Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 solta o intestino? Confira!

Ômega 3 solta o intestino? Confira!

epa omega 3
7 minutos de leitura

Essa é uma pergunta que você já pode ter feito: afinal de contas, o ômega 3 solta o intestino?

Para quem tem problemas de constipação intestinal (mais conhecida como prisão de ventre), encontrar algo natural e saudável que seja capaz de ajudar na resolução disso é algo motivador.

Se você tem problemas intestinais, que prejudicam a sua qualidade de vida, então, não deixe de continuar com a leitura do conteúdo e saiba o quanto o ômega 3 pode te ajudar a ter um intestino que funciona melhor do que nunca!

O que é ômega 3 e qual a sua importância?

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado, ou seja, é um tipo de gordura que faz bem para a saúde e há, basicamente, 3 tipos dessa substância:

  1. EPA (Ácido Graxo Eicosapentaenoico): trata-se de um tipo de ômega 3 que tem como principal função fazer um papel anti-inflamatório. Ele ajuda a reverter os problemas causados por outras gorduras;
  2. DHA (Ácido Graxo Docosahexaenoico): é um tipo de ômega 3 mais direcionado para o reparo e manutenção do sistema neurológico, ajudando, por exemplo, na formação da Bainha de Mielina, essencial para a passagem da informação de fora para o cérebro e do cérebro para fora;
  3. ALA (Ácido Graxo Poli-insaturado):  é também conhecido pela sigla AGPI e é, na verdade, o antecessor dos tipos anteriores, ou seja, ele é um ácido graxo de cadeia longa que dá origem ao EPA e ao DHA.

A presença de ômega 3 no organismo é capaz de oferecer os mais diversos benefícios, sendo os cardiovasculares e os cerebrais os principais.

Porém, o ômega 3 faz bem para a saúde como um todo, especialmente para ajudar o aparelho digestivo. Vejamos de que forma.

Confira também: Conheça os 4 benefícios do DHA para a saúde da mulher

o que é EPA e DHA

Qual o papel do ômega 3 na saúde digestiva?

Mesmo sem perceber, nós consumimos diversos alimentos que são inflamatórios para o nosso corpo.

Para se ter uma ideia da grande importância que o intestino tem para a nossa qualidade de vida, essa parte do corpo é considerada o nosso segundo cérebro.

Afinal é o segundo órgão com o maior número de células nervosas — 100 milhões — só perdendo, é claro, para o cérebro. 

No intestino são produzidos diversos neurotransmissores de grande importância como:

  • serotonina (90% dessa substância é produzida no intestino);
  • dopamina;
  • GABA.

Portanto, a melhora do intestino não representa apenas uma melhora na saúde física, mas também na saúde mental e, consequentemente, atinge todas as áreas da sua vida.

Assim, ao reduzir o processo inflamatório que costuma ocorrer nessa parte do corpo, o ômega 3 ajuda a melhorar a saúde da microbiota, trazendo de volta as bactérias saudáveis e ajudar diversos problemas de saúde relacionados como a SII (Síndrome do Intestino Irritável).

Benefícios específicos do ômega  para um melhor trânsito intestinal

Uma pesquisa realizada por especialistas da Faculdade de Medicina de Nottingham analisou mulheres idosas ou de meia idade. 

Eles perceberam que, quanto mais ômega 3 era encontrado no sangue dessas mulheres, melhor era a microbiota do intestino e, consequentemente, melhor era a saúde intestinal.

Para entender melhor, a microbiota intestinal ou flora intestinal é uma junção de vários micro-organismos — principalmente bactérias do bem — que vivem no nosso intestino. 

Essas bactérias não só ajudam na digestão dos alimentos e também na absorção de nutrientes importantes que chegam dos alimentos, como também na produção de diversas vitaminas e no fortalecimento do sistema imune da região.

Portanto, se, segundo o estudo, quanto mais ômega 3, melhor a microbiota, então, esse suplemento é, de fato, essencial para o bom funcionamento do nosso intestino. 

Uma outra pesquisa realizada em 2019, pelo departamento de Nutrição da UNB (Universidade de Brasília), analisou 68 pacientes com problemas de prisão de ventre.

Ao final, foi verificado que o aumento da ingestão de boas gorduras, como o ômega 3 pelas participantes, melhoraram a microbiota intestinal. 

Concluindo, por melhorar a saúde do intestino como um todo, podemos dizer que sim, o ômega 3 solta o intestino ou, pelo menos, ajuda nessa função já que há outros fatores que podem estar associados ao problema.

Como adicionar o ômega 3 à sua dieta?

O primeiro a ser feito é, na verdade, modificar a dieta se ela não estiver boa o bastante para oferecer um bom funcionamento do intestino.

Isso pode ser feito de forma bem simples por meio do consumo de peixes ou ainda o consumo de oleaginosas como nozes e sementes como chia e linhaça.

Todos esses alimentos são ricos em ômega 3 e, portanto, você deve adicioná-los ao seu dia a dia.

As nozes e a chia, por exemplo, podem ser misturadas para colocar no iogurte. Com o atum ou a sardinha, você pode fazer um patê ou ainda usá-los como recheio de uma tapioca, por exemplo.

Mas, caso você não tenha tempo nem disposição para fazer todas essas modificações na dieta, a melhor forma de adicionar o ômega 3 é por meio da suplementação de alta qualidade.

Veja o suplemento de ômega 3 da Vhita e tudo o que ele pode oferecer para sua saúde!

Um ponto de atenção aqui: por mais que essa substância consiga oferecer diversos benefícios para a saúde, ela deve ser consumida sob orientação de um profissional da saúde. 

E algumas pessoas portadoras de doenças como hemofilia, que possuem prótese cardíaca, que estejam em tratamento oncológico ou mesmo gestantes e lactantes só devem consumir se for por meio de indicação do médico que as acompanha.

Afinal, ômega 3 solta o intestino? Não podemos afirmar, mas há uma grande probabilidade de que sim, já que ele melhora a saúde desse órgão tão importante de uma forma geral. 

Quer aprender mais sobre o ômega 3 e como ele pode melhorar a sua saúde? Então, confira o nosso conteúdo: Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

Quer saber mais?

o que é EPA e DHA

Referências: 

SOUZA, D. et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO THE IMPORTANCE OF OMEGA 3 FOR HUMAN HEALTH: A STUDY OF REVIEW ANDRÉA NAME COLADO SIMÃO 4. v. 20, n. 2, p. 48–54, 2014.

TÂNIA, P. et al. Dieta sem glúten e sem caseína e suplementação de ómega-3 como terapêutica nutricional no autismo Gluten-free and Casein-free diet and ómega-3 supplementation in treatment of autism. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/106410/2/205241.pdf>.

IMPACTO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA -3 NA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA – ISSN 1678-0817 Qualis B2. Disponível em: <https://revistaft.com.br/impacto-da-suplementacao-de-acidos-graxos-omega-3-na-saude-uma-revisao-sistematica/>. Acesso em: 6 mar. 2024.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.