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Ômega 3 tem vitamina D? | Entenda a relação e os benefícios

Ômega 3 tem vitamina D?
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A principal relação entre vitamina D e ômega 3 é o fato da vitamina ser lipossolúvel, ou seja, é melhor absorvida quando consumida com alimentos que contém gordura. Já o ômega 3 é uma gordura boa, essencial ao nosso corpo e que devemos obter através da alimentação ou suplementação, pois não produzimos.

Quando a vitamina D é consumida junto com alimentos ou suplementos que contém ômega 3, a sua absorção é melhor, maximizando seus efeitos benéficos para a saúde. Apesar de ser vantajoso consumir os dois juntos, ainda não existe no mercado um suplemento que contenha ambos.

Conheça 3 benefícios do consumo de ômega 3 e vitamina D

O consumo de ômega 3 com vitamina D potencializa os resultados já esperados para cada um, podendo ser uma importante estratégia para a promoção da saúde em indivíduos saudáveis, prevenindo a deficiência de ambos e para o controle de agravos na saúde de indivíduos com transtorno do espectro do autismo, doenças psiquiátricas e gestantes com diabetes gestacional.  

1. Transtorno do espectro do autismo

Esse tipo de transtorno neurodegenerativo se caracteriza pelo desenvolvimento incomum de habilidades cognitivas, sociais e comunicativas.

Há algum tempo a suplementação de ômega 3 já é indicada como terapia complementar para aqueles com o transtorno. Pacientes com autismo apresentam baixas concentrações de ômega 3 e essa gordura é uma importante aliada na manutenção da saúde cerebral.

E, para esse mesmo público, a deficiência de vitamina D também é comum, portanto a recomendação da suplementação de vitamina D e exposição solar para a sua ativação estão se tornando comuns. 

Os mecanismos que interferem nesses resultados positivos ainda não estão bem esclarecidos pelos cientistas. Porém, o que se observou recentemente em um estudo publicado em 2018, sobre a suplementação de ômega 3 e vitamina D em um paciente com transtorno do espectro do autismo após um acompanhamento de 2 anos, obteve melhores resultados para a movimentação e a comunicação verbal.

Esses resultados ainda se encontram em fase inicial de estudos, necessitando de mais estudos na área para afirmar se os resultados positivos encontrados são realmente replicados para as pessoas com transtorno do espectro do autismo. 

2. Diabetes gestacional

Um estudo científico publicado em 2017 avaliou o efeito da suplementação de ômega 3 mais vitamina D por duas semanas, em 140 pacientes com diabetes gestacional. O resultado foi a redução da glicemia de jejum, redução de triglicérides e melhora do colesterol (LDL).

3. Transtornos psiquiátricos

O ômega 3 e a vitamina D estão relacionados com a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. O consumo dos nutrientes com consequente produção adequada de serotonina ajuda na melhora de distúrbios de humor, provocando uma melhor sensação de bem estar, diminuindo quadros de ansiedade e sintomas de depressão. 

Ômega 3 e vitamina D: recomendações pela alimentação 

A vitamina D é encontrada em diversos alimentos, como: ovos, leite, queijo, carnes e peixes de água salgada. Mas, deve ser levado em consideração que para a ativação da vitamina D no organismo é necessário a exposição aos raios solares.

A recomendação de 15min ao sol por dia, pelo menos, deve ser seguida, pois se não, você irá estocar vitamina D sem ser ativada. Portanto, podendo ainda assim provocar a deficiência dessa vitamina.

O ômega 3 para muitas pessoas é difícil de adequar apenas com a alimentação já que moram em regiões afastadas da zona costeira, dificultando o consumo de frutos do mar ricos em ômega 3, e pelo preço elevado desses alimentos.

Ômega 3 e vitamina D: recomendações de suplementação

A recomendação de vitamina D varia, pois são necessários exames bioquímicos para a adequada recomendação. Porém, há um intervalo de segurança para cada faixa etária de uma população saudável disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia que varia de 400 a 2000UI.

As recomendações de ômega 3 de acordo com a literatura analisada variaram tanto para crianças quanto adultos em torno de 1200 mg de EPA e DHA. Da mesma forma que é importante a concentração de EPA e DHA no produto, também é a qualidade deste produto.

O modo como ele é apresentado, armazenado, e certificado de qualidade são fundamentais para a eficácia e segurança do produto.

Lembrando que para qualquer suplementação, é necessário a avaliação de um profissional da saúde para adequar a recomendação geral a sua necessidade.

Quer saber mais?

Referências:

INFANTE, Marco et al. Omega-3 PUFAs and vitamin D co-supplementation as a safe-effective therapeutic approach for core symptoms of autism spectrum disorder: case report and literature review. Nutritional neuroscience, p. 1-12, 2018.

TAGHIZADEH, Mohsen et al. A randomized-controlled clinical trial investigating the effect of omega-3 fatty acids and vitamin E co-supplementation on markers of insulin metabolism and lipid profiles in gestational diabetes. Journal of clinical lipidology, v. 10, n. 2, p. 386-393, 2016.

PATRICK, Rhonda P.; AMES, Bruce N. Vitamin D and the omega-3 fatty acids control serotonin synthesis and action, part 2: relevance for ADHD, bipolar disorder, schizophrenia, and impulsive behavior. The FASEB Journal, v. 29, n. 6, p. 2207-2222, 2015.

MAEDA, Sergio Setsuo et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose DArq Bras Endocrinol Metab, v. 58, n. 5, p. 411-33, 2014.

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Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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