Teste caseiro do ômega 3 – Saiba aqui como fazer

| | ,

Escolher um bom suplemento de ômega 3 é um desafio, exige a compreensão de alguns conceitos sobre o grupo das gorduras e atenção aos detalhes dos rótulos. Além disso, se disseminou pela cultura popular, testes caseiros que podem ser feitos para avaliar a qualidade do suplemento de ômega 3, os principais são o teste do copinho e o do congelador. Já ouviu falar? Sabe como esses testes são feitos e como interpretar os resultados? Entenda aqui!

Teste caseiro do ômega 3: Teste do copinho de isopor

O teste do copinho é quando uma cápsula de ômega 3 é furada e o óleo é despejado em um copo de isopor com água morna caracterizada como “água a temperatura do corpo”. Passado alguns minutos, o óleo de peixe considerado de qualidade deve corroer o copo de isopor. Se corroer é porque o ômega 3 é de qualidade.

A justificativa para esse efeito está na capacidade do ômega 3 eliminar substâncias indesejadas da nossas artérias, melhorando assim, a circulação sanguínea e prevenindo doenças do coração.

Por que isso acontece?

A capacidade de derreter o isopor é uma característica do ômega 3 etil éster, independente dele ser de qualidade ou não. Ou seja, o que acontece na verdade é uma reação química entre o óleo de peixe, água morna e o isopor, isso não significa que o produto é de qualidade ou não, ou que fará mal a saúde.

Assim como a água pode dissolver o açúcar o Etil ester interage com o isopor. Isso é só uma característica do produto.  Existem ômegas 3 de qualidade que se colocados nessas condições, não derretem o isopor.

Ômega 3 etil éster tem essa característica de reagir com o isopor, mas isso nada mais é do que uma reação físico-química, sem nenhuma correlação com a qualidade do produto.

Outra coisa que é preciso esclarecer é absorvido e induz a formação de mediadores lipídicos que terão ação anti-inflamatória para reduzir as substâncias indesejadas que podem causar problemas de coração.

Teste caseiro do ômega 3: Teste do congelador

Coloca a cápsula na geladeira, se ela congelar é porque o ômega 3 não é bom.

Por que isso acontece?

Novamente, o que acontece é uma reação físico-química. As gorduras, em especial os ácidos graxos, possuem ponto de congelamento diferentes. Os ácidos graxos saturados, possuem ponto de congelamento menor do que os ácidos graxos insaturados (ômega 3) entretanto, dependendo da temperatura, um ômega 3 bom também pode congelar.

Além de visão crítica para filtrar a infinidade de informações encontradas no mundo online. Especialistas alertam para os riscos de consumir suplementos de baixa qualidade. Algumas fontes até apresentam testes para ser feito nas capsulas, mas cuidado com as informações. Elas precisam ter embasamento científico, se aproveitam da ignorância de leigos para criar estratégias de marketing como os testes conhecidos.

Veja o que é preciso observar para escolher um bom suplemento de ômega 3:

O ômega 3 é uma gordura. Gorduras ou lipídeos é um dos  macronutriente a qual se subdivide em vários grupos de acordo com a estrutura química.

Suplementos de óleo de peixe, cujo objetivo é fornecer boa quantidades de ômega 3, podem ser frabricados por diferentes veículos. É  importante entender que o veículo que carrega o ômega 3 pode ser composto de estruturas químicas diferentes.

Infelizmente, algumas pessoas se aproveitam da ignorância de outras para lançar conteúdos dessa categoria na internet. Existe uma explicação técnica para isso, e não tem nada a vê com a qualidade do suplemento. Existem diferentes categorias para as gorduras: simples, compostas e derivadas.

Quer saber mais?

 
Anterior

Ômega 3 em cápsulas e outras opções

Uso do colágeno verisol em cirurgia bariátrica: quanto e como tomar?

Próximo

12 comentários em “Teste caseiro do ômega 3 – Saiba aqui como fazer”

  1. Aqui leio uma afirmação do mesmo jeito que foi me afirmada que o omega 3 derrete isopor é melhor! ou seja: afirmações sem teor cientifico e fontes de respeito. Continuo na duvida!

    Responder
    • Bom dia Hidaltoni,
      Como vai?
      Nós da Vhita temos a preocupação de sempre levar os melhores conteúdos para vocês, e sempre, baseado em estudos científicos. Se continuar navegando pelo nosso blog vai perceber que ao final da página sempre deixamos as referências utilizadas de revistas científicas que são publicas nas maiores bases de dados da área da saúde (pubmed e google scholar) 🙂
      Caso continue com dúvidas,
      Pode contar com a gente!
      Mas uma dica legal que pode resolver a sua dúvida sobre o teste caseiro, é você assistir a esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mx4u1tlsYnM&t=35s

      Responder
  2. Comprei 240cps de ômega 3 da Vhita, porém observei que a cor da cápsula é amarelo citrino e não amarelo caramelo como da marca que utilizo (OmegaPURE®) , o plástico da cps é mais resistente, porém não é gastro-resistente como o da PURE e como eu retirei a vesícula, qdo eu faço a ingestão do ômega de vocês ele solta meu intestino exatamente 1h. após, já o ômega da PURE isso não acontece, por gentileza, gostaria de obter essas informações, pois existem duas opções: 1-não ser recomendado para o meu caso. 2-o Ômega 3 que comprei da Vhita pode ter sido adulterado (embora a embalagem tenha chegado lacrada e veio até uma revista com os produtos), gostaria que enviassem para meu e-mail os laudos que vcs possuem, por hora, obrigado!

    Responder
    • Bom dia Edson!
      Sobre suas dúvidas, Pode ficar tranquilo, a coloração pode variar de acordo com a composição do suplemento, no caso de um ômega 3 mais puro, a coloração será mais clara mesmo.
      No caso do ômega 3 Vhita, além de contar com o selo IFOS, o encapsulamento do ômega 3 é feito com a HLCaps, outra referência de qualidade. E também, contém vitamina E em sua cápsula, para manter a integridade sem perder a concentração do ômega 3 presente na cápsula por todo o período de validade.
      Pedimos para uma de nossas nutricionistas entrar em contato com a marca que comentou, e além deles não terem o selo IFOS, não revelam o nome da marca de sua matéria-prima para verificarmos a qualidade e referência do seu suplemento.
      Uma dica para te ajudar a controlar o intestino, é consumir o ômega 3 Vhita junto a uma refeição grande, que dessa forma você evita sintomas gastrointestinais desconfortáveis.
      Sobre os laudos técnicos, pedimos para a nossa equipe de atendimento entrar em contato com você por e-mail para te enviar tudo 🙂
      Qualquer outra dúvida Edson,
      Estamos à disposição!

      Qualquer outra dúvida Edson,
      Estamos à disposição!

      Responder
  3. Olá!

    Podem me informar se o omega 3 de Vitha vem livre de metais pesados? se sim , vem escrito no rotulo da embalagem?

    grata,

    ENEIDA VILELA

    Responder
    • Eneida, tudo bem por aí?

      Siim! Ômega 3 da Vhita é livre de metais pesados, e isso é comprovados pelos laudos e selos de qualidade do produto que podem ser consultados 🙂

      Responder
    • Fernando, tudo bem?

      Testes caseiros não funcionam para testar a qualidade do produto. Como mencionado no post, a melhor forma te ter certeza que esteja tomando ômega 3 de qualidade é sempre verificar a concentração de EPA e DHA por cápsula do produto, verificar se o produto apresenta selos que certificação de qualidade e pureza, etc. O intuito do post não é ”colocar pulga atrás da orelha” e sim te informar que testes caseiros não são termômetros para avaliar qualidade de suplementos.

      Responder
  4. Oi comprei aqui em uma farmacia de minha cidade em santa catarina 120 capsulas de omega 3 por 9.90 reais e noventa centavos sera que e mesmo verdadeiro como saber obrigado

    Responder
    • Fatima, tudo bem por aí?

      Você precisa verificar se na embalagem possui sinalização do produto ter selo IFOS, é importante verificar a tabela nutricional e a listagem de ingredientes para entender o que de fato tem dentro do ômega que você comprou e principalmente, o ômega 3 deve apresentação por cápsula pelo menos 250 mg de EPA e DHA. Beijos 🙂

      Responder

Deixe um comentário