Vale a pena usar colágeno hidrolisado para a pele?

| |

Sim! Vale a pena usar colágeno hidrolisado para a pele desde que ele contenha peptídeos bioativos específicos para a pele em sua composição. O colágeno pode te proporcionar resultados incríveis, mas para isso, é importante entender sobre esse nutriente e escolher o produto certo.

Entenda agora as diferenças entre os diversos tipos de colágeno e qual o melhor colágeno hidrolisado para a sua pele:

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína de origem animal, que se encontra em 27 formas diferentes, de acordo com sua função. Está presente na pele, ossos, tendões, unhas, cartilagens, músculos e articulações de animais.

É a proteína mais abundante no corpo humano, representando cerca de 25-30% de todas as proteínas presentes no organismo. O colágeno hidrolisado é uma fibra muito associada com a estética e rejuvenescimento da pele.

É possível consumir colágeno, por meio de alimentos de origem animal, como iogurtes, leite, carnes, peixes e aves ou na forma de suplementos. Após a ingestão, a proteína do colágeno é quebrada e absorvida pelo organismo.

Para que serve o colágeno?

A principal função do colágeno é manter a estrutura das células do corpo, ou seja, preservar órgãos e tecidos. Atua no fortalecimento da pele, músculos e articulações, e nos processos de cicatrização.

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano, porém a partir dos 30 anos, essa produção sofre uma redução, de aproximadamente 1% ao ano. Isso resulta em  consequências como envelhecimento da pele, desgaste de articulações e dos músculos.

Colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos

A partir da proteína de colágeno é possível produzir o colágeno hidrolisado e gelatina, por meio de uma reação de hidrólise térmica (quebra de partículas com água a altas temperaturas). 

A gelatina é não é uma boa fonte de proteínas, é muito usada na indústria de alimentos, mas não é fonte de fibras nutritivas porque não consegue oferecer peptídeos bioativos de colágeno ao organismo.

Dessa forma, dificilmente a gelatina irá estimular a produção de proteínas de colágeno após o consumo.

Já o colágeno hidrolisado, depois de mais um processo de quebra chamado hidrólise enzimática (quebra de partículas com enzimas específicas), se caracteriza por ter na sua composição aminoácidos essenciais para o corpo chamados de peptídeos bioativos. 

Os peptídeos bioativos são a menor parte de uma proteína, são rapidamente absorvidos pelo organismo e estimulam a produção de colágeno específico para determinadas regiões do corpo. 

Dessa maneira, quando pensamos em benefícios específicos para a pele, cabelos e unhas, para obtermos uma produção de colágeno de forma natural, precisamos consumir os peptídeos bioativos.

Nesse cenário, o colágeno hidrolisado é considerado não específico, e os peptídeos bioativos específicos, pois só eles são capazes de direcionar a produção do colágeno para alguma parte do corpo.

Benefícios do colágeno hidrolisado para a pele.

O colágeno hidrolisado sem peptídeos bioativos não traz benefícios para a pele, pois depois de absorvido ele perde sua especificidade. Para que haja benefícios é preciso transformá-lo em peptídeos bioativos, que podem ser absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Os peptídeos bioativos de colágeno promovem vários benefícios no organismo, por exemplo melhoram a aparência da pele; aumentam a elasticidade; aumentam a hidratação; diminui rugas e linhas de expressão; ajuda no processo de cicatrização, reduz celulites.

Colágeno verisol

O colágeno verisol é uma matéria prima da proteína de colágeno, transformada em peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1. Estudos comprovam seus benefícios e sua atuação nas camadas mais profundas da pele.

O Verisol é o único que conta com peptídeos bioativos do colágeno e é 100% seguro, sem contraindicações ou efeitos colaterais.

Foi feito um estudo com 60 mulheres, entre 35 e 55 anos, em que parte delas tomou verisol e outra parte não, durante 8 semanas.

No final os resultados indicaram uma melhora na elasticidade, hidratação e redução de rugas na pele daquelas que usaram em comparação com as que não fizeram uso. O uso indicado de verisol é de 2,5g por dia.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humanoRevista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionaisRevista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.

VERISOL Whipe Paper 2014

 

 
Anterior

Melhor colágeno de 2020| 3 DICAS PARA MELHORES RESULTADOS

Ômega 3 e 6| Aprenda porque o equilíbrio é importante

Próximo

Deixe um comentário