Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 bula: como seria?

Ômega 3 bula: como seria?

mulher lendo a bula
6 minutos de leitura

Muitos médicos e nutricionistas prescrevem suplementos de ômega 3 para garantir as recomendações diárias pensando nos benefícios do ácido graxo.

Por se tratar de um nutriente e não de um princípio ativo, os suplementos de ômega 3 não são obrigados a apresentar uma bula, apenas as informações nutricionais, bem como lote e validade. Por isso, selecionamos tópicos importantes que devem estar presentes no ômega 3 bula.

Apresentação do ômega 3 bula

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada essencial ao organismo, encontrado em óleo de peixes, crustáceos, em algas marinhas e em algumas sementes como chia e linhaça. O ômega 3 beneficia a melhora da saúde cardiovascular, atua como anti-inflamatório, manutenção da saúde ocular e cerebral. 

Composição do ômega 3

No suplemento de ômega 3, estão presentes 3 moléculas de gordura diferentes presentes no óleo de peixe. Para entender o quanto de ômega 3 existe naquele suplemento basta somar a quantidade dessas moléculas, que são: 

  • Ácido eicosapentanoico (EPA)
  • Ácido decosahexaenoico (DHA)
  • Ácido alfalinolênico (ALA)

Mecanismo de ação do ômega 3

Após a ingestão, as molécula de ômega 3 desempenham diversas funções comuns a outros tipos de gordura em nosso metabolismo, tais como: a produção e armazenamento de energia, constituição da membrana celular e formação de hormônios esteróides.

Além disso, as moléculas de ômega 3 se destacam porque são precursores de prostaglandinas e mediadores lipídicos que atuam no combate a processos inflamatórios do organismo.

Indicações e contraindicações

É fundamental conter no ômega 3 bula para quem o produto é indicado e contraindicado. Dessa forma, o consumo fica melhor direcionado e mais seguro.

Indicações

Os suplementos de ômega 3 devem ser consumidos preferencialmente após recomendação de um médico ou nutricionista. Na maioria das vezes são prescritos para:

  • Pessoas que não conseguem consumir o mínimo de 2 porções de peixes gordurosos por semana;
  • Reduzir as chances de doenças cardiovasculares e cerebrais;
  • Reduzir a produção de triglicérides simples e do colesterol ruim;
  • Contribuir para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
  • Estimular a produção do colesterol bom (HDL).

Contraindicações

O ômega 3 é contraindicado para:

  • Pessoas com hemofilia (ou outros problemas relacionados à coagulação sanguínea);
  • Gestantes e lactantes devem ter cuidado no consumo, obedecendo a dose recomendada pelo profissional que prescreveu, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê;
  • Pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois sua matéria-prima é o óleo de peixe;
  • Pessoas com prótese cardíaca, neste caso o consumo só é recomendado com acompanhamento de um profissional da saúde.

Formatos do ômega 3

A maioria das formulações de suplementos de ômega 3, apresentam a gordura do peixe armazenada em cápsulas de gelatina, mas existem também outros formatos do suplemento como: xarope, balas de gomas e em pó.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3?

Pensando em conforto gástrico, prevenção de refluxo e absorção de nutrientes, o melhor horário para tomar o ômega 3 é juntamente com as refeições.

Qual a dosagem e a posologia ideal do ômega 3 bula?

Para saber a dosagem do produto basta verificar a porção indicada na informação nutricional. O número de cápsulas indicada na informação nutricional do suplemento, é para atingir a quantidade de EPA + DHA que uma determinada marca oferece.

Lembrando que essas moléculas de ômega 3 estão contidas no óleo de peixe, portanto, o número de cápsulas sugerida pode variar de acordo com a qualidade da matéria prima utilizada por cada marca.

É importante se atentar a isso, porque quanto menor o número de cápsulas e maior a concentração de EPA e DHA oferecida na porção, melhor é a qualidade da matéria prima.

Não há uma legislação que determina uma quantidade padrão que os suplementos de ômega 3 devam conter de EPA e DHA. Apenas especificações técnicas estabelecendo algumas concentrações.

Marcas que priorizam produtos de qualidade, se atentam em oferecer uma quantidade mínima de 550mg EPA + DHA em 1 cápsula do suplemento.

A Associação Americana do Coração (AHA- sigla em inglês) recomenda uma ingestão diária de:

  • 500 mg/dia de EPA + DHA para prevenção da saúde.
  • 1000 mg/dia de EPA + DHA para o cuidado da saúde de pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.
  • 2000 a 4000 mg/dia EPA + DHA para pessoas que precisam reduzir os níveis de triglicérides.

O que fazer ao esquecer de tomar ômega 3?

Primeiramente, é importante ressaltar que o ideal é tomar o suplemento no mesmo horário, todos os dias, para que se obtenha melhor adesão ao tratamento.

Porém, como é indicado que o consumo seja feito juntamente com a refeição, ao esquecer de consumi-lo, o ideal é ingerir na próxima refeição e mantê-la como padrão.

Metais pesados e selo IFOS

Um ponto para ser informado na bula é a comprovação de que o produto é isento de contaminação de mercúrio ou outros metais pesados. 

É importante verificar se ele possui o selo IFOS que é um indicador que fornece mais segurança aos consumidor. Uma vez que comprova que o produto passou por processos de controle e é seguro para consumo.

Suplementos de baixa qualidade podem apresentar resquícios de metais do peixe de origem. Portanto, é preciso pesquisar o produto e a marca para consumir apenas suplementos que tenham certificados de pureza sendo livres desses metais pesados.

A contaminação por metais pesados, como o mercúrio, o chumbo, o arsênico e o cádmio pode gerar graves problemas cardiovasculares, respiratórios, digestivos e reprodutivos, além de afetar o sistema nervoso.

Dessa forma, é importante solicitar um laudo técnico que informe a concentração e a pureza do suplemento.

Por quanto tempo deve ser consumido

O ideal é consumir o ômega 3 por pelo menos três meses de forma contínua para obter os resultados desejados. Mas, nada impede que após esse período o indivíduo continue ingerindo o suplemento. 

Quer saber mais?

Referências

CHOLEWSKI, Mateusz; TOMCZYKOWA, Monika; TOMCZYK, Michał. A Comprehensive Review of Chemistry, Sources and Bioavailability of Omega-3 Fatty Acids. Nutrients, v. 10, n. 11, p. 1662, 2018.

SOKOŁA-WYSOCZAŃSKA, Ewa et al. Polyunsaturated fatty acids and their potential therapeutic role in cardiovascular system disorders—a review. Nutrients, v. 10, n. 10, p. 1561, 2018.

DEL FABBRO, Egidio. Combination therapy in cachexiaAnnals of palliative medicine, v. 8, n. 1, p. 59-66, 2018.

SERNA-THOMÉ, Guadalupe et al. Use of functional foods and oral supplements as adjuvants in Cancer Treatment. Revista de Investigación Clínica, v. 70, n. 3, p. 136-146, 2018.

CHEN, HuaiSheng et al. Correlation analysis of omega-3 fatty acids and mortality of sepsis and sepsis-induced ARDS in adults: data from previous randomized controlled trials. Nutrition journal, v. 17, n. 1, p. 57, 2018.

OCHI, Eisuke; TSUCHIYA, Yosuke. Eicosapentaenoic Acid (EPA) and Docosahexaneoic Acid (DHA) in Muscle Damage and Function. Nutrients, v. 10, n. 5, p. 552, 2018.

3/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

8 comentários em “Ômega 3 bula: como seria?”

  1. Sempre comprei o omega 3 de vocês antes era 849mg de EPA e 559mg de DHA mas agora notei que houve uma redução bem significativa de EPA e DHA. Sei que vocês tem selo de qualidade e que estão dentro do valor minimo de EPA e DHA para certificação, porem essa redução foi bem significativa a nos consumidores e os valores continuaram os mesmos, antes a concentração por capsual era de 70% e agora está com 60%, desta forma vão perder varios clientes que se atentarem a essa questão, visto que o produto ainda sim é de qualidade porem caro e tivemos uma redução significativa. Gosto muito do produto porem se não voltarem aos valores EPA/DHA anteriores terei que reavaliar no mercado pois tem outras marcas boas pelo mesmo valor ou mesnos com mais EPA/DHA do que o produto de vocês.
    Obrigado.

    1. Oii Rodrigo, tudo bem?

      Recebemos sua mensagem via e-mail também e respondemos por lá para esclarecer melhor ♥

      Continuaremos sempre á sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.