Pode tomar colágeno antes de dormir? | Qual o melhor horário?

| | , ,

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos.

Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido através da alimentação, mas, alguns fatores do dia a dia, como a exposição aos raios solares, alto consumo de açúcares e gorduras, bebidas alcoólicas, cigarro e outros, afetam radicalmente a sua fabricação pelo corpo.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira conhecer melhor sobre a proteína de colágeno, leia este texto completo e veja o vídeo abaixo da Dra. Priscila Gontijo. 

Por esses e outros motivos, a busca pela suplementação do nutriente tem aumentado cada vez mais. Embora o nutriente seja natural, com tantas marcas e produtos disponíveis no mercado, é de extrema importância conhecer bem sobre o suplemento que você irá consumir, suas recomendações de uso e ações no corpo.

COLÁGENO DE MANHÃ

A variedade que o mercado de suplementos oferece aumentou muito. Hoje em dia é possível encontrar apresentações de colágeno em forma de cápsulas, gomas ou em pó.

Cada um deles atende a uma necessidade e público diferentes, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades, veja só:

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas de doces ou salgados, desde ovos mexidos até salada de frutas.

Para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma outra alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

COLÁGENO COM LANCHES

Para os lanches é a mesma coisa, nos dias de trabalho, invista na praticidade!

Leve lanches em que você possa adicionar o colágeno, como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não vai alterar os sabores!

COLÁGENO COM GRANDES REFEIÇÕES

Consumir colágeno no horário do almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem digeridos pelo organismo. Por isso, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste horário.

COLÁGENO ANTES DE DORMIR

Até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

Por isso, a eficácia da proteína continua sendo a mesma, o que pode te permite variar entre tomar neste horário ou em outro momento, o que conta é sua preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

ALBAUGH, Vance L.; MUKHERJEE, Kaushik; BARBUL, Adrian. Proline precursors and collagen synthesis: biochemical challenges of nutrient supplementation and wound healing. The Journal of nutrition, v. 147, n. 11, p. 2011-2017, 2017.

HEATON, Lisa E. et al. Selected in-season nutritional strategies to enhance recovery for team sport athletes: a practical overview. Sports Medicine, v. 47, n. 11, p. 2201-2218, 2017.

JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. Revisión de los efectos beneficiosos de la ingesta de colágeno hidrolizado sobre la salud osteoarticular y el envejecimiento dérmico. Nutr Hosp, v. 32, n. Supl 1, p. 62-66, 2015.

 
Anterior

Dicas de especialização em business para você empreender

Veja 4 vantagens de ser um nutricionista autônomo

Próximo

33 comentários em “Pode tomar colágeno antes de dormir? | Qual o melhor horário?”

    • Pode consumir e qualquer horário, com água ou suco.
      O colágeno é um nutriente e não um remédio, portanto, não há um melhor horário de consumo.

      Responder
    • Isso que importa mesmo Bruna =)
      Enquanto não tivermos contraindicações ou indicações pelos estudos científicos, o que vale é realmente não esquecer =)

      Responder
  1. Eu quero me habituar a tomar colágeno, mas tenho uma rotina muito corrida. Vocês tem alguma dica sobre mudanças de hábitos, ou algum texto sobre isso pra me recomendar?

    Responder
    • Bom dia Vivi!
      Como vai?
      Na verdade, o colágeno irá atuar na melhora da irregularidade da pele, diminuindo as ondulações comuns da celulite. Porém ele não atua na perda de gordura do organismo.
      O mecanismo fisiológico da perda da gordura envolve a quebra das moléculas de gordura em partículas menores, relacionadas com a respiração. Portanto, a principal forma de eliminação de gordura corporal é através da respiração, através da eliminação em dióxido de carbono.
      Caso tenha mais alguma dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
    • Boa tarde Alexandra!
      Como vai?
      Consultamos nossa nutricionista sobre essa questão e ela informou que por não se tratar de carboidratos e sim uma quantidade mínima de proteínas, não é problema algum consumir o colágeno no seu jejum.
      Qualquer oura dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
    • Bom dia Sonia!
      Como vai?
      Para essa resposta o ideal é você consultar o seu médico de confiança, pois apenas ele sabe do seu histórico 🙂
      No mais,
      Estamos à disposição!

      Responder
    • Bom dia Maria!
      Como vai?
      Se a sua queixa são as dores, o recomendado é o ÁgilPlus, que você encontra através desse link:
      https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Agora o melhor horário para consumir o Body Vhita é até 1 h após o exercício, ou em refeições com pouca proteína, como lanches intermediários.
      Qualquer dúvida Maria,
      Estamos à disposição!

      Responder
  2. Oi! Comprei os três produtos – BODY VHITA, COLLAGEN VHITA e AGULPLUS. Eu preciso usar o específico para unhas, cabelos… E o específico para articulações. O terceiro será usado por meu marido (muscular?). Qual a função de cada um?! Estou atrapalhada! 🤭 Desde já agradeço! 🙏

    Responder
    • Oi Mônica, tudo bem?
      Fez um excelente investimento na sua saúde. Parabéns!

      O Collagen Vhita é o colágeno específico para a pele, unhas e cabelos. É feito 100% com verisol e a dose diária de consumo é de 3g. Pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados consistem na redução de linhas de expressão, melhora da firmeza e elasticidade da pele, fortalecimento das unhas e cabelos e redução da celulite. Podem ser notados a partir de 8 semanas de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      O AgilPlus é o colágeno específico para as articulações e cartilagens, feito com colágeno hidrolisado peptan e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 B2coll, é o melhor colágeno para prevenir e tratar o desgaste e a dor osteoarticular. Pode ser tomado com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados podem ser notados a partir de 1 mês de consumo diário na redução das dores e até 3 meses para reconstituição parcial da cartilagens.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      O Body Vhita é o colágeno específico para a fibra muscular. Feito 100% com bodybalance, deve ser tomado na porção de 15g ao dia com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Em associação com uma rotina regular de exercícios físicos, o body pode promover melhora da composição corporal (redução de gordura e aumento de massa magra) e aumento da força e resistência muscular após 12 semanas (3 meses) de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
    • Oi Flávia, tudo bem?
      Pode sim, sem problema algum.
      O verisol pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência, seja quente ou geleda.
      Abraços!

      Responder
    • Oi Maura, tudo bem?
      Pode sim.
      Com exceção do bodybalance, os estudos mostram os benefícios da suplementação de colágeno para a pele e para as articulações, sem a necessidade da prática de exercícios físicos.
      Abraços.

      Responder
  3. Eu uso o colágeno hidrolisado. Tomo uma cápsula pela manhã e outra durante a noite antes de dormir.
    Qual o jeito correto para tomar?

    Responder
    • Como vai Ivone.

      Primeiramente o ideal é você saber se está tomando a quantidade correta. Colágenos a base de Verisol a indicação é de 2,5g, o que você só conseguiria em pelo menos 3 comprimidos ou cápsulas, e outros colágenos a indicação é de aproximadamente 10g, o que precisaria de pelo menos 10 cápsulas ao dia. Avalie se a quantidade está correta, tudo bem?

      Com relação ao horário é de sua preferência, desde que mantenha a rotina e evite consumir próximo a grandes refeições! 😉

      Responder

Deixe um comentário