Muitos médicos e nutricionistas prescrevem suplementos de ômega 3 para garantir as recomendações diárias pensando nos benefícios dessa “gordura do bem”.

Por se tratar de um nutriente e não de um princípio ativo, os suplementos de ômega 3 não são obrigados a apresentar uma bula, apenas as informações nutricionais, bem como lote e validade.

Mas a bula poderia ajudar muito na hora da compra, pensando nisso nesse post você encontrará tudo que uma bula de ômega 3 deveria te dizer!

O que é ômega 3?

Apresentação do ômega 3:

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada essencial ao organismo, encontrado em óleo de peixes, crustáceos, em algas marinhas  e  em algumas sementes como chia e linhaça.   

Composição do ômega 3:

No suplemento de ômega 3, estão presentes 3 moléculas de gordura diferentes presentes no óleo de peixe. Para entender o quanto de ômega 3 existe naquele suplemento basta somar a quantidade dessas moléculas, que são: 

Moléculas que são ômega 3: 

  • Ácido eicosapentanoico (EPA)

  • Ácido decosahexaenoico (DHA)

  • Ácido alfalinolênico (ALA)

Qual a diferença entre EPA, DHA e ALA no ômega 3?

O EPA e o DHA são as moléculas de ômega 3 que mais se destacam pelo número de publicações científicas que comprovam seus resultados. Estão mais presentes na gordura de peixes que vivem em águas frias e profundas, como salmão, atum, sardinhas e anchova.

A variação e concentração de EPA e DHA podem trazer benefícios diferentes ao organismo. O EPA está associado a melhora do sistema cardiovascular, enquanto que o DHA é fundamental para manutenção e desenvolvimento do cérebro e visão em todas as fases da vida.

Já o ALA é encontrado em fontes vegetais, como sementes de linhaça e chia, e quando ingerido é metabolizado e convertido em EPA e DHA. Entretanto essa conversão é baixa, não sendo suficiente para suprir a demanda necessária dessas moléculas no organismo.

Mecanismo de ação do ômega 3:

Após a ingestão, as molécula de ômega 3 desempenham diversas funções comuns a outros tipos de gordura em nosso metabolismo, tais como: a produção e armazenamento de energia, constituição da membrana celular e formação de hormônios esteróides.

Além disso, as moléculas de ômega 3 se destacam porque são precursores de prostaglandinas e mediadores lipídicos que atuam no combate a processos inflamatórios do organismo.

Ômega 3 benefícios:

Os uso do ômega 3 serve para prevenir ou tratar processos inflamatórios pre-existentes ou formados em nosso metabolismo devido as interações que sofremos com diversos fatores externos, por exemplo: alimentos ingeridos, lesão, exercício físico, entre outros.

A seguir, pontuamos os principais benefícios do uso do ômego 3 que já foram comprovados: 

  • Diminuição em 90% do risco de morte cardíaca súbita. 
  •  Melhora da saúde cardiovascular e cerebral.
  •  Proteção da retina
  •  Fortalecimento do sistema imunológico
  •  Melhora do humor
  •  Prevenção de alguns tipos de câncer

Ômega 3 é bom para quem?

Os suplementos de ômega 3 devem ser consumidos preferencialmente após recomendação de um médico ou nutricionista. Na maioria das vezes são prescritos para:

  • Pessoas que não conseguem consumir o mínino de 2 porções de peixes gordurosos por semana.
  • Pessoas com histórico de doença cardiovascular
  • Pessoas que precisam de redução dos níveis de triglicérides.

Ômega 3 Contraindicações:

É contraindicado para quem tem problemas de coagulação, portadores de hemofilia e pessoas com próteses cardíacas. Gestantes e lactantes devem ter cuidado no consumo, obedecendo a dose recomendada pelo profissional que prescreveu, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Ômega 3 capsulas, existem outras opções?

A maioria das formulações de suplementos de ômega 3, apresentam a gordura do peixe armazenada em cápsulas de gelatina, mas existe também a forma que se apresenta em xarope, balas de gomas e em pó.

Ômega 3 dosagem:

Para saber a dosagem do produto basta verificar a porção indicada na informação nutricional. O número de cápsulas indicado na dosagem/porção da informação nutricional do suplemento, é para atingir a quantidade de EPA + DHA que uma determinada marca oferece.

Lembrando que essas moléculas de ômega 3 estão contidas no óleo de peixe, portanto, o número de cápsulas sugerida pode variar de acordo com a qualidade da matéria prima utilizada por cada marca.

É  importante se atentar a isso, porque quanto menor o número de cápsulas e maior a concentração de EPA e DHA oferecida na porção, melhor é a qualidade da matéria prima daquela marca.

Não há uma legislação que determina uma quantidade padrão que os suplementos de ômega 3 devam conter de EPA e DHA, apenas especificações técnicas estabelendo algumas concentrações. Assim, cada marca tem o direito de escolher  a concentração do seu produto entre essas estabelecidas.

Marcas que se importam em oferecer produtos de qualidade, se atentam em oferecer uma quantidade mínima de 550mg EPA + DHA em 1 cápsula do suplemento.

A Associação Americana do Coração (AHA- sigla em inglês) recomenda uma ingestão diária de:

  • 500 mg/dia de EPA + DHA para prevenção da saúde.
  • 1000 mg/dia de EPA + DHA para o cuidado da saúde de pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.
  • 2000 a 4000 mg/dia EPA + DHA para pessoas que precisam reduzir os níveis de triglicérides.

Posologia do Ômega 3 

Como tomar ômega 3

As cápsulas de ômega 3 devem ser consumidas antes ou após as refeições principais, dessa forma se evita o refluxo do sabor residual do peixe e melhora sua absorção.

Informações importantes

Metais pesados

Um ponto importante para ser avaliado antes de comprar um suplemento de ômega 3 é a certeza de que o produto é insento de contaminação de mercúrio ou outros metais pesados. 

Suplementos de baixa qualidade podem apresentar resquícios de metais do peixe de origem. Portanto, é preciso pesquisar o produto e a marca para consumir apenas suplementos que tenham certificados de pureza sendo livres desses metais pesados.

A contaminação por metais pesados, como o mercúrio, o chumbo, o arsênico e o cádmio pode gerar graves problemas cardiovasculares, respiratórios, digestivos e reprodutivos, além de afetar o sistema nervoso.

Dessa forma, é importante exigir da marca um laudo técnico que ateste a concentração e a pureza do ômega 3 que você irá consumir.

Ômega 3 emagrece?

Não. É um nutriente com efeito anti inflamatório, mas não é uma substância termogênica, ou seja, não acelera o gasto energético metabólico.

Ômega 3 engorda?

Não. Apesar de ser fonte de gordura, a quantidade recomendada de uso é pequena, não fornece tantas calorias extras a ponto de promover um ganho de peso. Ao contrário disso, devido seu efeito anti-inflamatório, pode até ajudar no tratamento da obesidade.

Quer saber mais?

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Referências:

CHOLEWSKI, Mateusz; TOMCZYKOWA, Monika; TOMCZYK, Michał. A Comprehensive Review of Chemistry, Sources and Bioavailability of Omega-3 Fatty Acids. Nutrients, v. 10, n. 11, p. 1662, 2018.

SOKOŁA-WYSOCZAŃSKA, Ewa et al. Polyunsaturated fatty acids and their potential therapeutic role in cardiovascular system disorders—a review. Nutrients, v. 10, n. 10, p. 1561, 2018.

DEL FABBRO, Egidio. Combination therapy in cachexiaAnnals of palliative medicine, v. 8, n. 1, p. 59-66, 2018.

SERNA-THOMÉ, Guadalupe et al. Use of functional foods and oral supplements as adjuvants in Cancer Treatment. Revista de Investigación Clínica, v. 70, n. 3, p. 136-146, 2018.

CHEN, HuaiSheng et al. Correlation analysis of omega-3 fatty acids and mortality of sepsis and sepsis-induced ARDS in adults: data from previous randomized controlled trials. Nutrition journal, v. 17, n. 1, p. 57, 2018.

OCHI, Eisuke; TSUCHIYA, Yosuke. Eicosapentaenoic Acid (EPA) and Docosahexaneoic Acid (DHA) in Muscle Damage and Function. Nutrients, v. 10, n. 5, p. 552, 2018.