Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Proteína do soro do leite para que serve

Proteína do soro do leite para que serve

alergia à proteína do leite de vaca
8 minutos de leitura

Você sabia que a proteína do soro do leite ou whey protein proporciona uma série de benefícios para a saúde?

Contar com este suplemento na alimentação diária é uma maneira eficiente de garantir nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. E, claro, ganhar aquela força extra – e energia – para o dia a dia.

Se interessou? Então, descubra ótimas razões para investir nesse poderoso complemento alimentar. 

O que é a proteína do soro do leite?

Considerada como uma fonte riquíssima de nutrientes, a proteína do soro do leite é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

Devido ao seu alto valor nutricional – e rápida absorção no organismo – é recomenda para potencializar os ganhos na boa forma, assim como beneficiar a saúde. Também se trata de um importante suplemento para quem deseja o fortalecimento e o crescimento muscular.

No entanto, os efeitos positivos do seu consumo vão além. Veja essa imagem que explica os principais benefícios do whey protein para todos os ciclos da vida.

Benefícios do Whey Protein

Por esse motivo, tem sido recomendado tanto para atletas como para demais pessoas, que buscam conquistar mais disposição e qualidade de vida.

Altamente nutritiva

A proteína do soro do leite conta com uma rica composição de nutrientes – e altíssimo valor proteico.

Só para ter uma ideia, quando comparado com outras proteínas, as do soro do leite contém quantidades superiores de glutamina e arginina. Bem como aminoácidos essenciais (BCAAs), principalmente: leucina, isoleucina e valina. Sendo esses aminoácidos, fortes aliados para minimizar os danos musculares e maximizar o ganho de massa magra.

Sua composição conta ainda com uma significativa fonte de minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco), assim como proteínas de alta qualidade nutricional:

  • Imunoglobulinas
  • Beta-lactoglobulina
  • Lactoferrina
  • Alfa-lactoglobulina

Tipos de proteína do soro do leite

Fonte riquíssima em proteínas e aminoácidos, a proteína do soro do leite passa por alguns processos especiais de filtragem – os quais permitem reduzir a quantidade de gordura, lactose e a impureza de algumas substâncias.

Tal processo resulta nos três principais tipos de proteínas do soro do leite, que você confere a seguir no vídeo e no restante do post.

Proteína concentrada

A forma concentrada da proteína do soro de leite contém entre 29 e 80% de proteína. Devido ao seu processo de filtragem, apresenta alguns traços de gordura, lactose, carboidratos e minerais.

Embora a absorção seja um pouco mais lenta do que as demais versões, é muito eficaz para promover a regeneração muscular. Bem como os ganhos para um bom desempenho físico, entre outros benefícios.

Proteína isolada

É a forma mais pura da proteína do soro do leite. Só para você ter uma ideia, ela concentra 90% de proteína (ou mais) por grama de suplemento e tem rápida absorção.

E não é só isso: seu processo especial de filtragem elimina uma quantidade considerável de lactose (contém entre 0,5% a 1%). Também apresenta quantidade mínima de gorduras totais (0,5% a 1%). Além disso, a proteína isolada do soro do leite não contém carboidratos.

Proteína hidrolisada

Assim como a proteína isolada, a versão hidrolisada também apresenta níveis baixíssimos (quase zero) de lactose. Ou seja, esse é o whey protein mais indicado para quem sofre com intolerância à lactose, ou mesmo para quem é alérgico ao leite.

Com alta concentração de proteínas (91-95%), conta com um processo bem rígido de filtragem (hidrólise). Sendo o tipo de whey protein que possui a mais rápida absorção e digestão pelo organismo.

Vale lembrar que todos os whey proteins, naturalmente, possuem rápida absorção e digestão. No entanto, quando falamos na versão hidrolisada, o processo é ainda mais rápido.

Assim como os outros tipos de proteína do soro do leite, a proteína hidrolisada traz uma série de ganhos. Como para a manutenção e definição corporal, ganho de massa (magra) muscular, entre outros benefícios para a saúde.

Proteína do soro do leite tem lactose?

A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e, em algumas pessoas, seu consumo pode causar desconfortos digestivos.

É a chamada “intolerância à lactose. Porém para os intolerantes, a boa notícia é que para quem tem sensibilidade leve ou moderada a essa substância, é possível consumir a proteína do soro do leite sem maiores problemas.

Afinal, é importante saber que em algumas versões desse complemento alimentar, o total de lactose é quase zero (0,1 gramas a 0,5 gramas). Porém essas concentrações variam de acordo com a marca do produto escolhido.

As melhores escolhas para garantir o consumo mínimo (quase zero) de lactose podem ser encontradas nas versões: “isolada” e “hidrolisada”.

Ambas são processadas e filtradas para eliminar mais lactose. Além disso, a quantidade desse açúcar, pode ser encontrada de maneira variada em cada marca de suplemento. Portanto, para não ter nenhuma dúvida no momento da compra, a dica é conferir o rótulo para garantir um consumo seguro.

A proteína do soro do leite engorda?

Se a ideia é adicionar proteínas no prato, sem comprometer a dieta, o suplemento de proteína do soro do leite pode ser um ótimo aliado. Além de se destacar no ganho de massa muscular, seus efeitos também são positivos para quem deseja reduzir os ponteiros da balança.

Pois ao ingerir uma maior quantidade de proteínas, o nosso organismo acelera o metabolismo e, com isso, queima a gordura mais facilmente. Assim como, a proteína do soro do leite mostra-se mais eficiente, quando comparada às demais proteínas.

E tem mais: o suplemento proporciona maior saciedade ao organismo. Ou seja: você sentirá menos fome. Com isso, evita aquelas calorias extras que costumam atrapalhar a dieta.

Mas para obter os resultados esperados, é fundamental consumir esse suplemento aliado a uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Proteína do soro do leite para emagrecer?

Se a ideia é também contar com os benefícios da proteína do soro do leite para reduzir as medidas, a dica é optar pela versão de whey protein isolado – o qual possui alta concentração de proteínas uma baixíssima quantidade (quase zero) de carboidratos e gordura.

E, como já foi dito antes, não basta somente tomar a proteína do soro do leite. Pois ainda mais importante que qualquer suplemento, é investir em uma alimentação mais equilibrada e pegar firme nos treinos. Desse modo, é possível potencializar os efeitos positivos do whey protein no processo de perda de peso.

Os (incríveis!) benefícios da proteína do soro do leite

Quando a ideia é viver com mais saúde e disposição, a complementação alimentar com a proteína do soro do leite pode trazer inúmeros benefícios. Confira, abaixo, mais razões para incorporar este poderoso suplemento no seu dia a dia:

  • Estimula e acelera o ganho de massa muscular no pós-treino.
  • Reduz a degradação muscular por ser rica em BCAA´s (aminoácidos essenciais)
  • Auxilia a perda de peso – reduzindo a produção de gordura corporal e a sensação de fome.
  • Favorece a manutenção da massa muscular durante o período de emagrecimento
  • Auxilia na saúde dos ossos e articulações
  • Melhora a qualidade de vida
  • Ajuda na queima de gordura
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Beneficia o sistema cardiovascular
  • Aumenta a força e a energia do corpo favorecendo um bom desempenho
  • É fonte riquíssima de proteínas
  • Oferece maior saciedade (você sentirá menos fome) em relação a outras fontes e proteínas como a soja e proteína do ovo
  • Coloca o corpo em estado anabólico (ganho de massa muscular) enquanto combate o catabolismo (perda da massa muscular)
  • É fonte de ala absorção de aminoácidos
  • Combate infecções que podem surgir devido à intensidade dos treinos
  • Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL)
  • É um auxiliar no combate ao câncer
  • Reduz a pressão sanguínea (hipertensão)
  • Estimula a produção de serotonina (hormônio do bem-estar)

Viu só quantos bons motivos para investir na proteína do soro do leite? E para experimentar esses benefícios de uma maneira correta, é interessante contar com a orientação de um nutricionista.

Quer saber mais?

Referência

 PEREIRA, Paula CMilk nutritional composition and its role in human health. Review. NutritionVolume 30, Issue 6, June 2014, Pages 619-627. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0899900713004607?via%3Dihub>. Acesso em Mar. 2019.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 19 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.