|
A cúrcuma com pimenta preta é uma combinação que junta dois princípios ativos: curcumina (presente na cúrcuma) e piperina (presente na pimenta).
Essa associação tem o objetivo de melhorar a absorção da curcumina, e também potencializar os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e termogênicos da cúrcuma.
No entanto, isso não significa que a cúrcuma sozinha não dá resultado. Pelo contrário, é possível obter os mesmos efeitos, mesmo sem a presença da pimenta preta.
Então, se você é uma pessoa sensível à pimenta ou não gosta de consumi-la, não precisa se preocupar. Continue lendo até o final para entender por quê!
Sumário
- 1 Como funciona a cúrcuma com pimenta preta?
- 2 Para que serve a cúrcuma com pimenta preta?
- 3 É realmente necessário tomar cúrcuma com pimenta preta?
- 4 Como consumir pimenta preta com cúrcuma?
- 5 Como fazer shot de cúrcuma com pimenta preta?
- 6 Existem contraindicações da cúrcuma com pimenta preta?
- 7 Quer saber mais?
- 8 Referências
Como funciona a cúrcuma com pimenta preta?
De modo geral, a cúrcuma possui uma substância chamada curcumina, que é a principal responsável pelos seus benefícios à saúde.
Acontece que, para ser bem absorvida pelo nosso corpo, a curcumina precisa ser consumida com algum tipo de gordura ou com a pimenta preta.
Isso se deve porque a gordura atua com um veículo para melhorar a sua absorção. Já a pimenta preta, por sua vez, é rica em piperina, um princípio ativo que potencializa a absorção da curcumina.
Portanto, a cúrcuma com pimenta preta funciona com o objetivo de garantir uma boa absorção da curcumina.
Todavia, essa não é a única opção para melhorar a sua absorção, pois também há a alternativa de combiná-la com uma fonte de gordura.
Assim, ela é uma ótima opção para aqueles que têm restrição à pimenta, seja por alergia, aversão ou algum distúrbio gastrointestinal que exija a sua exclusão, como gastrite ou úlcera.
Um grande exemplo é a cúrcuma da Vhita, que é associada ao TCM, um tipo de gordura que melhora a absorção da curcumina.
Além disso, o produto contém vitamina D e selênio, dois nutrientes que potencializam a ação anti-inflamatória da cúrcuma.
Para que serve a cúrcuma com pimenta preta?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que os benefícios da cúrcuma com pimenta preta são os mesmos da cúrcuma com gordura, uma vez que esses efeitos se devem pela curcumina.
Veja a seguir os seus principais benefícios à saúde.
1. Reduz inflamações
Alguns estudos demonstram que a curcumina é capaz de reduzir a inflamação no corpo, pois inibe enzimas pró inflamatórias e fatores de sinalização.
Além disso, a curcumina também exerce propriedades antioxidantes, neutralizando os radicais livres que contribuem para os processos inflamatórios.
Por essa razão, pesquisas sugerem que a curcumina é uma das substâncias anti-inflamatórios mais potentes, principalmente para contribuir no tratamento de doenças inflamatórias como artrite e tendinite.
2. Ajuda na perda de peso
Por possuir função termogênica, a cúrcuma pode acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura.
Além disso, ela exerce efeitos positivos em relação ao controle do açúcar no sangue. Consequentemente, é capaz de prevenir o ganho de peso e melhorar a resistência à insulina.
3. Alivia dores
Além da sua ação anti-inflamatória, a curcumina exerce ação analgésica. Isso se deve porque ela atua inibindo enzimas envolvidas na resposta inflamatória.
Dessa maneira, a substância alivia dores associadas principalmente a condições como artrite e lesões musculares. Mas, a sua capacidade de modular vias de sinalização pode contribuir para o alívio da dor geral.
4. Melhora a digestão
A cúrcuma melhora a digestão porque combate inflamações intestinais e melhora a absorção de nutrientes.
Além disso, a curcumina exerce efeitos positivos no tratamento de distúrbios no trato gastrointestinal, como úlceras, gastrite e doença de Crohn.
Assim como, a substância é capaz de modular a microbiota intestinal, permitindo que o intestino exerça as suas funções adequadamente.
5. Regula o colesterol
Estudos sugerem que a curcumina desempenha um papel importante na regulação do colesterol, pois é capaz de diminuir os níveis de LDL (“colesterol ruim”) e aumentar os níveis de HDL (“colesterol bom”).
Além disso, os seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes podem melhorar o metabolismo lipídico, inibindo a oxidação do LDL e reduzindo a formação de placas nas artérias.
Por isso, a cúrcuma é considerada uma grande aliada para a prevenção de doenças cardiovasculares.
6. Auxilia no tratamento de doenças de pele
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, a cúrcuma oferece suporte no tratamento de doenças de pele, como dermatite, psoríase, acne e eczema.
Neste caso, recomenda-se a sua aplicação em forma de cremes ou géis diretamente na área afetada.
7. Previne o câncer
A curcumina é uma grande aliada na prevenção do câncer, pois protege as células de malformações.
Além disso, alguns estudos indicam que a substância pode contribuir no tratamento do câncer, melhorando os efeitos da radioterapia e quimioterapia.
É realmente necessário tomar cúrcuma com pimenta preta?
Embora a pimenta preta seja utilizada para melhorar a absorção da cúrcuma, essa combinação não é sempre necessária.
Dessa forma, gordura também é capaz de potencializar a absorção da cúrcuma, sendo, inclusive, uma opção mais palatável e menos irritante para o trato gastrointestinal.
Como consumir pimenta preta com cúrcuma?
Existem duas maneiras de consumir cúrcuma com pimenta preta: através de receitas, como shots, ou de suplementos.
No caso do suplemento, o recomendado é uma dose de 130 mg de curcumina por dia, antes das principais refeições.
Como fazer shot de cúrcuma com pimenta preta?
Veja a seguir uma receita simples e prática de shot de cúrcuma com pimenta preta:
Ingredientes:
- 1 colher de café de cúrcuma em pó;
- 1 pitada de pimenta preta;
- 1 limão espremido.
Modo de preparo:
Em um copo de dose, misture todos os ingredientes e beba em seguida. O ideal é consumir o shot todos os dias pela manhã, em jejum.
O recomendado é evitar o consumo à noite para não afetar o sono, já que ambos componentes têm ação termogênica.
Existem contraindicações da cúrcuma com pimenta preta?
Apesar de oferecer muitos benefícios à saúde, a cúrcuma com pimenta preta é contraindicada para:
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas que tomam remédio anticoagulantes;
- indivíduos que sofrem de cálculos biliares (pedra na vesícula);
- pessoas com distúrbios gastrointestinais, como gastrite e úlcera.
E então, gostou deste artigo? Quer continuar aprendendo sobre saúde, nutrição e bem-estar? Então siga agora mesmo a Vhita no Instagram e fique ligado em todas as nossas novidades.
Quer saber mais?
- Cúrcuma em cápsula, qual comprar? Comparativo entre 5 marcas
- Cúrcuma ou açafrão-da-terra? Benefícios e como usar
Referências
BECKETT, R. D. Efficacy of Curcuma for Treatment of Osteoarthritis. Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine. v. 22, n. 1, o. 156-165, 2017.
MARCHI, J. P. et al. CURCUMA LONGA L., O AÇAFRÃO DA TERRA, E SEUS BENEFÍCIOS MEDICINAIS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. v. 20, n, 3, p. 189-194, 2016.
RAHAMAN, M. et al. The Genus Curcuma and Inflammation: Overview of the Pharmacological Perspectives. Plants. v. 10, n. 63, p. 1-19, 2021.VERMA, R. K. et al.
Medicinal properties of turmeric (Curcuma longa L.): A review. International Journal of Chemical Studies. v. 6, n. 4, p. 1354-1357, 2018.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.