O suplemento mais famoso atualmente é o whey protein, o qual pode ser encontrado em diferentes versões como: o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado. 

Existem até produtos comercializados como “whey vegano”, que apesar do nome whey, não são whey protein. Isso porque o suplemento que realmente é um “whey” deve ser de uma única origem: a proteína do soro do leite. 

O “whey vegano” na verdade é uma proteína de origem vegetal e não do leite. Dessa forma, ao procurar por um whey vegano, entenda que você está buscando por um “suplemento proteico de origem vegetal”, não um “whey”.

Veja agora, como essa fonte alternativa de proteína funciona e quais são as diferenças entre os suplementos de proteína vegetal e animal. Além de qual irá ajudar na melhor absorção da proteína e promover o benefício de ganho de massa muscular em nosso corpo após a realização de exercícios.

QUAL WHEY É MELHOR PARA O GANHO DE MASSA MUSCULAR?

Vários fatores podem influenciar na absorção de uma proteína pensando no ganho de massa muscular, seja essa proteína a que consumimos através dos alimentos ou dos suplementos.

Como, por exemplo, o processo de cozimento do alimento e a composição dos aminoácidos que formam a proteína do alimento ou suplemento influenciam na absorção da proteína em nosso corpo.

Quando comparamos uma proteína de origem vegetal (que pode ser: proteína do farelo de arroz, grão de bico, proteína da soja, entre outras) com uma proteína de origem animal (exemplo: proteína do soro do leite, l-carnitina, albumina, entre outras), observamos informações opostas sobre qual é melhor absorvida.

Veja nos tópicos a seguir, estudos em modelo animal e com humanos que compararam proteínas de origem vegetal e animal em relação a como elas são aproveitadas pelo corpo e  como foram eficientes em estimular o ganho de massa muscular. 

ESTUDO CIENTÍFICO EM MODELO ANIMAL

Alguns estudos científicos feito em modelos animais não viram diferença entre a proteína de origem vegetal comparada a animal. Enquanto outros estudos demonstram que a proteína de origem animal é melhor aproveitada pelo corpo humano.

Como no estudo publicado em 2015 por um grupo de pesquisadores coreanos que avaliou se a proteína do farelo de arroz era melhor aproveitada pelo corpo  quando comparada a uma proteína do soro do leite.

No resultado, o estudo afirmou que a proteína de farelo de arroz parece ser uma proteína vegetal promissora, podendo ser tão boa para o corpo quanto uma proteína de origem animal.

O estudo ainda mostrou que o corpo aproveita de forma semelhante tanto a proteína vegetal quanto a animal. Ou seja, não teve uma proteína melhor nem uma pior, quando comparado a fonte de origem do whey protein, com uma proteína de origem vegetal específica (farelo de arroz).

Mas apesar desse resultado, quando a avaliação é feita em humanos, o resultado parece ser um pouco diferente. 

ESTUDO CIENTÍFICO EM HUMANOS

Estudos que avaliaram a influência do consumo de proteínas na produção de músculos pelo organismo, mostram que tanto a proteína do soro do leite quanto a proteína da soja possuem alto valor nutricional para o corpo.

Entretanto quando buscamos o melhor resultado possível para o ganho de massa muscular, um dos maiores nomes da nutrição esportiva, o pesquisador americano Stuart Phillips, afirma algo diferente em seus trabalhos.

O pesquisador observou que apesar das duas proteínas serem consideradas altamente nutritivas,  o que significa que promovem um bom estímulo para a produção de massa muscular, tanto no repouso quanto após o exercício, a proteína do soro do leite e outras de origem animal são mais eficientes nessa função.

AFINAL, WHEY PROTEIN TRADICIONAL OU “VEGANO”?

Para essa pergunta a resposta é mais simples que o resto, afinal, depende.
Se você é vegetariano, não há o que questionar, tanto a opção da proteína do farelo do arroz quanto a proteína do soro da soja são boas opções, de acordo com os estudos.

Pois mesmo com a capacidade de estímulo de ganho de massa muscular um pouco menor, é possível trabalhar estratégias alimentares e ter o máximo de ganho de massa muscular de acordo com o exercício realizado.
Agora se você não é vegetariano, o whey protein tradicional, da proteína do soro do leite, ainda é a melhor opção para o ganho de massa muscular.

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Referências:

HAN, Sung-Wook; CHEE, Kyu-Man; CHO, Seong-Jun. Nutritional quality of rice bran protein in comparison to animal and vegetable protein. Food chemistry, v. 172, p. 766-769, 2015.

VAN VLIET, Stephan; BURD, Nicholas A.; VAN LOON, Luc JC. The skeletal muscle anabolic response to plant-versus animal-based protein consumption. The Journal of nutrition, v. 145, n. 9, p. 1981-1991, 2015.