O colágeno para as unhas foi um efeito colateral MUITO positivo observado pelos pesquisadores da área.

As unhas são excelentes indicadores da saúde nutricional. Quando quebradiças, irregulares, manchadas, lascadas ou descamadas, além de desconforto estético podem indicar diversos indicadores de problemas de saúde. Como por exemplo, relacionadas a falta de proteínas, vitaminas e minerais, tais como a desnutrição e anemia ferropriva.

Esses problemas refletem na aparência das unhas porque são constituídas de minerais e vitaminas fixados por uma proteína chamada queratina. As unhas frágeis – quebradiças e irregulares atingem cerca de 20% da população, afetando principalmente as mulheres. O tratamento desse sintoma é uma preocupação comum entre dermatologistas.

O colágeno é uma proteína estrutural que tem sido amplamente estudada neste contexto. No vídeo a seguir, a nutricionista Priscila Gontijo explica como escolher o melhor colágeno para a pele e para as unhas:

Hipóteses sobre o uso de colágeno para as unhas

A hipótese de que a suplementação com colágeno poderia ser uma estratégia de tratamento para as unhas frágeis veio de dois estudos que evidenciaram

1) O efeito da suplementação na aparência

2) O mecanismo de ação biológico da suplementação com o colágeno em reduzir as rugas.

Ou seja, um estudo observou o efeito e outro explicou o mecanismo biológico relacionado ao efeito.

Nos estudos, o fortalecimento das unhas e cabelos foram relatados por quase todas as pacientes avaliadas. Entretanto, foi um efeito colateral positivo da suplementação. Sendo assim, os autores incluíram na discussão do artigo os possíveis benefícios que o colágeno poderia trazer para as unhas frágeis.

Diante disso, foi feito uma pesquisa por cientistas da área dermatológica para testar o efeito da suplementação com colágeno por 24 semanas nas unhas frágeis.  

Qual o efeito do colágeno para as unhas?

Foi comprovado e publicado no  Journal of Cosmetic Dermatology que a suplementação com colágeno resulta em unhas fortes e bonitas.

No estudo clínico feito com 25 mulheres, que sofriam de unhas frágeis, com idades entre 18 e 50 anos, suplementadas com 2,5g de peptídeos bioativos de colágeno (verisol) todos os dias.

O resultado verificado foi impressionante: 90% de melhora nos aspecto das unhas a partir de 4 semanas de suplementação e 100% de satisfação com o efeito do produto consumido.

A suplementação de colágeno foi significativo com relação ao aumento da velocidade do crescimento e na redução da quebra. Refletindo consequentemente, no conserto da irregularidade e na descamação aparente das unhas.

Mecanismos biológicos do colágeno com relação a melhora das unhas 

O mecanismo biológico para explicar o efeito não foi evidenciado neste estudo. Mas, há evidências para se acreditar ser igual ao mecanismo de produção de colágeno e componentes para a pele. Já que, as unhas são anexos da pele.

Os peptídeos de colágeno atuam como “mensageiros bioativos”, estimulando o metabolismo dérmico e epidérmico, o que influencia diretamente a retenção da ligação de água e minerais dos queratinócitos. Essas células de queratina, compõem grande parte da estrutura das unhas.

A absorção de minerais e o grau de fixação são os principais critérios que definem a boa saúde das unhas. O que muita gente não sabe é que essa retenção depende, principalmente, da quantidade de colágeno presente na raiz.

Sendo assim, quanto mais colágeno estiver na camada subcutânea em contato com a unha, mais nutrientes serão fixados.

Com isso, é possível dizer que os benefícios do colágeno podem ser percebidos diretamente no nível de crescimento das unhas. Além de contribuir para o desenvolvimento da unhas de forma mais rápida, sadia e forte, o colágeno tem função de repor as proteínas que compõem a unha.

Como a queratina, proteína que atua como um fixador de sais minerais, agindo diretamente na base das unhas.

Qual melhor colágeno funciona nas unhas?

Nos estudos que apresentam os efeitos específicos na saúde e beleza da pele e seus anexos, como as unhas e os cabelos, foram realizados com o uso da suplementação com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

O Verisol é a matéria prima patenteada dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1. Sendo assim, o melhor colágeno para as unhas é o Verisol.

Você pode encontrar muitos tipos diferentes de colágeno no mercado, muitos alegando erroneamente benefícios para as unhas. Mas, tenha cuidado, procure com muita atenção, não compre colágeno que não tiver Verisol em sua composição. E também  verifique a presença de, pelo menos, 2,5 g de Verisol na porção indicada no rótulo do produto.

Referências:

  1. VAN DE KERKHOF, Peter CM et al. Brittle nail syndrome: a pathogenesis-based approach with a proposed grading system. Journal of the American Academy of Dermatology, v. 53, n. 4, p. 644-651, 2005.
  2. HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.
  3. LE VU, Phuong et al. Effects of food-derived collagen peptides on the expression of keratin and keratin-associated protein genes in the Mouse Skin. Skin pharmacology and physiology, v. 28, n. 5, p. 227-235, 2015.