|
Os termogênicos são suplementos alimentares bastante utilizados por pessoas que desejam emagrecer ou praticam exercícios físicos intensos e buscam um estímulo extra para melhorar o desempenho.
Em outras palavras, eles servem para acelerar o metabolismo, aprimorar o rendimento durante o exercício e melhorar a perda de peso.
Veja a seguir o que são termogênicos, quais são os 10 melhores e de que forma você pode incluí-los em sua rotina!
Sumário
O que é termogênico?
Os termogênicos são substâncias que aumentam o gasto energético do corpo, permitindo que ele queime mais energia durante um exercício.
Consequentemente, é possível aumentar a queima de gordura corporal, e, assim, auxiliar no processo de emagrecimento ou na melhora do desempenho físico.
No geral, há dois tipos de termogênicos: naturais e sintéticos. Os naturais são aqueles encontrados na natureza e costumam ter ação mais leve quando comparados aos sintéticos.
Já os sintéticos, por sua vez, são produzidos artificialmente. E, embora, tenham ação mais potente, são mais propícios a causar efeitos colaterais, como taquicardia, tremores, arritmia, ansiedade, pressão alta, insônia e agressividade.
Quais são os 10 melhores termogênicos naturais?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que são os termogênicos, acompanhe a nossa lista com os melhores e principais.
1. Cúrcuma
Além de exercer uma poderosa ação anti-inflamatória, a cúrcuma atua como um termogênico natural. Uma vez que estimula o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal.
Além disso, estudos demonstram que a cúrcuma é capaz de normalizar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, bem como regular os níveis de açúcar.
Como incluir na rotina: para obter os efeitos termogênicos da cúrcuma, você pode adicioná-la em sucos, smoothies, shots ou em qualquer outra bebida da sua preferência. Além disso, para maior comodidade, você também pode utilizar a cúrcuma em cápsulas.
Conheça agora mesmo o suplemento Cúrcuma da Vhita!
2. Gengibre
O gengibre já é bastante conhecido devido ao seu potencial de estimular a produção de energia, e, assim, acelerar o metabolismo.
O gingerol é a sua principal substância ativa, responsável não só pelo seu sabor único, mas também por exercer propriedades termogênicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Esse composto auxilia na queima de calorias, contribuindo para a perda de peso e a melhora do desempenho físico.
Como incluir na rotina: você pode adicionar pedaços de gengibre em chás, sucos, smoothies ou em qualquer outra bebida revigorante. Caso queira, você também pode utilizar o gengibre em pó.
3. Café
A cafeína, presente no café, estimula o maior gasto energético, favorecendo a queima de calorias e a perda de peso.
Além disso, a bebida favorita dos brasileiros é rica em antioxidantes, como os ácidos clorogênicos, que melhoram a saúde cardiovascular e regulam os níveis de açúcar no sangue.
Como incluir na rotina: para obter os seus efeitos termogênicos, você pode beber uma xícara de café preto antes do treino.
4. Chá verde
O chá verde é rico em catequinas e cafeína, que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura. Sendo, inclusive, uma excelente opção para substituir o café.
Além disso, as suas propriedades antioxidantes protegem as células e combatem os danos provocados pelos radicais livres.
Como incluir na rotina: você pode beber uma xícara de chá verde antes do treino, ou combiná-lo a outros chás revigorantes para potencializar o efeito e melhorar o sabor.
5. Chá preto
Além da cafeína, o chá preto contém teofilina em sua composição, que exerce função termogênica. Assim como o chá verde, ele também é um substituto eficaz para o café.
Bem como, o chá preto também chama atenção devido a sua grande quantidade de polifenóis, que são importantes para a saúde do coração.
Como incluir na rotina: você pode beber uma xícara de chá preto antes do treino, ou combiná-lo a outros chás revigorantes para potencializar o efeito e melhorar o sabor.
6. Coenzima Q10
Apesar de não ser um termogênico propriamente dito, a coenzima Q10 exerce um papel importante na produção de energia.
Essa substância promove a síntese de ATP, a principal fonte de energia das células. Por isso, a coenzima Q10 é crucial para potencializar a produção energética no corpo.
Como incluir na rotina: caso seja necessário, é possível incluí-la através de suplementos ou aumentando o consumo de alimentos fontes, como nozes, peixes e carnes. Neste caso, o ideal é consultar um médico para avaliar se há deficiência de coenzima Q10.
Você já conhece a Coenzima Q10 da Vhita?
7. Chá mate
Assim como o chá verde e o chá preto, o chá mate contém cafeína e antioxidantes, exercendo função de termogênico natural.
Além disso, ele também é uma boa opção para substituir o café, e variar os chás termogênicos no dia a dia.
Como incluir na rotina: você pode beber uma xícara de chá preto antes do treino, ou combiná-lo a outros chás revigorantes para potencializar o efeito e melhorar o sabor.
8. Pimenta
A capsaicina, presente na pimenta, é um composto ativo com alto poder termogênico, sendo extremamente eficaz para melhorar a produção de energia.
As pimentas preta e caiena, por exemplo, costumam ser as mais utilizadas, por provocarem um efeito quase “instantâneo”.
Como incluir na rotina: para obter os seus efeitos termogênicos, o ideal é adicionar uma pequena quantidade de pimenta em pó em sucos, shots, chás ou alguma outra bebida energizante.
9. Guaraná
O guaraná contém taninos e cafeína em sua composição, por isso, favorece a queima de calorias e acelera o metabolismo.
Além disso, as suas propriedades estimulantes melhoram o foco e a energia mental. Sendo um poderoso aliado para melhorar a atenção.
Como incluir na rotina: o ideal é adicionar o guaraná em pó em sucos, shots, chás ou alguma outra bebida energizante.
10. Canela
Além de oferecer um sabor único às preparações, a canela também possui propriedades termogênicas.
O cinamaldeído é o seu principal componente ativo, capaz de aumentar a termogênese e estimular a queima de calorias.
Além disso, a canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois melhora a sensibilidade à insulina.
Como incluir na rotina: o ideal é adicionar a canela em pó em sucos, café, shots, chás ou alguma outra bebida energizante.
Que horas tomar termogênico?
O momento ideal para consumir termogênicos é durante o dia, preferencialmente antes do treino, com o objetivo de otimizar os seus efeitos energéticos e metabólicos.
Recomendamos evitar a ingestão após as 17h para evitar possíveis interferências no sono, já que a ativação promovida pelos termogênicos pode ser causa de insônia.
Quer continuar investindo em sua qualidade de vida? Então siga a Vhita nas redes sociais e viva com mais bem-estar!
Quer saber mais?
- Cúrcuma longa: qual comprar? Diferenciais Cúrcuma da Vhita
- Coenzima Q10 confiável: Como identificar?
Referências
COSTA, J. A. et al. Potencial termogênico dos compostos bioativos no contexto da obesidade. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. 1-6, 2022.
MURARO, C. R.; SALDANHA, R. P. Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo. REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE, v. 1, n. 1, p. 85-96, 2016.
PEÇANHA, A. M. M.; FRIGERI, R.; SILVA, J. N. F. SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS: EVIDÊNCIAS SOBRE A SUA EFICÁCIA NA REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 65, p.544-553, 2017.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.