Home » Colágeno hidrolisado para o cabelo ou peptídeos bioativos?

Colágeno hidrolisado para o cabelo ou peptídeos bioativos?

Colágeno hidrolisado para o cabelo
5 minutos de leitura

Colágeno hidrolisado para o cabelo ou peptídeos bioativos?

Será que tomar colágeno hidrolisado faz bem para o cabelo? E será que ajuda no fortalecimento e aumenta o brilho dos fios?

Pois bem, na verdade quem é capaz de ajudar na saúde e beleza dos fios são os peptídeos bioativos de colágeno. Portanto, saiba aqui o que dizem os pesquisadores e quais são os principais benefícios desse suplemento.

Colágeno para o Cabelo

O colágeno é ótimo para o cabelo, mas não é qualquer colágeno. O colágeno mais indicado para este objetivo é o Verisol.

Antes de tudo, hoje existem vários tipos de suplementos de colágeno no mercado. Os mais encontrados são o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno do tipo 1.

Ainda existem diferentes matérias-primas. Por exemplo, existe o Verisol, que é um peptídeo ativo do colágeno tipo 1 patenteado por uma empresa Alemã.

Ou seja, o Verisol é a matéria prima de um tipo de peptídeo bioativos de colágeno específico para a pele, cabelos e unhas.

Dessa forma, o consumo diário de 2,5 g de Verisol por 2 meses, melhora a firmeza e elasticidade da pele, ajudando na redução das rugas.

Além disso, o consumo diário das mesmas 2,5 g por 6 meses, fortalece as unhas e reduz a celulite.

Colágeno hidrolisado para o Cabelo

Primeiramente, existe uma crença de que o colágeno hidrolisado ajuda no fortalecimento e crescimento saudável do cabelo.

Porém, para os estudiosos, o colágeno hidrolisado seria apenas mais uma fonte de proteína na dieta, que seria quebrado em partes menores durante a digestão e por isso não chegariam como moléculas de colágeno dentro do nosso corpo.

E, de fato, não existiam estudos científicos mostrando a ação desse tipo de suplemento relacionado a saúde dos fios.

Por outro lado, nos últimos anos vários estudos avaliaram os efeitos do consumo de colágeno, em especial o verisol, comprovando a promoção de benefícios para pele, unhas e também para o cabelo.

Peptídeos bioativos de colágeno para o Cabelo

Agora nós vamos falar de dois estudos que investigaram, sobretudo, os efeitos dos peptídeos bioativos do colágeno tipo 1 para os cabelos.

Nesse sentido, as informações geradas por esses estudos foram tão relevantes, que os profissionais da saúde passaram a indicar o consumo de colágeno para a saúde e beleza dos fios.

Estudo científico 1

O primeiro estudo foi experimental, feito em 2015, quando um grupo de pesquisadores japoneses avaliaram como os peptídeos bioativos de colágeno poderiam atuar nos mecanismos relacionados com o crescimento do cabelo.

Para isso, eles utilizaram camundongos naturalmente sem pelos que tomaram as doses diárias recomendadas para o colágeno para ver se começavam a crescer pêlos pelo corpo dos animais.

O resultado encontrado foi impressionante, pois o suplemento estimulou a produção de pêlos nos animais.

Os pesquisadores acreditam que esse resultado pode ser devido a relação dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado em estimular a produção de queratina através de um mecanismo genético.

Estudo científico 2

Em seguida, o segundo estudo foi clínico, ou seja, testou o efeito do colágeno no cabelo de humanos.

Participaram da pesquisa, 44 mulheres que tinham idades entre 39 a 75 anos. Os cientistas avaliaram características como o crescimento e o fortalecimento dos fi​os.

Então, após 16 semanas de suplementação, foram analisados a espessura do cabelo e o metabolismo das células que produzem os cabelos, chamadas de folículos capilares.

O resultado foi incrível, pois o consumo de colágeno deixou os fios menos ralos, mais fortes e mais resistente à quebra. Além disso, aumentou em 31% o metabolismo capilar, o que significa um maior estímulo para que o cabelo cresça mais rápido.

Em conclusão, tomar o colágeno por 16 semanas, ajuda a fortalecer os fios e faz o cabelo crescer mais rápido.

Além disso, o colágeno verisol se tomado pelo tempo correto, segundo diversos estudos, ainda pode trazer outros benefícios, por exemplo, redução parcial de rugas e linhas de expressão, fortalecimento das unhas e redução da celulite.

Benefícios do Colágeno para o Cabelo

Por fim, até o momento os resultados observados nos cabelos de quem consome o colágeno Verisol foram a diminuição da queda, a aparência do fio mais hidratado, os cabelos mais fortes e o aumento do brilho.

Contudo, é importante ressaltar que de todos os suplementos atuais com alegações de benefícios para cabelos, pele e unhas, o Verisol é o suplemento que oferece  melhores resultados.

Portanto, na hora de escolher um suplemento, pesquisa por um bom produto, que realmente contenha verisol na sua composição.

Além disso, verifique se o produto contém os 2,5 gramas por dia testados nos estudos científicos, e para mais dicas de como escolher um bom produto veja os textos indicados a seguir.

Quer saber mais?

Referências:

LE VU, P. et al. Effects of food-derived collagen peptides on the expression of keratin and keratin-associated protein genes in the Mouse Skin. Skin pharmacology and physiology, v. 28, n. 5, p. 227-235, 2015.

KIM, D. U. et al. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients, v. 10, n. 7, Jun 2018. ISSN 2072-6643.

OESSER, S. The oral intake of specific Bioactive Collagen Peptides has a positive effect on hair thicknessNutrafoods. Abril de 2020.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

3 comentários em “Colágeno hidrolisado para o cabelo ou peptídeos bioativos?”

  1. Pra que um texto tão grande parece um artigo de faculdade.. Aff Estudo disso estudo daquilo…
    Só joga a idéia principal a pessoa quer saber qual os melhores produtos não quer virar cientista.

    1. Camila, como vai você?

      A Vhita está sempre preocupada em trazer o máximo de orientação com embasamento científico para informar todas as pessoas que possam se interessar sobre o assunto, afinal informação nunca é demais. Grande abraço 😉

      1. Afh! A pessoa quer resolver o problema com uma mágica? Não quer gastar tempo com instruções. Adorei as informações! Serão de inteira importância para mim, que estou na menopausa, perdendo cabelo, com dores nas articulações e etc… Parabéns pelo trabalho de vcs e tb, pelos produtos maravilhosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *