Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno com ácido hialurônico: para que serve?

Colágeno com ácido hialurônico: para que serve?

Colágeno com ácido hialurônico. Mulher adulta cuidando da sua pele
5 minutos de leitura

O colágeno e o ácido hialurônico são dois componentes estruturais da pele. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de ambos. Esse processo começa a acontecer após os 25 anos, e se intensifica após os 30 anos. 

A redução da produção desses dois componentes estruturais da pele traz danos à ao tecido e leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. 

Um suplemento de colágeno com ácido hialurônico serve para repor esses nutrientes que estão em menor proporção em nosso corpo e que vão atuar na saúde da pele.

Para que serve colágeno com ácido hialurônico? 

As fibras de colágeno são a principal proteína do tecido, sendo a base para a organização das células da pele. 

Enquanto o ácido hialurônico é um biopolímero que tem a função de preencher os espaços vazios entre as células da pele. Para cumprir essa função, o ácido hialurônico se liga ao colágeno.

Como mencionado, esse processo de redução da produção de colágeno e ácido hialurônico começa a acontecer após os 25 anos, e se intensifica após os 30 anos. Hábitos alimentares ruins, consumo de álcool e cigarro, exposição solar excessiva e a poluição contribuem para agravar essa redução.

A falta de colágeno e ácido hialurônico em nossa pele leva a sintomas como o aparecimento de rugas e linhas de expressão, redução da elasticidade e ressecamento. Cabelo e unhas também podem apresentar sinais como redução do crescimento e maior taxa de quebra.

Suplementação de colágeno com ácido hialurônico funciona?

A suplementação oral de colágeno com ácido hialurônico auxilia a prevenir e potencialmente reverter esses danos causados pela falta dos dois componentes na pele.

No entanto, para que a suplementação oral de fato funcione é preciso que o produto tenha algumas características essenciais. 

Colágeno

No caso do colágeno, o único com comprovação de benefícios para a pele é Verisol.

O colágeno verisol é composto por peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado do tipo 1. Ao consumir esse suplemento, ele não passa pelo processo de digestão chegando a corrente sanguínea de forma intacta e, por esse motivo, consegue atuar de forma específica na pele, diferente de outros suplementos de colágeno.

Para que os primeiros sinais do consumo sejam notados, é necessário fazer o uso de no mínimo 2,5g de colágeno verisol por 8 semanas. Os primeiros efeitos são nas rugas e linhas de expressão, mas também pode ocorrer melhora na elasticidade, grau da celulite, unhas e cabelos.

Ácido hialurônico

No caso do ácido hialurônico para o rosto, a recomendação de suplementação é de no mínimo 80mg por dia. 

Os benefícios do consumo também são verificados após 8 semanas, principalmente na hidratação da pele, função desempenhada pelo ácido hialurônico devido ao seu potencial de retenção de água no tecido.

Colágeno com ácido hialurônico: junto ou separado?

Desde que ingerido diariamente e com todas as características principais presentes, o colágeno e o ácido hialurônico podem ser suplementados em um mesmo produto ou de forma separada.

No entanto,  consumir um produto de qualidade com ambos os nutrientes faz com que a suplementação fique mais prática, garantindo as doses necessárias diariamente.

Três recipientes diferente com colágeno, ácido hialurônico e água.

Qual o melhor horário para tomar colágeno com ácido hialurônico?

O melhor horário para tomar colágeno com ácido hialurônico é pela manhã.

Ainda que não existam evidências cientificas de qual o melhor horário, é importante evitar que o consumo seja feito próximo às principais refeições para que a absorção não seja prejudicada.

Quer saber mais?

Referências

Gelita. Verisol white paper. 2014

Proksch E, Segger D, Degwert J, Schunck M, Zague V, Oesser S. Oral Supplementation of specific Collagen Peptides has Benecial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Skin Pharmacol Physiol 2014;27:47 – 55.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 13ª edição. Rio de Janeiro – RJ: Guanabara Koogan, 2017.

Bukhari SNA, Roswandi NL, Waqas M, Habib H, Hussain F, Khan S, Sohail M, Ramli NA, Thu HE, Hussain Z. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. Int J Biol Macromol. 2018 Dec;120(Pt B):1682-1695.

Kawada C, Yoshida T, Yoshida H, Matsuoka R, Sakamoto W, Odanaka W, Sato T, Yamasaki T, Kanemitsu T, Masuda Y, Urushibata O. Ingested hyaluronan moisturizes dry skin. Nutr J. 2014 Jul 11;13:70.

3.1/5 - (8 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.