Alimentos com Vitamina D | Descubra quais são eles

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A vitamina D é constantemente estudada devido a diversas descobertas sobre seus importantes benefícios ao organismo humano, considerada de grande importância para o controle de infecções, sistema imunológico e metabólico ósseo esquelético.

Essa vitamina tem chamado cada vez mais a atenção da ciência, inclusive como um auxiliador no combate à pandemia do coronavírus. Mas, com tantos benefícios, é importante que saibamos como adquiri-la e em quais alimentos ela encontra-se presente. É isso que você verá agora.

O que é e para que serve a vitamina D?

Embora receba o nome de vitamina, essa substância é mais semelhante bioquimicamente a um hormônio.

A vitamina D é considerada um micronutriente essencial e lipossolúvel. Essencial pois precisa de algum estímulo para ser produzida e/ou metabolizada pelo nosso corpo, e lipossolúvel pois é melhor absorvida na presença de gorduras.

De acordo com literaturas nutricionais, a vitamina D possui duas formas distintas, são elas: Vitamina D2 e vitamina D3. A vitamina D2 também conhecida como ergocalciferol, é obtida diretamente por meio da ingestão da ingestão de alimentos.

A vitamina D3 é chamada de colecalciferol e é sintetizada pelo nosso organismo após exposição solar. Esse tipo de vitamina D também é encontrada em suplementos vitamínicos.

E como dito no início do texto, a vitamina D tem diferentes e importantes funções, como no controle de infecções, principalmente se tratando do trato respiratório, é uma grande estimuladora do processo imunidade do nosso organismo, além de ajudar a promover um melhor crescimento ósseo e muscular.

Como adquirir a vitamina D?

A vitamina D é uma substância que pode ser encontrada (ou obtida) de três maneiras distintas. São elas:

  • Através da ingestão de alimentos fontes de vitamina D;
  • Por meio de exposição solar (raios UVB);
  • Uso de suplementos e/ou medicamentos.

Ok, mas se tratando de alimentos, Quais são os alimentos fontes de vitamina D?

Quais alimentos contém a vitamina D?

Diversos alimentos possuem a vitamina D em sua composição. Sendo assim, separamos uma lista com aqueles que são as principais fontes dessa substância.

  • Salmão;
  • Cavala;
  • Sardinha;
  • Óleo de fígado de bacalhau.
  • Leveduras;
  • Fungos;
  • Cogumelos.

Em casos de países com uma política pública de fortificação da vitamina D em alimentos, teremos também ovos, leite e derivados como fonte da vitamina.

E as frutas também têm vitamina D?

A resposta é NÃO.

Apesar de termos a vitamina D tanto animal quanto vegetal, como o caso de peixes gordurosos proveniente de águas profundas, e em leveduras, fungos e cogumelos (Shitake), a vitamina D não se faz presente em nenhuma fruta.

A vitamina D e a política de saúde pública do Brasil

Como dito anteriormente, alguns países adotam um política de fortalecimento da vitamina D a partir da sua adição em rações de galinhas e vacas, para que estas produzam ovos e leite já com uma substancial quantidade da vitamina em sua composição.

Com isso é possível produzir produtos variados e derivados já com a substância presente. EUA e Canadá são países que têm como lei esse tipo de fortalecimento da vitamina. Já no Brasil, não existe essa obrigatoriedade, por isso, essa prática não e aplicada nos nossos alimentos derivados desses animais.

É provado que existe um problema de deficiência e insuficiência da Vitamina D na saúde pública global. E apesar de sermos um país tropical e ensolarado, devido a nossa extensão territorial, também sofremos desse mal, principalmente nas regiões Sul e Sudeste devido a sua proximidade as trópicos com mais incidência de climas frios.

Por isso é tão importante uma implementação da política de fortalecimento da vitamina D em nossos alimentos. O que auxiliaria na melhora do índice de presença da vitamina na saúde da população brasileira.

Suplementar a vitamina D pode ser a solução?

A suplementação da vitamina D pode sim ser uma das soluções para o problema de saúde pública dessa substância, já que, no suplemento, é possível termos a quantidade adequada da substância definida por órgãos de saúde. Em casos mais extremos de deficiência da vitamina, ainda é possível recorrer aos medicamentos com doses mais altas da vitamina D.

E uma suplementação através de orientação profissional com produtos de qualidade, é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de se obter os níveis adequados de vitamina D capazes de trazer benefícios à nossa saúde de modo seguro e funcional.

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Referências:

VHITA. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Blog Vhita. 02 de outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/>. Acesso em 15/06/2020.

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ZHANG, Y; FANG, F.; TANG, J. Association between vitamin D supplementation and mortality: systematic review and meta-analysis. BMJ. 12 de agosto de 2019. <https://www.bmj.com/content/366/bmj.l4673.long> Acesso em 15/06/2020.

 

 
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