Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Exame coenzima Q10: para que serve?

Exame coenzima Q10: para que serve?

Paciente realizando um exame de sangue
3 minutos de leitura

A coenzima Q10 é uma substância presente em diversos órgãos no corpo humano. Mas, por conta de fatores como estresse, idade e hábitos alimentares os níveis da substância podem reduzir significantemente.

O exame de coenzima Q10 serve para identificar os níveis da substância no organismo, e avaliar se existe a necessidade de iniciar a suplementação.

Por que fazer o exame Coenzima Q10?

É importante realizar o exame de CQ10 para avaliar e identificar se a substância está presente em quantidades satisfatórias para realizar as suas funções.

Além disso, a identificação é importante para que a suplementação não seja uma solução desnecessária. Uma vez em que os níveis estiverem adequados no organismo.

Como me preparar para o exame Coenzima Q10?

De acordo com laboratórios médicos, não há necessidade de preparos específicos para a coleta do exame. Portanto, o individuo que realizar o procedimento não precisa se preocupar de se preparar erroneamente para o exame.

É indicado estar em jejum de 12h antes da realização da coleta, bem como o exame de sangue rotineiro.

Qual o nome do exame que detecta a falta de vitaminas. Homem adulto realizando um exame de sangue.

Como é feito o exame Coenzima Q10?

O exame de coenzima Q10 funciona igualmente o exame de sangue habitual. A quantidade de tubos de sangue será de acordo com a orientação médica, sendo informada na prescrição do exame.

Quais são os resultados possíveis para o exame Coenzima Q10?

Os valores normais de CQ10 são de 0,5 a 1,8 mg/L, níveis abaixo de 0,5mg/L demonstram a necessidade de suplementar a substância.

Situação Valores de referência 
Normal0,5 a 1,8 mg/L
Deficiência < 0,5mg/L
Labi Exames

Quais os sintomas da falta de Coenzima Q10?

Dentre os principais sintomas de falta de CQ10 estão o cansaço constante, dores de cabeça frequentes, alterações em exames bioquímicos, além de cãibras frequentes. Por isso, a importância de realizar o exame de coenzima Q10.

Apesar de estar presente naturalmente em todo o nosso corpo, fatores internos e externos podem influenciar na redução considerável da CQ10 na pele.

Quem precisa de Coenzima Q10?

A coenzima Q10 é uma substância presente no organismo de todas as pessoas, mas devido à diversos fatores algumas pessoas possuem concentrações maiores da substância do que outras.

Indivíduos com doenças cardiovasculares e fibromialgia, por exemplo, podem ser favorecidos com os efeitos antioxidantes da coenzima Q10. Uma vez que apresentam menos concentrações da substância no organismo.

O que causa a falta de coenzima Q10 no organismo?

Naturalmente, a causa de falta de coenzima Q10 no organismo se dá por fatores como exposição solar excessiva, envelhecimento, consumo de álcool e tabagismo.

Além de doenças mitocondriais, degenerativas e cardiovasculares, que exigem mais ATP das células e, por decorrência disso, ocorre a diminuição da substância. E por isso, a suplementação se torna essencial nesses casos.

Quer saber mais?

Referências

PEREIRA, Bárbara Filipa Teixeira. Coenzima Q10 e Doenças Neurodegenerativas. 2022.

ALVARENGA, Leonardo Ferreira. Os efeitos da suplementação de coenzima q10 na terapêutica da insuficiência cardíaca: uma revisão bibliográfica. 2020.

SILVA, Fabiana Barreiro de Freitas et al. Efeito da coenzima Q10 nos danos oxidativos induzidos pela L-tiroxina no músculo sóleo de ratosRevista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 21, p. 84-88, 2015.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.