A vitamina C, para nós mulheres, é uma importante aliada contra o envelhecimento precoce da pele, sabia? É talvez você já soubesse dessa, mas, você sabia que ela também é utilizada para quem deseja fortalecer os cabelos? E esse você já sabia? Não?

Então continua lendo esse post que vamos te explicar direitinho quais são os benefícios da vitamina C para a sua pele e cabelos. 

Benefícios da vitamina C contra o envelhecimento da pele

A principal ação da vitamina C em nosso corpo é atuar como uma antioxidante, combatendo a principal causador do envelhecimento, as moléculas conhecidas como radicais livres. 

Apesar de termos resumido sua ação em uma frase, até os especialistas saberem dessa ação da vitamina C contra os radicais livres, foram feitas muitas pesquisas que não envolvem necessariamente a pele.

Por exemplo, você sabia que a falta de vitamina C no organismo levou a morte muitos marinheiros e soldados em épocas de grandes navegações e de guerra?

Infelizmente foi assim que começaram a dar importância para a deficiência de vitamina C. Pois antes dessas pessoas falecerem, ela apresentavam sintomas como inflamação da gengiva, cansaço, irritação, febre e problemas de pele e nos cabelos. Mas essa é a situação mais grave da deficiência de vitamina C.

A falta de vitamina C em estágio inicial, quando nós apenas não consumimos frutas e verduras com regularidade, ou seja, 5 porções variadas todos os dias, levam a sintomas de fragilidade na pele e nos cabelos, principalmente.

Os principais sintomas que se refletem em nossa pele e cabelos quando estamos com a falta de vitamina C são a perda de elasticidade da pele, problemas de cicatrização de feridas e cabelos mais fracos e quebradiços.

A partir desses sintomas começaram as pesquisas para saber quais são os benefícios de adequar essa falta de vitamina C com o uso de suplementos alimentares de vitamina C. Após essas pesquisas (1), podemos falar mais sobre os dois principais benefícios da suplementação de vitamina C para a pele.

Benefícios da suplementação de vitamina C para a pele: 

  1. Estimula a maior produção de colágeno na pele
  2. Diminui os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce
  3. Atua como um preventivo ao câncer de pele
  4. Age contra o envelhecimento da pele causado pela exposição solar
  5. Melhora a elasticidade da pele

Diferente dos cremes e outros produtos de vitamina C de aplicação direta na pele, o suplemento é capaz de agir em todas as camadas da pele, por essa razão é o mais recomendado para quem deseja todos esses benefícios. 

Benefícios da vitamina C para o cabelo

Apesar de muitos defenderem a vitamina C para o cabelo, a verdade é que esses benefícios ainda são uma teoria. Pois a relação feita é que como a vitamina C estimula a produção de colágeno e a maior concentração de colágeno no corpo estimula o fortalecimento do cabelo.

Então indiretamente, a suplementação com a vitamina C também teria esse benefício de fortalecer os fios.

Esse estímulo da maior produção de colágeno através da suplementação de vitamina C, faz com que o colágeno atue na região da pele responsável pelo crescimento forte e saudável do cabelo, a região do folículo piloso.

No folículo piloso, existe uma região ainda menor, chamada matriz celular, e é nessa área que o colágeno vai agir com maior intensidade. Mas isso tudo é uma teoria, que estudos com animais (2) já mostrou fazer sentido, porém ainda não temos estudos com pessoas mostrando os benefícios dessa suplementação. 

Mas baseado na teoria, e no relato de pessoas que suplementam vitamina C na dosagem de 1000 mg ao dia por pelo menos 8 semanas, veja quais são os principais benefícios:

Benefícios da suplementação de vitamina C para os cabelos:

  1. Ajuda no crescimento saudável
  2. Cabelos mais brilhosos
  3. Fortalece os fios
  4. Aparência mais sedosa
  5. Diminui a quebra

Gostou de todos esses benefícios? Então não se esqueça que as duas melhores alternativas para conseguir lutar contra o envelhecimento precoce da pele e também para fortalecer os fios, é consumir a vitamina C através da alimentação ou da suplementação.

Na alimentação, se você consumir cerca de 5 porções de frutas e verduras variadas todos os dias, vai conseguir atingir a recomendação diária de vitamina C, e sentir os benefícios.

Agora se você acredita que consumir esse número de porções de frutas e verduras todos os dias para você é difícil, a suplementação é o mais recomendado. 

Então não se esqueça, a dose ideal para os benefícios na pele é a dose de 1000 mg (1 g) ao dia por pelo menos 8 semanas de um bom suplemento de vitamina C. E se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, não deixe de nos perguntar aqui nos comentários!

Quer saber mais?

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Referências:

1- PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

2- LE VU, Phuong et al. Effects of food-derived collagen peptides on the expression of keratin and keratin-associated protein genes in the Mouse Skin. Skin pharmacology and physiology, v. 28, n. 5, p. 227-235, 2015.