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Paleta de cores: primeiro passo para criar sua identidade visual

paleta de cores para nutricionistas
7 minutos de leitura

O planejamento de marketing digital engloba diversos detalhes cruciais para que uma empresa se consolide no mundo virtual.

Alguns exemplos são o uso de imagens impactantes e atraentes, tipologia ideal, conteúdo de qualidade e a escolha da paleta de cores perfeita. 

Esses detalhes, muitas vezes, podem passar despercebidos, mas a verdade é que eles são poderosos, pois a escolha de elementos, como a paleta de cores, torna a marca mais harmônica, marcante e única.

Pensando no quão importante é reforçar a marca do seu consultório de nutrição, preparamos um conteúdo com algumas dicas fundamentais de como escolher a melhor paleta de cores para a criação da sua identidade visual profissional.

Por que a paleta de cores é importante para a identidade visual?

Paleta de cores é a união de cores que combinam entre si. Ou seja, é um conjunto de tonalidades que ficam harmônicas quando colocadas juntas. Essa é uma ferramenta essencial para considerar na identidade visual da sua marca.

Afinal, as cores conseguem passar informações e sentimentos. Então, se não fizer a escolha certa, poderá passar uma mensagem que não deseja

Além disso, vai gerar certa confusão no seu público ou, até mesmo, afastá-lo. Por isso, é importante fazer a escolha certa para você conseguir comunicar-se com as pessoas de forma harmoniosa e profissional.

Podendo incluir a paleta de cores em todas as postagens das suas redes sociais, cartão de visitas, sites, etc.

Quando escolher uma cor deve-se levar em conta: 

  • Qual é o meu segmento e meu produto? 
  • Quais sentimentos quero transmitir com a minha logomarca?
  • Com qual cor e variações de cor eu devo trabalhar?

Quais os significados das cores para o marketing?

Existem algumas tonalidades que transmitem delicadeza, enquanto outras passam a ideia de poder. Por isso, o primeiro passo é entender o que significa cada cor para definir sua paleta de cores.

Por isso, pense nas emoções que melhor se alinham com a personalidade que você deseja que a sua marca tenha.

As emoções transmitidas por cada cor não são universais, cada indivíduo pensa nas cores um pouco diferente, mas, em geral, as emoções associadas às cores são essas: 

  • Laranja: entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.
  • Verde: frescor, equilíbrio e harmonia.
  • Azul: poder, segurança e confiança.
  • Vermelho: ação, urgência e agilidade.
  • Amarelo: felicidade, simpatia e animação.
  • Rosa: romance, docilidade e inocência.
  • Roxo: luxo, mistério e beleza.
  • Cinza: conservadorismo, modernidade, formalidade e solidez.
  • Branco: luminosidade, limpeza e tranquilidade.
  • Preto: força, formalidade e elegância.

Compreender quais dessas características mais combinam com a personalidade e o propósito da sua marca irá auxiliar você a definir uma cor-chave para criar uma paleta de cores para a sua identidade visual.

Como começar a definir a minha paleta de cores?

Para começar o processo de escolha da cor de sua logomarca, olhe para o seu produto ou serviço e veja quais são as cores predominantes.

Por exemplo, quando falamos de nutrição ou nutricionista, uma das primeiras coisas que vem na nossa cabeça é a maçã (vermelho e verde), ou um símbolo de uma alimentação saudável. 

Isso, como citamos anteriormente, é muito genérico e não necessariamente você usará essas cores na sua arte final, mas é um excelente ponto de partida.

Então, assim que você definir uma ou duas cores, pode procurar combinações delas ou outras opções usando uma ferramenta chamada Círculo Cromático, que, tradicionalmente, vem com 12 cores distribuídas em um círculo, como no exemplo a seguir:

círculo-cromático-nutrição
Círculo Cromático

Vamos pegar o exemplo da cor azul (mais clara), utilizando o círculo cromático podemos escolher diversas combinações: 

Cores opostas: complementares

As cores complementares são tons que no círculo cromático ficam em posições opostas. Essas cores combinam bem e podem ser usadas em uma mesma paleta de cores para identidade visual, porém é preciso ter muita cautela.

Justamente por serem complementares, elas são cores fortes, que, quando não utilizadas na medida certa, podem resultar em exagero.

Cores complementares decompostas

Esta categoria compõe a junção de três cores que são opostas e sua junção forma um triângulo no centro do círculo cromático.

Usando uma dessas combinações na sua paleta de cores o efeito é de grande contraste, mas mantém a harmonia entre as cores. 

Normalmente, nessa combinação temos uma cor forte e duas mais suaves, podendo ser ainda uma cor quente e outras duas em tons frios.

Com essa combinação, não há muitas chances de erros em sua paleta de cores, as combinações são ideais para qualquer projeto de identidade visual. Como, por exemplo, postagens no instagram profissional.

Cores análogas

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, por isso temos uma cor mais vibrante e duas variações mais suaves.

Se optar por cores análogas em sua paleta de cores, escolha uma cor vibrante, que possa trazer mais vida ao projeto. A escolha da cor principal também pode ser pensada de acordo com o significado de cada tom.

Quais ferramentas utilizar para definir a paleta de cores?

Sabemos que, muitas vezes, é um desafio fazer combinações poderosas e harmônicas para a paleta de cores. Por exemplo, como escolher a combinação entre as cores análogas ou complementares?

Ou, até mesmo, como saber de que forma investir no contraste sem prejudicar a imagem do site ou a arte?

Pensando nessas dificuldades, separamos algumas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar você no desenvolvimento da sua paleta de cores para a sua identidade visual: 

  • Adobe Color
  • Cor lisa; Amante da cor 
  • Paletton 
  • Caçador de Cores 
  • Paletas de Cinema 
  • TinEye

Para construir a identidade visual da marca é fundamental definir a paleta de cores a fim de que as tonalidades harmonizem com o propósito da marca.

Para isso, escolha uma ou duas cores primárias e conte com a ajuda de ferramentas para definir a paleta e as outras cores a partir dela.

Sugestões de paleta de cores para cada nicho de atendimento da Nutrição

Clínica Funcional

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Esportiva

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Estética

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Materno-Infantil

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Com isso, podemos concluir que ter uma paleta de cores para identidade visual da sua marca traz muitas vantagens, pois você consegue transmitir uma ideia mostrando um pouco de “quem somos” por meio das cores.

A Vhita conta com diversos produtos em seu portfólio que são desenvolvidos com as melhores matérias-primas para sua prescrição ficar ainda mais funcional.

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Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

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