Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Suplementos para o coração: Conheça os 12 melhores

Suplementos para o coração: Conheça os 12 melhores

suplementos para o coração
7 minutos de leitura

Os suplementos para o coração tratam-se de nutrientes que desempenham funções importantes para manter a saúde cardíaca e prevenir complicações.

Como já sabemos, o coração é um órgão vital para a nossa sobrevivência. Afinal, ele é responsável por bombear sangue para todo o corpo. E, assim, fornecer nutrientes e oxigênio para as células.

Por isso, investir em suplementos para o coração é uma maneira de contribuir para que ele se mantenha forte e saudável.

Mas, obviamente, para ter melhores resultados, é preciso associá-los a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercício físico.

Veja a seguir os 12 melhores suplementos para o coração, que atuam no combate de doenças cardiovasculares!

1 – Ômega 3

Sem dúvidas, o ômega 3 é um dos suplementos para o coração mais eficazes e mais recomendados por médicos e nutricionistas.

Isso se deve porque ele é um tipo de gordura saudável, onde o suplemento fornece dois ácidos graxos para o organismo: EPA e DHA.

O EPA é uma gordura com alto potencial anti-inflamatório. Assim, ele atua regulando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O que previne obstruções nas artérias e gera um melhor fluxo sanguíneo.

Já o DHA, por sua vez, tem ação antioxidante, cardioprotetora e neuroprotetora. Dessa forma, ele desempenha papel importante no combate dos radicais livres, protegendo o coração e o cérebro de degenerações.

2 – Resveratrol

O resveratrol é um composto bioativo encontrado, principalmente, nas uvas roxas, vinho tinto, amora e suco de uva integral.

Ele desempenha uma potente ação anti-inflamatória e antioxidante no organismo, motivo pelo qual o resveratrol é considerado um grande aliado para a saúde do coração.

Como o seu consumo costuma ser deficiente na alimentação de muitas pessoas, a suplementação se faz necessária.

Além de que, com o suplemento, é possível ingerir a dose diária recomendada de resveratrol com facilidade.

3 – Cúrcuma

A cúrcuma, ou Curcuma longa, é uma raiz com diversos efeitos positivos para a saúde cardiovascular.

Isso ocorre devido a presença de curcumina em sua composição, que se trata de uma substância com alta capacidade anti-inflamatória.

Dentre as funções da cúrcuma no corpo, destaca-se o seu potencial em diminuir os níveis de colesterol LDL (“o ruim”) no sangue. Sendo uma grande aliada no combate de infarto e AVC.

4 – Vitamina C

Embora seja comumente associada apenas a imunidade, a vitamina C também é um dos melhores suplementos para o coração.

Isso acontece porque a vitamina C tem uma importante ação antioxidante e estimula a síntese de colágeno.

Com isso, ela combate a oxidação excessiva causada pelos radicais livres, que podem gerar doenças do coração, e também favorece a regeneração celular caso ocorra lesões cardíacas. 

frutas-com-vitamina-c

5 – Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano. Ele se destaca entre os melhores suplementos para o coração, sobretudo para pessoas que já tiveram infartos.

Isso porque, dentre as suas funções, o colágeno é responsável por oferecer resistência, união e elasticidade às células.

Sendo assim, ele é capaz de favorecer a regeneração de células lesionadas, o que ocorre após um infarto, por exemplo.

Além disso, o suplemento de colágeno também é eficaz para prevenir doenças cardíacas. Uma vez que o nutriente oferece mais resistência às células do coração.

6 – Magnésio

O magnésio é um mineral com ação relaxante e hipotensor. Com isso, ele contribui para a saúde do coração de duas maneiras: por meio do relaxamento cardíaco, prevenindo arritmias, e através da redução da pressão arterial.

Além disso, o magnésio também previne doenças que podem afetar o coração, como a diabetes e a aterosclerose.

7 – Coenzima Q10

Alguns estudos têm demonstrado que a coenzima Q10 é uma importante aliada para a prevenção de insuficiência cardíaca, pois ajuda a melhorar a contração e dilatação dos vasos sanguíneos.

Por conta disso, a coenzima Q10 tem sido associada ao menor risco de morte súbita em pacientes com doenças cardiovasculares.

Sendo também eficaz para diminuir o estresse oxidativo nas células, devido a sua alta capacidade antioxidante.

8 – Vitamina D

Além de exercer funções cruciais para a saúde óssea e imunológica, a vitamina D também é um dos melhores suplementos para o coração.

Isso ocorre porque a vitamina D é responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo no corpo, melhorando a absorção e a atuação desses nutrientes.

Como o cálcio e o fósforo atuam no processo de contração cardíaca, eles são essenciais para o bombeamento de sangue para o organismo.

Além disso, a vitamina D também auxilia para uma melhor flexibilidade dos vasos sanguíneos, prevenindo hipertensão arterial.

9 – Spirulina

A Spirulina é uma cianobactéria com vários benefícios para a saúde do coração, como prevenir infarto, AVC e aterosclerose.

Além disso, ela contribui para a prevenção e tratamento de diabetes, pressão alta e colesterol alto.

Bem como, por ser fonte de ferro, a Spirulina também é eficaz para o tratamento da anemia.

10 – NAC

A NAC é um dos melhores suplementos para o coração, devido ao seu alto potencial antioxidante e cardioprotetor.

Pesquisas têm demonstrado que a NAC oferece proteção ao coração, rins e pulmões.

O que reduz os riscos de danos celulares provocados pela ação dos radicais livres.

Além disso, a NAC parece aumentar a síntese de óxido nítrico, um vasodilatador que age no relaxamento dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo.

11 – Vitamina E

A vitamina E é um potente antioxidante, com função crucial na regulação dos níveis de colesterol LDL.

Dessa forma, ela previne a obstrução das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo e prevenindo infartos e AVC.

12 – Vitamina K2

Apesar de ainda não ser tão conhecida como os outros nutrientes, a vitamina K2 tem se mostrado um dos melhores suplementos para o coração.

Ela se trata de uma vitamina lipossolúvel, com funções essenciais na coagulação sanguínea.

Além disso, o nutriente também previne a calcificação nas artérias, que pode gerar obstrução.

Isso se deve porque a vitamina K2 direciona o cálcio para os ossos e dentes. Assim, ela evita que o mineral se acumule nas paredes arteriais e nos demais tecidos moles.

Quer saber mais?

Referências

BARBAGALLO, M.; VERONESE, N.; DOMINGUEZ, L. J. Magnesium in Aging, Health and Diseases. Nutrients. v. 13, n. 463, p. 1-20, 2021.

CHIANG, C. M. C. et al. EFFECTS OF VITAMIN D SUPPLEMENTATION ON MUSCLE STRENGTH IN ATHLETES: ASYSTEMATIC REVIEW. Journal of Strength and Conditioning Research. v. 31, n. 2, p. 566-574, 2016.

KUMAR, P. et al. Supplementing Glycine and N-Acetylcysteine (GlyNAC) in Older Adults Improves Glutathione Deficiency, Oxidative Stress, Mitochondrial Dysfunction, Inflammation, Physical Function, and Aging Hallmarks: A  Randomized Clinical Trial. Journals of Gerontology: Medical Sciences. v. 78, n. 1, p. 75-89, 2022.

MARISCAL, F. M. G. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. International Journal of Molecular Sciences. v. 71, n. 7870, p. 1-19, 2020.

PERES, M. C. ÁCIDOS GRAXO ÔMEGA – 3 ω-3 NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Uma revisão da literatura. Revista Farol. v. 16, n. 16, p. 78-93, 2022.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.