Unhas quebradiças, irregulares, rachadas e que descamam são problemas comuns para as mulheres. Mas quando buscamos por tratamentos, sempre ficamos na dúvida se realmente funciona. 

Um jeito de saber se esse tratamento é eficiente, é quando existem estudos científicos sobre o assunto. Como é o caso dos peptídeos bioativos de colágeno que atua na melhora da aparência das unhas.

Veja aqui nesse post o que os cientistas descobriram sobre a suplementação de peptídeos bioativos de colágeno para as unhas.

Colágeno para unhas

Os estudos do colágeno para a pele já estão bem claros para os cientistas. Mas surgiu a necessidade de realizar um estudo para avaliar os resultados específicos da suplementação de peptídeos bioativos de colágeno para a melhora das unhas.

Pois os resultados desses estudos que analisavam apenas a pele, apresentavam resultados positivos para as unhas também. Mas como não era o foco principal do estudo, os pesquisadores não sabiam ainda ao certo como isso funcionava.

Em  2017 foi publicado um estudo específico para analisar a suplementação dos peptídeos bioativos de colágeno para as unhas. 

Nesse estudo, mulheres com idade entre 18 e 50 anos suplementaram por 6 meses os peptídeos bioativos de colágeno Verisol ® com uma pausa de 4 semanas após esse período.

Para avaliar os resultados, foi analisado o crescimento das unhas, a frequência com que se quebravam e também contou com uma avaliação médica. Essas análises e a avaliação médica aconteceram durante a suplementação e no período da pausa após os 6 meses. 

Veja a seguir os principais benefícios do colágeno para as unhas encontrado pelos cientistas.

Benefícios do colágeno para as unhas

  1. Crescimento das unhas 12% maior; 
  2. Queda de 42% na frequência da quebra das unhas;
  3. Resultados iniciais da melhora das unhas após 4 semanas;
  4. Mais de 80% de satisfação com a melhora das unhas após a suplementação.

Essa melhora geral da aparência das unhas é explicada pela ação da suplementação dos peptídeos bioativos de colágeno em duas regiões específicas: 

  • Corpo (lâmina ungueal): região do comprimento da unha, parte transparente composta principalmente por queratina.
  • Matriz ungueal: considerada a raiz da unha, parte esbranquiçada no início da unha, responsável por prender a unha ao dedo.

Isso significa que o colágeno fortalece a região da raiz da unha e o seu comprimento, favorecimento seu crescimento e aparência saudável.

Como tomar colágeno para fortalecer as unhas

Não existe uma recomendação específica para consumir o colágeno, porém existem algumas regrinhas importantes que devem ser seguidas. 

Recomendação de colágeno para unhas:

  • Consumo diário;
  • Pelo menos 2.5 g de peptídeos bioativos de colágeno VERISOL®;
  • Consumo contínuo por pelo menos 4 semanas; 
  • Após 6 meses de suplementação pode pausar por 4 semanas sem a perda dos resultados, mas deve ser continuado em seguida para manutenção dos resultados.
  • Melhor horário para consumir: Entre as principais refeições, como os lanches intermediários ou a refeição da ceia.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

 

Referências:

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.