Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Infertilidade feminina: principais causas e diagnóstico

Infertilidade feminina: principais causas e diagnóstico

Infertilidade feminia. Mulher deitada triste com teste de gravidez negativo
5 minutos de leitura

A infertilidade feminina é definida como a falta de sucesso em iniciar uma gestação após 12 meses de tentativas consecutivas. A infertilidade não é sinônimo de estéril, pois está diretamente ligada a uma duração específica, enquanto a esterilidade é um estado permanente.

Existem dois tipos de infertilidade, a primária e a secundária. A primária ocorre quando a mulher é diagnosticada com infertilidade e nunca engravidou. Enquanto na infertilidade secundária, a mulher já teve pelo menos uma gestação prévia.

É estimado que a infertilidade afeta cerca de 8 a 12% dos casais no mundo, sendo a infertilidade secundária o tipo mais comum. 

Principais causas de infertilidade feminina

1. Idade

Quando a mulher nasce, seu corpo já possui todos os óvulos que serão liberados ao longo da vida. Portanto, com o passar dos anos ocorre um declínio na taxa de fertilidade feminina, devido a diminuição dos estoques de óvulos.

Esse declínio se inicia entre os 25 a 30 anos, momento no qual o percentual de infertilidade entre mulheres varia de 4,5 a 7%. Aos 41 anos, a taxa chega aos 50%. Quando a mulher chega aos 50 anos, idade comum no início da menopausa, a taxa de infertilidade é considerada 100%.

2. Doenças do aparelho reprodutivo

O aparelho reprodutivo feminino engloba todos os órgãos envolvidos na reprodução. Algumas das principais causas de infertilidade entre mulheres são as doenças que acometem esses órgãos, dificultando ou impedindo o processo natural da concepção.

  • Insuficiência Ovariana Prematura: Fim dos ciclos menstruais, antes dos 40 anos e na presença de níveis estáveis de FSH, um dos hormônios envolvidos na regulação do ciclo menstrual.
  • Síndrome do ovário policístico: É a doença endócrina mais comum em mulheres, sendo diagnosticada na presença de dois dos três fatores: ciclo menstrual irregular por ovulação infrequente, características físicas específicas do ovário e aumento dos níveis de hormônios masculinos no corpo da mulher.
  • Endometriose: Caracterizado por uma inflamação patológica da pelve. Entre as mulheres em idade reprodutiva a prevalência é cerca de 6%, mas entre as mulheres diagnosticadas com infertilidade a prevalência chega até a 50%.
  • Miomas uterinos:Tumores benignos formados por tecido muscular. 
  • Pólipos endometriais: Projeções do endométrio para o interior da cavidade uterina. O seu efeito na infertilidade pode ser desfeito com a remoção cirúrgica.

3. Outras doenças

Existem diversas outras doenças relacionadas com a infertilidade feminina. Essas doenças afetam diretamente ou indiretamente o processo natural de concepção e gravidez.

  • Fibrose cística
  • Doença renal severa
  • Diabetes descontrolada
  • Doença celíaca descontrolada
  • Deficiência de vitamina D
  • Doenças autoimunes ativas
  • Hipotireoidismo subclínico
  • Síndrome metabólica
  • Hipertensão

4. Obesidade

A obesidade é uma das causas de infertilidade feminina, como também um dos fatores que aumenta os riscos e chances de problemas em uma gestação já estabelecida.

No caso da infertilidade feminina, a obesidade diminui as chances de ovulação e concepção espontânea.

5. Infeções

As duas doenças infecciosas que podem levar a um quadro de infertilidade são a clamídiase e a gnorréia. Ambas são doenças sexualmente transmissíveis, que podem causar inflamação pélvica, obstrução das trompas de falópio e dificuldade na implantação do embrião.

A caxumba também é uma doença infecciosa que quando não tratada corretamente tem como um dos seus desfechos a insuficiência ovariana precoce.

6. Estilo de vida

Alguns comportamentos do estilo de vida da mulher podem influenciar as taxas de fertilidade. Normalmente, essa interferência pode ser revertida com a pausa do comportamento e acompanhamento médico.

  • Restrição calórica severa
  • Exercício físico em excesso (problema que acomete atletas)
  • Estresse
  • Cigarro
  • Maconha
  • Álcool

7. Substâncias tóxicas

A exposição a substâncias tóxicas ao corpo humano conhecidas como desreguladores endócrinos pode leva a infertilidade feminina e masculina. Essas substâncias afetam a ação dos hormônios do nosso. Os principais exemplos são:

  • Bisfenol A: Amplamente utilizado na produção de plásticos e resinas.
  • Ftalatos: Utilizado para dar flexibilidade a materiais plásticos.
  • Agrotóxicos: Atrazina, bifenilos policlorados (PCBs) e DDT (diclorodifeniltricloroetano).

Quando é diagnosticada a infertilidade feminina?

A infertilidade feminina é diagnosticada quando após 1 ano de tentativas constantes de engravidar. Após esse diagnóstico estabelecido, o profissional de saúde que acompanha a mulher deve tentar descobrir a causa da infertilidade. 

Para 80% das mulheres, a gestação começa nos primeiros seis meses de tentativas. Porém, em 10% dos casos, pode demorar até 1 ano para se estabelecer uma gravidez de sucesso.

Somente 10% dos casais são considerados inférteis. Esse percentual engloba homens e mulheres, pois também existem causas de infertilidade masculina. Em metade desses casos, ainda existe a possibilidade de ocorrer uma gestação nos próximos 3 anos.

Então, somente 5% dos casais são definitivamente inférteis, com chances próximas a 0 de engravidar. Esse diagnóstico final só pode ser concluído após 4 anos de acompanhamento.

Quer saber mais?

Referências:

Vander Borght M, Wyns C. Fertility and infertility: Definition and epidemiology. Clin Biochem. 2018 Dec;62:2-10. 

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.