As unhas são excelentes indicadores da saúde geral do organismo. Quando quebradiças, irregulares, manchadas, lascadas ou descamadas, podem indicar diversas anormalidades como a falta de proteínas específicas no organismo ou até pouca hidratação.

Esses problemas atingem cerca de 20% da população, afetando as mulheres até duas vezes mais do que os homens, e preocupam os dermatologistas. A boa notícia é que, neste contexto, a ingestão de um nutriente pode ser essencial para fortalecer as unhas: o colágeno.

Mas antes, recomendamos esse vídeo da Dra Priscila Gontijo sobre colágeno:

Quais são os benefícios do colágeno para a unha?

O colágeno tem a principal função de repor as proteínas que compõem a unha. Como a queratina, essa proteína atua como um fixador de sais minerais, agindo diretamente na base das unhas.

A absorção desses minerais e o seu grau de fixação são os principais critérios que definem a boa saúde das unhas. O que muita gente não sabe é que essa retenção depende, principalmente, da quantidade de colágeno presente na raiz. Sendo assim, quanto mais colágeno estiver na camada subcutânea em contato com a unha, mais nutrientes se fixarão nela.

O resultado desse processo pode ser percebido em unhas mais fortes e bonitas, sem irregularidades. Essas descobertas foram publicadas no Journal of Cosmetic Dermatology, acompanhadas de um experimento com 6 meses de duração.

Nele, mulheres entre 18 e 50 anos ingeriram diariamente 2,5g de um suplemento composto por peptídeos bioativos de colágeno (Verisol). Os resultados apontaram que quase 90% das participantes da pesquisa notaram melhorias nos aspecto das unhas a partir de 4 semanas, além de declarar total satisfação com a performance do produto consumido.

O estudo mostrou ainda que, quando administrado via oral, o suplemento é absorvido sob a forma de pequenos peptídeos de colágeno e aminoácidos livres que fornecem a “matéria-prima” para a formação de matriz extracelular dérmica e para a estrutura epidérmica.

Os peptídeos de colágeno atuam como “mensageiros bioativos”, estimulando o metabolismo dérmico e epidérmico. O resultado é o fortalecimento da barreira epidérmica e retenção da ligação de água dos queratinócitos após a suplementação.

Com isso, é possível dizer que os benefícios do colágeno podem ser percebidos diretamente no nível de crescimento das unhas. O suplemento também contribui para que elas se desenvolvam de forma mais rápida, sadia e forte.

Colágeno qual o melhor

Qual suplemento tomar?

o Collagen Vhita, além de ter seus benefícios comprovados cientificamente, ele conta com uma tecnologia alemã capaz de fortalecer as unhas, reduzir rugas, aumentar o nível de hidratação e elasticidade da pele, combater o envelhecimento precoce e muito mais. Tudo isso é possível graças aos peptídeos bioativos de colágeno, que têm alta digestibilidade e maior biocompatibilidade com o organismo do que os suplementos comuns.

Com resultados visíveis em 8 semanas, o colágeno da Vhita é a melhor alternativa para quem busca melhora clínica global nas unhas frágeis, um aumento significativo na taxa de crescimento das unhas e uma diminuição na frequência de rachaduras ou quebra.

Por fim, é importante lembrar que a troca de uma alimentação rica e balanceada pelo colágeno não é recomendada. Neste contexto, o suplemento entra como um reforço, caso a pessoa não atinja os objetivos desejados em relação às próprias unhas e pele.

Conheça o melhor colágeno para a sua pele