Se você busca alternativas para ter uma pele com uma aparência mais jovem e bonita, com certeza já ouviu falar do creme de ácido hialurônico e do colágeno. Será mesmo que funcionam?  

Saiba aqui qual é a melhor estratégia para usar esses nutricosméticos em busca da saúde e beleza da sua pele.

COLÁGENO PARA A PELE FUNCIONA?

Sim! Porém depende do tipo de colágeno. O colágeno mais indicado para a pele são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1. 

Esses peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 devem ser da matéria prima Verisol.  Embora existam outras marcas de matéria prima de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, apenas o Verisol possui estudos científicos demonstrando de forma efetiva os resultados na melhora da pele.

Os estudos que utilizaram o Verisol, encontraram diversos efeitos positivos, os quais variam desde a melhora da pele até o fortalecimento das unhas e cabelos, combate da flacidez e melhora da celulite. 

O público estudado nessas pesquisas eram principalmente mulheres com idade entre 18 e 55 anos. Mas claro que, quando foi analisado a suavização das rugas e linha de expressão, as mulheres com idade acima de 30 anos tiveram melhores resultados.

Isso porque a partir dessa idade começa o processo de envelhecimento da pele. Por volta dos 30 anos, a pele vai perdendo naturalmente o colágeno presente no corpo. Por essa razão os resultados foram melhores nas mulheres com mais de 30 anos.

Porém para as mulheres mais jovens o uso do colágeno para a prevenção dos sinais do envelhecimento da pele também é importante. 

Com relação à quantidade necessária para o consumo diário, isso pode variar de 2,5 g até 5 g ao dia, por pelo menos 8 semanas. Mas é fundamental o consumo diário por pelo menos 8 semanas para se ter resultados.

Os cientistas ainda constataram que é possível pausar por um mês antes de reiniciar a suplementação sem que ocorra a perda dos resultados.

Mas vale ressaltar, que apesar dos benefícios comprovados, os resultados podem variar de pessoa para pessoa. 

Portanto o ideal, além do consumo dos peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 é buscar um profissional nutricionista e um médico dermatologista para promoção de hábitos saudáveis e outras alternativas.

CREME DE ÁCIDO HIALURÔNICO MELHORA A PELE?

A utilização de cremes para combater os sinais da idade sempre são controversos entre os especialistas. Muitos defendem a teoria de que o efeito de qualquer nutriente é mais bem aproveitado quando consumido via oral e não utilizado em cremes.

Mas o creme de ácido hialurônico possui seus defensores. Por exemplo, um estudo publicado em 2016 por pesquisadores alemães avaliou o uso de diferentes marcas de cremes de ácido hialurônico em mais de 20 mulheres por 3 meses. 

Apesar de todas as marcas terem mostrado resultados como redução da profundidade das rugas de 10 até 20% os pesquisadores não conseguiram afirmar se foi realmente o ácido hialurônico o responsável por essa melhora.

Entretanto a utilização de cremes que contenham ácido hialurônico parece ser uma boa estratégia. Mas deve ser avaliado os demais compostos para evitar dermatites e alergias. 

TOMAR O COLÁGENO E USAR O CREME GERA RESULTADOS AINDA MELHORES PARA A PELE?

Até o momento não existe nenhum estudo mostrando o consumo dos peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 e a aplicação de um creme com ácido hialurônico. Portanto, não podemos afirmar com base na ciência, que os resultados serão melhores. 

Mas a prática clínica mostra que o uso dos dois tratamentos podem sim apresentar resultados ainda melhores no combate ao envelhecimento da pele.

Como o colágeno não apresenta nenhum tipo de efeito colateral, e caso após avaliar se o creme também não irá resultar em nenhum tipo de alergia, você pode experimentar o uso dos dois produtos sem riscos à saúde e obter resultados ainda melhores.

Lembrando sempre que, os resultados podem variar e que os hábitos e estilo de vida podem influenciar diretamente na beleza e saúde da pele. Portanto cuide-se, principalmente de dentro para fora.

Desenvolva um estilo de vida mais saudável, evite alimentos ultraprocessados, cigarros, bebidas alcoólicas e se esforce para dentro da sua rotina agitada se hidratar e dormir o suficiente.

Além disso, o uso do colágeno e do creme podem sim, ser uma boa estratégia para uma pele sem sinais de envelhecimento.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

POETSCHKE, J. et al. Anti-wrinkle creams with hyaluronic acid: how effective are they?. MMW Fortschritte der Medizin, v. 158, p. 1-6, 2016.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.