre no Instagram apenas para ver os stories. Eles fazem parte da nossa rotina e são conteúdos muito mais fáceis e rápidos de acompanhar. 

Ou seja, a pessoa viu, gostou, assistiu. Ou, então, viu, não gostou, já pula para o próximo story. Sendo assim, o story é o espaço perfeito para compartilhar os bastidores que todo mundo adora ver.

É uma oportunidade para humanizar seu negócio e aproximar o público, mostrando as pessoas que fazem parte do seu universo. 

Pois é, nesse espaço que você interage com o público, gravando vídeos rápidos, postando conteúdos mais leve, rindo, conversando com seus pacientes por meio de diversas funcionalidades.

Você pode postar vídeos de até 1 minuto, inserir links externos, músicas e interações como caixinhas de perguntas.

Vídeo em formato de Reels

O reels é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos, de maneira rápida e superfácil, podendo utilizar elementos disponíveis na própria plataforma (músicas, efeitos, ajuste de velocidade, cortes e filtros), estimulando a criatividade dos usuários. 

A principal característica do Reels é sua informalidade. Por ser simples de criar e o próprio app disponibilizar as ferramentas e os elementos para edição, você só precisa ter um bom conteúdo para compartilhar. 

Para nutricionistas, o reels é uma excelente ferramenta para criar conexão com o público-alvo, pois é possível usar o humor e a criatividade para apresentar o produto/serviço, além de permitir mostrar a rotina, afinal de contas, pessoas se conectam com pessoas. 

Mas, diante de tantas opções, como saber o que postar nas redes sociais? Confira abaixo.

Como ter ideias de posts para nutricionistas?

O marketing de conteúdo é uma estratégia para produzir conteúdos de valor para seu público-alvo, que ajudem de verdade a sua persona.

Ou seja, são conteúdos práticos e/ou informativos que geram insights e transformações, que mostram para a sua audiência que você pode ajudá-la. 

Portanto, independente do formato e linha editorial, é importante que os produtores de conteúdo abordem assuntos relevantes para a sua persona, senão o seu engajamento não vai ser lá essas coisas.

Sendo assim, vale: dicas, mitos e verdades, listas, receitas. Exemplos de conteúdo de valor:

  • Como diminuir a vontade de comer doce todo dia no final da tarde? 
  • Como aumentar a absorção de ferro em vegetarianos.
  • Devo comer quanto tempo antes de fazer atividade física? 
  • Opções de lancheira saudável de segunda a sexta.

Mas, lembre-se, é fundamental você saber passar uma informação técnica, com uma linguagem clara e simples para o seu leitor.

Atente-se que ele não é um PhD em nutrição, assim, não vai entender uma vírgula sequer caso você aborde um conteúdo usando linguagem muito técnica.

A seguir, montamos um calendário editorial com ideias de conteúdos que podem atrair potenciais clientes para 10 dias de postagens.

Como ter ideias de posts para nutricionistas?

Sabemos que a vida de um nutricionista é repleta de tarefas e responsabilidades diárias. Diante dessa agenda movimentada, é fundamental encontrar soluções práticas que permitam realizar o processo de produção de conteúdo de forma simples e eficaz.

Afinal, queremos proporcionar tranquilidade à nutri, sem que ocorra uma sobrecarga com mais obrigações. 

Uma estratégia interessante é estabelecer uma frequência de postagens que seja viável para a sua rotina profissional.

É possível trabalhar tranquilamente com apenas 2 ou 3 posts por semana e ainda assim obter resultados significativos, atraindo novos clientes e movimentando sua rede de contatos.

Não é necessário se sentir pressionado(a) por metas excessivas ou obrigatoriedades rígidas. A consistência e a qualidade das postagens são mais importantes do que a quantidade.

Uma alternativa que pode ser bastante útil para simplificar o processo é a utilização de aplicativos e plataformas especializadas.

Um exemplo disso é o MLabs, uma plataforma que permite criar conteúdo e programar as postagens com antecedência.

Com essa ferramenta, a nutricionista pode economizar um tempo valioso, pois é possível planejar e agendar várias postagens de uma só vez, de acordo com sua disponibilidade e conveniência. 

Assim, ela não precisa se preocupar em realizar postagens diárias ou em tempo real, pois tudo estará devidamente organizado e programado.

Ao adotar soluções como o MLabs, você ganha a liberdade de focar em suas atividades principais, como atendimento aos pacientes, desenvolvimento de planos alimentares personalizados e atualização de conhecimentos na área da nutrição.

Com a praticidade dessas ferramentas, você tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa, enquanto mantém sua presença digital ativa e relevante. 

Calendário editorial de 10 dias de postagens para nutricionistas

Na estratégia de marketing de conteúdo voltado para a nutrição, sabemos que o nutricionista deve ficar atento e respeitar o que diz o Conselho Federal de Nutrição sobre as postagens em redes sociais em relação aos seus serviços.

Essas restrições visam promover a concorrência leal entre os profissionais e, principalmente, garantir o bem-estar dos pacientes.

  • Dia 1: Post carrossel com a safra do mês.
  • Dia 2: Dica de alimentação saudável voltada para a sua persona.
  • Dia 3: Utilidade: desminta uma fake news da sua área.
  • Dia 4: #TBT de um post bem engajado.
  • Dia 5: Dicas para um final de semana saudável.
  • Dia 6: Vídeo de receita saudável voltada para o seu nicho da nutrição.
  • Dia 7: Reels sobre a sua rotina no final de semana.
  • Dia 8: Frase motivacional para inspirar a semana do seu público. 
  • Dia 9: Checklist: como melhorar os hábitos alimentares.
  • Dia 10: Dê uma solução para uma “dor” dos seguidores.

Não esqueça: uma boa fonte de insights para temas de posts é abrir a caixa de perguntas nos seus stories. E não deixe de responder às dúvidas que surgem no seu Instagram com conteúdo de qualidade. 

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui abaixo! E compartilhe o material com seus colegas de profissão!

Quer saber mais?

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.