Pode tomar colágeno antes de dormir? | Qual o melhor horário?

| | , ,

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos.

Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido através da alimentação, mas, alguns fatores do dia a dia, como a exposição aos raios solares, alto consumo de açúcares e gorduras, bebidas alcoólicas, cigarro e outros, afetam radicalmente a sua fabricação pelo corpo.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira conhecer melhor sobre a proteína de colágeno, leia este texto completo e veja o vídeo abaixo da Dra. Priscila Gontijo. 

Por esses e outros motivos, a busca pela suplementação do nutriente tem aumentado cada vez mais. Embora o nutriente seja natural, com tantas marcas e produtos disponíveis no mercado, é de extrema importância conhecer bem sobre o suplemento que você irá consumir, suas recomendações de uso e ações no corpo.

COLÁGENO DE MANHÃ

A variedade que o mercado de suplementos oferece aumentou muito. Hoje em dia é possível encontrar apresentações de colágeno em forma de cápsulas, gomas ou em pó.

Cada um deles atende a uma necessidade e público diferentes, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades, veja só:

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas de doces ou salgados, desde ovos mexidos até salada de frutas.

Para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma outra alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

COLÁGENO COM LANCHES

Para os lanches é a mesma coisa, nos dias de trabalho, invista na praticidade!

Leve lanches em que você possa adicionar o colágeno, como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não vai alterar os sabores!

COLÁGENO COM GRANDES REFEIÇÕES

Consumir colágeno no horário do almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem digeridos pelo organismo. Por isso, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste horário.

COLÁGENO ANTES DE DORMIR

Até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

Por isso, a eficácia da proteína continua sendo a mesma, o que pode te permite variar entre tomar neste horário ou em outro momento, o que conta é sua preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

ALBAUGH, Vance L.; MUKHERJEE, Kaushik; BARBUL, Adrian. Proline precursors and collagen synthesis: biochemical challenges of nutrient supplementation and wound healing. The Journal of nutrition, v. 147, n. 11, p. 2011-2017, 2017.

HEATON, Lisa E. et al. Selected in-season nutritional strategies to enhance recovery for team sport athletes: a practical overview. Sports Medicine, v. 47, n. 11, p. 2201-2218, 2017.

JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. Revisión de los efectos beneficiosos de la ingesta de colágeno hidrolizado sobre la salud osteoarticular y el envejecimiento dérmico. Nutr Hosp, v. 32, n. Supl 1, p. 62-66, 2015.

 
Anterior

Dicas de especialização em business para você empreender

Veja 4 vantagens de ser um nutricionista autônomo

Próximo

43 comentários em “Pode tomar colágeno antes de dormir? | Qual o melhor horário?”

    • Pode consumir e qualquer horário, com água ou suco.
      O colágeno é um nutriente e não um remédio, portanto, não há um melhor horário de consumo.

      Responder
    • Isso que importa mesmo Bruna =)
      Enquanto não tivermos contraindicações ou indicações pelos estudos científicos, o que vale é realmente não esquecer =)

      Responder
  1. Eu quero me habituar a tomar colágeno, mas tenho uma rotina muito corrida. Vocês tem alguma dica sobre mudanças de hábitos, ou algum texto sobre isso pra me recomendar?

    Responder
    • Bom dia Vivi!
      Como vai?
      Na verdade, o colágeno irá atuar na melhora da irregularidade da pele, diminuindo as ondulações comuns da celulite. Porém ele não atua na perda de gordura do organismo.
      O mecanismo fisiológico da perda da gordura envolve a quebra das moléculas de gordura em partículas menores, relacionadas com a respiração. Portanto, a principal forma de eliminação de gordura corporal é através da respiração, através da eliminação em dióxido de carbono.
      Caso tenha mais alguma dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
    • Boa tarde Alexandra!
      Como vai?
      Consultamos nossa nutricionista sobre essa questão e ela informou que por não se tratar de carboidratos e sim uma quantidade mínima de proteínas, não é problema algum consumir o colágeno no seu jejum.
      Qualquer oura dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
    • Bom dia Sonia!
      Como vai?
      Para essa resposta o ideal é você consultar o seu médico de confiança, pois apenas ele sabe do seu histórico 🙂
      No mais,
      Estamos à disposição!

      Responder
    • Bom dia Maria!
      Como vai?
      Se a sua queixa são as dores, o recomendado é o ÁgilPlus, que você encontra através desse link:
      https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Agora o melhor horário para consumir o Body Vhita é até 1 h após o exercício, ou em refeições com pouca proteína, como lanches intermediários.
      Qualquer dúvida Maria,
      Estamos à disposição!

      Responder
  2. Oi! Comprei os três produtos – BODY VHITA, COLLAGEN VHITA e AGULPLUS. Eu preciso usar o específico para unhas, cabelos… E o específico para articulações. O terceiro será usado por meu marido (muscular?). Qual a função de cada um?! Estou atrapalhada! 🤭 Desde já agradeço! 🙏

    Responder
    • Oi Mônica, tudo bem?
      Fez um excelente investimento na sua saúde. Parabéns!

      O Collagen Vhita é o colágeno específico para a pele, unhas e cabelos. É feito 100% com verisol e a dose diária de consumo é de 3g. Pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados consistem na redução de linhas de expressão, melhora da firmeza e elasticidade da pele, fortalecimento das unhas e cabelos e redução da celulite. Podem ser notados a partir de 8 semanas de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      O AgilPlus é o colágeno específico para as articulações e cartilagens, feito com colágeno hidrolisado peptan e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 B2coll, é o melhor colágeno para prevenir e tratar o desgaste e a dor osteoarticular. Pode ser tomado com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados podem ser notados a partir de 1 mês de consumo diário na redução das dores e até 3 meses para reconstituição parcial da cartilagens.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      O Body Vhita é o colágeno específico para a fibra muscular. Feito 100% com bodybalance, deve ser tomado na porção de 15g ao dia com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Em associação com uma rotina regular de exercícios físicos, o body pode promover melhora da composição corporal (redução de gordura e aumento de massa magra) e aumento da força e resistência muscular após 12 semanas (3 meses) de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
    • Oi Flávia, tudo bem?
      Pode sim, sem problema algum.
      O verisol pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência, seja quente ou geleda.
      Abraços!

      Responder
    • Oi Maura, tudo bem?
      Pode sim.
      Com exceção do bodybalance, os estudos mostram os benefícios da suplementação de colágeno para a pele e para as articulações, sem a necessidade da prática de exercícios físicos.
      Abraços.

      Responder
  3. Eu uso o colágeno hidrolisado. Tomo uma cápsula pela manhã e outra durante a noite antes de dormir.
    Qual o jeito correto para tomar?

    Responder
    • Como vai Ivone.

      Primeiramente o ideal é você saber se está tomando a quantidade correta. Colágenos a base de Verisol a indicação é de 2,5g, o que você só conseguiria em pelo menos 3 comprimidos ou cápsulas, e outros colágenos a indicação é de aproximadamente 10g, o que precisaria de pelo menos 10 cápsulas ao dia. Avalie se a quantidade está correta, tudo bem?

      Com relação ao horário é de sua preferência, desde que mantenha a rotina e evite consumir próximo a grandes refeições! 😉

      Responder
  4. Uma pessoa com ácido úrico com nível 9 (acima do normal que é 7 para os homens) , pode fazer uso do colágeno pra reposição da cartilagem sem restrições? Teria algum problema com as proteínas?

    Responder
    • Nilce, tudo bem com você?

      Nesse caso o ideal é consultar um médico para que eu possa avaliar se o consumo do colágeno considerando o ácido úrico 9, pode acarretar algum problema no seu organismo 🙂

      Responder
    • Tania, tudo bem por aí?

      Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

      Responder
  5. Bom dia
    Compro meu colágeno em pó hidrolisado em casas de grãos essas de produtos naturais…alguma diferença da farmácia?
    Eu tomo 10grs diárias misturadas no café da manhã.
    Devo mudar ?

    Responder
  6. Olá
    Posso tomar Colágeno hidrolizado +vitamina C,vou tomar pela primeira vez,quantas vezes ao dia eu tenho que tomar?Qual a quantidade mínima?

    Responder
    • Olá Fabiola, tudo bem?

      O Collagen Vhita VERISOL é um produto puro! O Verisol é um peptideo bioativo, então a sua absorção já é muito eficiente, mesmo em uma dieta pobre em vitamina C. A quantidade de vitamina C necessária para aumentar a absorção do colágeno é muito baixa, facilmente atingida na dieta brasileira com o consumo de frutas, verduras e legumes. Mas você pode consumir o VERISOL a vitamina C também, sem problemas!

      Recomendamos o uso de 3 gramas por dia, o que equivale à 2 dosadores do nosso Verisol em pó ou 3 comprimidos do produto versão cápsula.

      O que acha de dar uma olhadinha? 🙂

      https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889716874

      Responder

Deixe um comentário