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Suplemento de colágeno tipo 2 | Como tomar e recomendações

Colágeno tipo 2 como tomar
3 minutos de leitura

O suplemento de colágeno tipo 2 é o mais indicado para cuidar da saúde de articulações e cartilagens, atuando na prevenção e tratamento de doenças que acometem essa região.

A recomendação baseada em estudos científicos é consumir 40 mg de colágeno tipo 2 ao dia, na fórmula de cápsulas ou pó. No geral, os resultados aparecem em até 12 semanas de uso contínuo, mas podem variar de acordo com cada organismo.

De preferência, a ingestão do suplemento deve ocorrer longe das refeições principais, almoço e jantar. Nesse momento a ingestão de proteínas costuma ser mais alta, comprometendo a absorção do colágeno tipo 2.

Qual suplemento de colágeno tipo 2 tomar?

O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg.

De preferência, escolha um suplemento que combine as duas matérias-primas. Os peptídeos bioativos atuam diretamente no tecido, repondo o colágeno perdido. Enquanto o colágeno não desnaturado consegue impedir a destruição da proteína presente nas cartilagens.

A combinação de ambos otimiza os efeitos benéficos da suplementação de colágeno para as articulações e cartilagens.

Caso o suplemento ofereça mais de 8g de colágeno na porção, também é considerado uma fonte protéica. Outra característica benéfica, ao aumentar o consumo total de proteínas na dieta.

Recomendações para suplementação de colágeno tipo 2

1. Tipo de colágeno

Existem diversos suplementos de colágeno disponíveis no mercado, mas nem todos são voltados para os cuidados das cartilagens e articulações. Escolha o colágeno certo, do tipo 2, e na forma correta, não desnaturado ou peptídeos bioativos.

2. Dose diária

A porção de consumo recomendada dos suplementos deve oferecer no mínimo 40 mg de colágeno tipo 2. Essa informação deve vir descrita no rótulo do produto. A dose diária correta é essencial para alcançar os objetivos desejados.

3. Horário certo

Consumir suplementos proteicos perto de refeições grandes, como almoço e jantar, na qual já consumimos grandes quantidades de proteína pode atrapalhar a absorção de colágeno. Prefira incluir o colágeno em lanches intermediários.

4. Consumo contínuo

É necessário consumir o suplemento de colágeno tipo 2 por 12 semanas sem interrupção para alcançar os benefícios desejados. Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após esse período.

Quer saber mais?

Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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