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Frutas com vitamina D, alimentos e sucos | Dra. Gontijo

Frutas com Vitamina D? Veja aqui.
4 minutos de leitura

A vitamina D é um micronutriente importante para a saúde, pois permite a realização de diversas funções biológicas no metabolismo humano.

Apesar de existirem diversos outros tipos de vitaminas, a vitamina D tem se destacado no mercado e cenário mundial porque atua na defesa do nosso corpo, além de fortalecer os ossos e os músculos.

As frutas são conhecidas por serem ricas em diversos nutrientes e sempre pensamos nelas quando queremos complementar nossa alimentação. No entanto, não conseguimos encontrar a vitamina D em frutas.

Quais os alimentos que contêm vitamina D?

Os alimentos naturalmente ricos em vitamina D incluem peixes gordurosos de águas profundas, ovos de galinhas fortificados, produtos lácteos (porém apenas os fortificados), salmão, cavala, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, leveduras, fungos e cogumelos (Shitake). 

Em alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, os alimentos fortificados com vitamina D fazem parte de uma política pública de fortificação de alimentos em países 

Nesses países, a vitamina D é adicionada na ração de vacas e galinhas, para que o leite e os ovos tenham alguma quantidade micronutriente.

No caso do Brasil, até o momento, infelizmente não temos nenhuma política pública que determine a fortificação dos alimentos comuns ao consumo diário com vitamina D.

Quais sucos que contêm vitamina D?

Um suco é o líquido natural de frutos, e  como as frutas não contêm vitamina D, podemos então deduzir que eles também não têm essa vitamina, correto? Sim e não.

De fato, o suco natural da fruta não tem a vitamina D em sua composição original, porém, é possível fortificar o suco com suplementos de vitamina D.

Por exemplo: é possível fazer uma vitamina de banana incluindo leite, banana, açúcar, aveia e juntamente a esses ingredientes, cortar uma cápsula gelatinosa de um bom suplemento de vitamina D.

Outro exemplo é os dos shakes: é possível preparar um shake de proteína de morango com cereja, incluindo shake em pó solúvel sabor morango, leite semidesnatado, cerejas frescas sem caroço e cortar uma cápsula de vitamina D gelatinosa no momento do preparo.

Quais as verduras que têm vitamina D?

Da mesma forma que as frutas não possuem vitamina D, as verduras e legumes também não possuem.

Fora os alimentos de origem animal, somente alguns de origem vegetal contém a vitamina D em sua composição. São eles: leveduras, fungos e cogumelos (Shitake).

O que é bom para repor a vitamina D?

Nosso corpo obtém o nutriente através de três formas: alimentos com vitamina D, suplementos e produção do próprio corpo em reação ao estímulo gerado pela exposição ao sol.

A exposição aos raios ultravioletas B (UVB) provenientes do sol, é a principal forma que nós, seres humanos, podemos obter a vitamina D.

Isso acontece porque temos presente na pele uma molécula semelhante às moléculas de colesterol, que é uma precursora da vitamina D ativada pelas energias dos raios UVB.

Somente 20% da vitamina D presente em nosso organismo vem do consumo de alimentos, a maioria, ou seja 80% dela é produzida pelo nosso próprio corpo.

Entretanto, devido ao crescimento da carência da vitamina D em diversos grupos populacionais, a maioria dos profissionais da saúde  – incluindo a Sociedade de Endocrinologia –  incentivam o consumo estratégico de suplementos de vitamina D.

Quer saber mais?

Referências:

MEYERS, Linda D.; OTTEN, Jennifer J.; HELLWING, Jeniffer Pirzi. Dietary reference intakes : the essential guide to nutrient requirements, 2006. Disponível em <https://www.nal.usda.gov/sites/default/files/fnic_uploads/DRIEssentialGuideNutReq.pdf>

VHITA, blog. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/>

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Núcleo de estudo e pesquisas em alimentos (NEPA), UNICAMP, 2011. Disponível em <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf>

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

34 comentários em “Frutas com vitamina D, alimentos e sucos | Dra. Gontijo”

  1. Marineis jesus santos

    oi tenho lupos e não posso tomar sol
    o medico passou vitamina D pra me tomar
    uma capicula por semana
    e pediu pra tomar bastante súco e comer bastante verdura e legumes
    e frutas
    ele disse q acerola e rica em vitamina D
    mais agora lendo esse artigo fiquei em dúvida

    1. Tomar sol é super importante, mas dependendo do organismo, é necessário suplementar. Por isso é recomendado uma dosagem de 2000 ui de vitamina D ao dia, uma dosagem segura para quem não tem recomendação médico de uma dosagem maior. Beijos 😉

  2. José Benedito de oliveira

    Olá tudo bem, meu nome é José sofri com disidrose por seis anos ,passei todo tipo de pomada e nenhuma resolvia ,aí um belo dia de DEUS um farmacêutico me disse para tomar vitamina D3 5000, tomei uma por dia antes das refeições em trinta dias minhas mãos e pé virou pele de nenê que maravilha, se eu soubesse antes não teria sofrido tanto tempo, gostaria de saber por quanto tempo posso tomar e depois parar com a vitamina, desde já agradeço

    1. Olá José, tudo bem?

      Nesse caso, recomendamos que faça um acompanhamento médico, pois como possui um problema específico, o correto é que o profissional faça uma avaliação em você e assim defina como deve seguir com um tratamento 🙂

  3. Boa noite eu me chamo Silvana tenho 45 anos meu médico recomendou eu vitamina D só que eu tomei a de 5000 só que eu esqueci e tomei 15 dia direito tem algum problema não senti nada

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