O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos.

Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido através da alimentação, mas, alguns fatores do dia a dia como a exposição aos raios solares, alto consumo de açúcares e gorduras, bebidas alcoólicas, cigarro e outros, afetam radicalmente a sua fabricação.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira conhecer melhor sobre a proteína de colágeno, leia este texto completo ou veja o vídeo abaixo da Dra. Priscila Gontijo.

Por esses e outros motivos, a busca pela suplementação do nutriente tem aumentado cada vez mais. Embora o nutriente seja natural, com tantas marcas e produtos disponíveis no mercado, é de extrema importância conhecer bem sobre o suplemento que você irá consumir, suas recomendações de uso e ações no corpo.

COLÁGENO DE MANHÃ

A variedade que o mercado de suplementos oferece aumentou muito. Hoje em dia é possível encontrar apresentações de colágeno em forma de cápsulas, gomas ou em pó.

Cada um deles atende à uma necessidade e público diferente, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades, veja só:

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas de doces ou salgados, dos ovos mexidos até a salada de frutas.

Para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma outra alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

COLÁGENO COM LANCHES

Para os lanches é a mesma coisa, nos dias de trabalho, invista na praticidade!

Leve lanches que possa adicionar o colágeno como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não irá alterar nos sabores!

COLÁGENO COM GRANDES REFEIÇÕES

Consumir colágeno no horário do almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição, não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem metabolizados pelo organismo. Por isso, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste horário.

COLÁGENO ANTES DE DORMIR

Nunca fora evidenciado em algum estudo a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

Por isso, a eficácia da proteína continua sendo a mesma, o que pode te permite variar entre tomar neste horário ou em outro momento, o que conta é sua preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

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Referências:

ALBAUGH, Vance L.; MUKHERJEE, Kaushik; BARBUL, Adrian. Proline precursors and collagen synthesis: biochemical challenges of nutrient supplementation and wound healing. The Journal of nutrition, v. 147, n. 11, p. 2011-2017, 2017.

HEATON, Lisa E. et al. Selected in-season nutritional strategies to enhance recovery for team sport athletes: a practical overview. Sports Medicine, v. 47, n. 11, p. 2201-2218, 2017.

JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. Revisión de los efectos beneficiosos de la ingesta de colágeno hidrolizado sobre la salud osteoarticular y el envejecimiento dérmico. Nutr Hosp, v. 32, n. Supl 1, p. 62-66, 2015.