Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar BCAA, antes ou após o treino? Qual é o melhor?

Como tomar BCAA, antes ou após o treino? Qual é o melhor?

bcaa em pó e bcaa em cápsula
8 minutos de leitura

O BCAA é um suplemento alimentar proteico composto de 3 aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina.

O termo aminoácidos essenciais representa o fato de que eles não são produzidos pelo organismo e precisam ser obtidos a partir da alimentação.

A suplementação é recomendada principalmente para quem busca o ganho de massa muscular, pois os aminoácidos essenciais são fundamentais para a síntese proteica.

A melhor forma de tomar BCAA é após o treino na dosagem de 4g. Porém, essa recomendação pode variar de acordo com características individuais e objetivos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Como tomar o BCAA?

A forma mais aconselhada de ingerir BCAA é logo após o treino, numa dose de 4 gramas. Porém, desde que ele seja consumido em um horário próximo ao treino, os benefícios para o desenvolvimento da massa muscular permanecerão presentes.

O intervalo de tempo mais favorável é de aproximadamente 30 minutos, seja antes ou depois do treino, dependendo da preferência pessoal.

A forma isolada do BCAA geralmente é mais eficaz, especialmente para alcançar resultados mais estratégicos tanto no pré quanto no pós-treino. Por exemplo, ela pode contribuir para a redução da fadiga e o aumento do desempenho durante o treino.

Assim, a opção pelo BCAA isolado, sem adição de nutrientes como carboidratos, outros aminoácidos e gorduras, é mais vantajosa. Além disso, essa versão pode ser consumida de diversas maneiras.

BCAA antes do treino

O BCAA atua na redução da fadiga muscular. Tomar o suplemento antes do treino pode dar aquele gás extra para finalizar os exercícios com mais energia e disposição, especialmente naqueles treinos mais longos e intensos. 

Sua ação ainda é benéfica para reduzir os efeitos da dor muscular tardia (DOMS), aquela dor chata que aparece em um ou dois dias após o treino.

BCAA depois do treino

Ao final dos treinos, o corpo fica, naturalmente, mais cansado. E é justamente nesse momento do pós-treino que o corpo absorve nutrientes com mais facilidade.

Com isso, os aminoácidos do BCAA são aproveitados de forma mais satisfatória, promovendo os seguintes benefícios:

  • recuperação muscular mais rápida;
  • estímulo da produção de novas proteínas (que favorece o ganho de massa magra);
  • reparação dos danos musculares, entre outras vantagens.
tomar bcaa em pó

Qual é a melhor forma de tomar BCAA?

Há diferentes maneiras de consumir o BCAA, com produtos em diferentes apresentações. Sendo elas em pó, cápsula, injetável e até mesmo a versão líquida.

Normalmente, cada uma delas costuma ser indicada de acordo com as necessidades, horários e a rotina de quem usa. 

Por isso, é importante conhecer as principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada versão disponível no mercado. 

BCAA em pó

A vantagem da versão em pó, é a pureza do produto. Isso porque, durante a produção do BCAA “Natural”, são adicionados apenas os aminoácidos que compõem o suplemento (leucina, valina e isoleucina), o que aumenta a sua concentração.

Além disso, vale destacar a sua rápida absorção no organismo. No quesito preço, a opção em pó é a mais econômica.

Quanto ao paladar, o BCAA em pó natural costuma ser mais amargo em relação às versões “com sabor”. Com relação ao preparo, é sempre bom ter uma coqueteleira à mão para diluir bem o pó na água.

BCAA em cápsula

Se a ideia é ter mais praticidade no consumo, o BCAA em cápsulas é uma boa opção. Ou seja: você pode levar para qualquer lugar, sem preocupação com o preparo.

Entretanto, quando comparada à versão em pó, a quantidade de substâncias adicionadas ao preparo (para dar volume ao produto) é maior. Com isso, não apresenta uma concentração tão “pura” de aminoácidos.

Quanto ao investimento, a versão em cápsulas tem, normalmente, o valor mais alto.

BCAA líquido

Assim como as cápsulas, esta versão também se destaca pela praticidade: já vem pronta para beber. E devido à sua composição (líquida), oferece uma rápida absorção.

No entanto, é importante estar atento à validade do produto, que tem menor duração do que as outras versões. E quando falamos em gastos, entre as opções de ingestão oral, é a que apresenta o valor mais alto no mercado.

BCAA injetável

Antes de mais nada, é importante você saber que essa não é uma forma de suplementação recomendada por médicos e nutricionistas. Apesar de comum em centros estéticos, a comunidade médica e também os pesquisadores não recomendam o BCAA injetável.

Essa forma de suplementação pode oferecer diversos riscos à saúde, como a contaminação pela injeção e a inflamação local. E até o momento, não existe nenhum tipo de estudo que apoie a sua utilização, muito menos que afirme que esse método. Então tome cuidado!

tomar bcaa após o treino

Qual a quantidade de BCAA que devo tomar por dia? 

Os suplementos mais tradicionais apresentam 4g de aminoácidos essenciais na seguinte proporção: 2g de leucina, 1g de valina e 1g de isoleucina. 

Essa, inclusive, é a proporção mais recomendada por conter uma quantidade satisfatória e suficiente de aminoácidos essenciais para suprir a demanda diária da maior parte da população.

No entanto, algumas marcas apresentam doses maiores (especialmente de leucina) na composição do BCAA. Normalmente, são opções mais direcionadas, por exemplo, para fisiculturistas.

Portanto, a forma mais simples e segura para iniciar a suplementação, é realizar uma avaliação com um nutricionista.

É importante conferir, por exemplo, fatores como a idade, sexo, medidas corporais e as características do treinamento ou esporte que você realiza – o tipo de atividade, a duração, a frequência e a intensidade.

Qualquer pessoa pode tomar BCAA? 

O BCAA pode ser consumido por qualquer pessoa. Porém, os seus principais benefícios são para praticantes de exercício físico e atletas de alto rendimento.

Indivíduos que costuma treinar com ritmo moderado ou pesado podem contar com a eficiência do BCAA para o ganho de massa muscular.

Os aminoácidos essenciais previnem a perda de massa magra e também são recomendados para aqueles em reabilitação e fortalecimento muscular. Alguns exemplos são os idosos e indivíduos em recuperação de cirurgias ou com problemas hepáticos.

Como tomar o BCAA para emagrecer?

O BCAA para emagrecer pode ser utilizado na manutenção da massa magra e para aumentar o aporte proteico da dieta. Porém, os aminoácidos não promovem uma maior perda de peso.

Em dietas com baixo teor calórico, pode ocorrer a perda de massa magra junto à redução de gordura. O BCAA pode ajudar na prevenção desse processo.

Além disso, um aporte proteico elevado auxilia na saciedade da alimentação, outro ponto no qual o suplemento também contribui.

Bom, ficamos por aqui. Gostou deste texto e quer continuar aprendendo sobre saúde, nutrição e bem-estar? Então siga agora mesmo a Vhita nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Ah, e dê uma olhada neste vídeo em que a nossa nutricionista dá algumas dicas sobre como escolher o melhor BCAA.

Quer saber mais?

collagen body
4.7/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dez =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.