|
O suplemento de colágeno tipo 2 é o mais indicado para cuidar da saúde de articulações e cartilagens, atuando na prevenção e tratamento de doenças que acometem essa região.
A recomendação baseada em estudos científicos é consumir 40 mg de colágeno tipo 2 ao dia, na fórmula de cápsulas ou pó. No geral, os resultados aparecem em até 12 semanas de uso contínuo, mas podem variar de acordo com cada organismo.
De preferência, a ingestão do suplemento deve ocorrer longe das refeições principais, almoço e jantar. Nesse momento a ingestão de proteínas costuma ser mais alta, comprometendo a absorção do colágeno tipo 2.
Sumário
Qual suplemento de colágeno tipo 2 tomar?
O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg.
De preferência, escolha um suplemento que combine as duas matérias-primas. Os peptídeos bioativos atuam diretamente no tecido, repondo o colágeno perdido. Enquanto o colágeno não desnaturado consegue impedir a destruição da proteína presente nas cartilagens.
A combinação de ambos otimiza os efeitos benéficos da suplementação de colágeno para as articulações e cartilagens.
Caso o suplemento ofereça mais de 8g de colágeno na porção, também é considerado uma fonte protéica. Outra característica benéfica, ao aumentar o consumo total de proteínas na dieta.
Recomendações para suplementação de colágeno tipo 2
1. Tipo de colágeno
Existem diversos suplementos de colágeno disponíveis no mercado, mas nem todos são voltados para os cuidados das cartilagens e articulações. Escolha o colágeno certo, do tipo 2, e na forma correta, não desnaturado ou peptídeos bioativos.
2. Dose diária
A porção de consumo recomendada dos suplementos deve oferecer no mínimo 40 mg de colágeno tipo 2. Essa informação deve vir descrita no rótulo do produto. A dose diária correta é essencial para alcançar os objetivos desejados.
3. Horário certo
Consumir suplementos proteicos perto de refeições grandes, como almoço e jantar, na qual já consumimos grandes quantidades de proteína pode atrapalhar a absorção de colágeno. Prefira incluir o colágeno em lanches intermediários.
4. Consumo contínuo
É necessário consumir o suplemento de colágeno tipo 2 por 12 semanas sem interrupção para alcançar os benefícios desejados. Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após esse período.
Quer saber mais?
- Colágeno | Tudo o que você precisa saber
- Como usar colágeno em pó? Conheça receitas fáceis
- Dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2
Referências:
ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.