O colágeno é responsável pela elasticidade e rigidez da pele e está presente em cerca de 25% do nosso corpo. É uma proteína bem importante, e das funções desempenhada por ela podemos destacar ainda a manutenção da saúde óssea e das articulações, e melhora na aparência da pele e redução das rugas. Esses são alguns dos motivos que tornaram os suplementos de colágeno tão indicados por nutricionistas e médicos.

Suplemento de colágeno

Para entender a suplementação com colágeno, primeiro é preciso saber da seguinte informação: existem vários tipos de colágeno no nosso corpo, eles possuem diferentes funções e podem atuar em regiões distintas. Assim, existem vários tipos de suplementos de colágeno disponíveis no mercado, os mais comuns são o tipo 1 e o tipo 2, os quais possuem ação direta, respectivamente na pele a nas articulações.

Os suplementos de colágeno podem direcionar a produção de colágeno específico para promover benefícios para determinadas regiões do corpo, ou a produção de colágeno inespecífico, onde é o corpo quem decide qual região será beneficiada pelo nutriente. Assim, eles são classificados como colágeno hidrolisado ou peptídeos bioativos, critério que precisa ser avaliado com cuidado no momento da escolha do produto.

Colágeno hidrolisado – Colágeno não específico

Colágeno hidrolisado compõe muitos dos suplementos existentes no mercado, por isso, é muito importante saber sobre essa categoria e avaliar se é a melhor escolha para você.

O colágeno hidrolisado é a proteína de colágeno que foi submetida a um processo de alta temperatura, denominado hidrólise térmica, no qual ocorre a quebra do nutriente em pedaços menores, classificados como peptídeos, para facilitar a absorção pelo organismo. O problema é que em muitos estudos foi verificado que mesmo em pedaços menores, essa proteína tem um índice de aproveitamento muito baixo, e o que se aproveita atua estimulando a produção de proteínas inespecíficas para a região de maior demanda do organismo.

Quando esses peptídeos da proteína hidrolisada são consumidos, eles precisam ser novamente quebrados em pedaços ainda menores pelo nosso organismo, e depois são absorvidos pela corrente sanguínea. A próxima etapa é a construção de novas proteínas e direcioná-las para onde o corpo estiver precisando, podendo ser para a pele, músculos, articulações, ossos, unha, cicatrização de feridas, e outros. Além de não saber qual local receberá o colágeno, outro ponto negativo é que em cada uma dessas etapas por onde ele passa, o corpo vai desperdiçando partes dessa proteína, por isso, muitos consideram a suplementação com colágeno hidrolisado um “tiro no escuro” ou “desnecessária”.

Sendo assim, por que tomar colágeno hidrolisado?

  • Ele é muito utilizado por quem deseja complementar a proteína das refeições, isso pois o colágeno em estado hidrolisado se assemelha muito ao colágeno natural dos alimentos, uma das poucas diferenças é que o hidrolisado é absorvido com mais rapidez pelo organismo.

  • Outra utilização frequente do colágeno hidrolisado é como aliado ao Whey Protein. Neste caso, os dois irão estimular a produção proteica, a diferença é que o colágeno hidrolisado é de baixo valor biológico e o Whey de alto. Hoje em dia existem estudos comprovando a melhor eficácia desta combinação em relação ao uso de apenas um, para quem deseja o ganho de massa muscular. Além disso, o colágeno garante maior saciedade, beneficiando quem quer perder peso, e faz com que a dieta fique mais barata, por ser um suplemento que possui menor custo do que o Whey.

Outra opção para suplementação de colágeno

Peptídeos Bioativos

Além de colágeno hidrolisado, os suplementos podem se apresentar como peptídeo bioativo, também conhecido como colágeno específico. Como o nome já sugere, esse tipo de colágeno passa por processos que irão torná-lo específico para atuar em alguma parte do corpo.

Como mostra o esquema abaixo, os tipos mais utilizados em forma de suplementos são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 – o qual beneficia a pele, os cabelos, unhas e músculos – , e o tipo 2 – para articulações e cartilagens -.

Se o motivo da sua procura pela suplementação de colágeno for beneficiar alguma dessas regiões citadas, opte pelo peptídeo bioativo de colágeno, e não pelo colágeno hidrolisado, pois, já foi cientificamente comprovado que só os peptídeos bioativos conseguem chegar na região específica desejada.

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.

Além dessas diferenças entre os suplementos, existem outras que você precisa saber antes de escolher qual irá tomar, como a apresentação. Conheça mais sobre o assunto:

Colágeno qual o melhor

Apresentação do suplemento

Agora que você já relacionou o motivo do seu interesse pelo colágeno com o tipo ideal de suplemento, é hora de decidir como você quer suplementar. Com o aumento da procura pela suplementação, cresce a variedade oferecida pelo mercado e mais opções você tem, seja hidrolisado ou peptídeo bioativo. Conheça alguns e escolha o seu preferido, se é em forma de cápsula, comprimido, goma ou em pó. 
 
  • As gomas são mais utilizadas por crianças por conta da facilidade para ingerir e pelo gosto adocicado, no entanto, é preciso se atentar à quantidade de açúcar presente na porção, não é viável comprar um suplemento que poderá danificar o organismo ao longo do tempo;

  • As cápsulas ou comprimidos são uma boa opção para quem busca praticidade na hora de suplementar;

  • Já o colágeno em pó é muito consumido pois é possível acrescentá-lo em receitas, tanto doces quanto salgadas. Para isso, é muito importante buscar por produtos que possuam o gosto neutro sem perder a qualidade. Outro ponto à acrescentar é que alguns suplementos podem conter aromatizantes para dar um gosto agradável, mas a lógica das gomas também se aplica aqui. Não é recomendado ingerir um suplemento que poderá danificar a sua saúde, por isso escolha as opções mais naturais do mercado.

 
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