Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Coenzima Q10 emagrece? Mito ou verdade?

Coenzima Q10 emagrece? Mito ou verdade?

mulher pensando se vale a pena tomar magnésio
6 minutos de leitura

Desde que se tornou um dos suplementos mais estudados e prescritos por profissionais, muitas pessoas têm se perguntado se realmente a coenzima Q10 emagrece. Uma vez que ela tem sido bastante utilizada para auxiliar na perda de peso.

De forma resumida, a coenzima Q10 pode ser uma aliada no emagrecimento, já que atua na produção de energia. O que, consequentemente, melhora a disposição durante os treinos e favorece a melhor queima de gordura.

No entanto, ela não atua diretamente na perda de peso. E também não há estudos que demonstram que a coenzima Q10 tem ação explícita no emagrecimento.

Por que a Coenzima Q10 não emagrece?

Apesar de poder ser uma boa aliada no emagrecimento, a coenzima Q10 não emagrece porque não tem ação direta na perda de peso.

O que acontece é que ela atua nas reações metabólicas para a produção de energia. Consequentemente, há o aumento da disposição para os treinos e, por conseguinte, a melhora da queima de gordura.

Sendo assim, a coenzima Q10 pode ser utilizada para a melhor performance durante os exercícios físicos, o que resultará em melhores resultados no emagrecimento. Mas, a sua ação é indireta, o que faz o suplemento não ser considerado um emagrecedor.

Coenzima Q10 engorda?

De forma alguma a coenzima Q10 engorda. Até porque, a substância não fornece calorias e, para que haja ganho de peso, é necessário que o consumo calórico esteja excessivo.

Em contrapartida, é importante ter atenção com o uso do suplemento, pois doses excessivas podem gerar efeitos colaterais.

Quanto tempo leva para a Coenzima Q10 começar a fazer efeito?

Os efeitos da coenzima Q10 costumam ser gradativos e contínuos. Com isso, é possível começar a observar resultados a partir de 4 semanas de uso.

De todo modo, o ideal é manter o consumo a longo prazo, para que os resultados sejam mais eficazes e duradouros.

Como usar Coenzima Q10 para emagrecer?

A coenzima Q10 pode ser encontrada em cápsulas em diferentes doses. Sendo recomendado o uso de 100 a 200 mg por dia.

Além disso, o suplemento pode estar em forma de ubiquinona (para a melhor performance nos treinos) ou ubiquinol (para ação antioxidante).

Desse modo, é importante consultar o seu médico ou nutricionista para que seja prescrita a dose e forma mais adequada para as suas necessidades.

Vale destacar que a coenzima Q10 é uma substância lipossolúvel. Por isso, ela precisa da presença de gordura para ser melhor absorvida. Sendo assim, o ideal é tomar o suplemento antes ou após as refeições para aperfeiçoar a sua absorção.

Qual é o melhor horário para tomar Coenzima Q10?

O melhor horário para tomar coenzima Q10 é antes ou depois das refeições para que ela seja melhor absorvida. Isso se dá porque é importante a presença de gordura para a sua absorção.

Além disso, ela também pode ser ingerida como pré-treino para melhorar o rendimento nos exercícios físicos. Sendo apenas recomendado evitar o uso antes de dormir para não prejudicar o sono.

Quando devo tomar Coenzima Q10 para emagrecer?

A coenzima Q10 é indicada para pessoas que desejam melhorar o desempenho físico, indivíduos em tratamento de estatinas, idosos e pessoas com fibromialgia ou doenças cardiovasculares.

Já no emagrecimento, por sua vez, a coenzima Q10 pode ser utilizada como um coadjuvante no tratamento.

Uma vez que ela não age diretamente na perda de peso, sendo eficaz apenas para o aumento da disposição e produção de energia.

À vista disso, é importante consultar o seu médico ou nutricionista para avaliar se realmente é necessário utilizar a coenzima Q10 apenas com o intuito de perda de peso.

Mitos e verdades sobre a Coenzima Q10

1 – Coenzima Q10 emagrece mais rápido 

MITO! A coenzima Q10 não emagrece, apenas pode ser um auxílio para a perda de peso. Já que ela pode aumentar a disposição, fazendo com que o indivíduo tenha uma melhor performance nos treinos e, consequentemente, melhore a sua queima de gordura.

No entanto, a sua ação é indireta, e isso não quer dizer que ela emagreça mais rápido. Devendo ser utilizada apenas para auxiliar no processo de emagrecimento, caso seja necessário.

2 – Coenzima Q10 é bom para fibromialgia

VERDADE! A coenzima Q10 é eficaz para o alívio dos sintomas da fibromialgia. Podendo ser uma grande aliada no tratamento da doença.

3 – Não pode tomar Coenzima Q10 todos os dias

MITO! A coenzima Q10 é um suplemento extremamente seguro e natural. Logo, ela pode ser ingerida todos os dias, desde que haja a devida prescrição médica ou nutricional.

4 – Coenzima Q10 pode engordar

MITO! A coenzima Q10 não engorda, já que não fornece calorias. 

5 – Quem treina, não precisa tomar Coenzima Q10

MITO! A má recuperação pós-treino é um dos principais fatores responsáveis pela redução da produção natural de coenzima Q10 no organismo.

Por isso, atletas e praticantes de atividade física costumam ser os principais grupos a serem indicados para fazer uso do suplemento.

Até porque, o exercício físico pode desencadear uma situação de estresse oxidativo no corpo, que pode ser controlada com as ações antioxidantes da coenzima Q10.

Ou seja, além de favorecer a produção de energia e o aumento da disposição, a coenzima Q10 também pode proteger as células dos danos gerados pelos radicais livres. Fazendo com que o corpo mantenha a sua devida funcionalidade.

6 – Coenzima Q10 é bom para idosos

VERDADE! Os idosos costumam ser os mais afetados com a deficiência de coenzima Q10, pois é comum haver a queda na produção natural com o envelhecimento.

Paralelo a isso, o corpo fica mais suscetível aos efeitos dos radicais livres e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e degenerativas.

Desse modo, a coenzima Q10 é um ótimo suplemento para idosos, pois atua na melhora do funcionamento cerebral, no aumento da disposição e na prevenção e tratamento de doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto, Alzheimer e Parkinson.

7 – A Coenzima Q10 previne o câncer

VERDADE! Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 protege as células do estresse oxidante. Prevenindo a formação de células cancerígenas.

Quer saber mais?

Referências

JACOBS, M. A. P.; ACCURSIO, W. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS JOURNAL. v. 3, p. 1-7, 2020.

MARISCAL, F. M. G. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. International Journal of Molecular Sciences. v. 71, n. 7870, p. 1-19, 2020.

PALLOTTI, F. et al. The Roles of Coenzyme Q in Disease: Direct and Indirect Involvement in Cellular Functions. International Journal of Molecular Sciences. v. 23, n. 128, p. 1-18, 2022.

2.7/5 - (8 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.