Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Outubro Rosa | Conheça a campanha, símbolo e significado

Outubro Rosa | Conheça a campanha, símbolo e significado

mulher com blusa rosa com o símbolo do outubro rosa
3 minutos de leitura

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha é organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e, apesar de realizada desde 2002, somente em 2018 foi sancionada como lei federal (n°13.733, 16 de novembro de 2018).

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil e o com maior taxa de mortalidade entre as mulheres. A campanha desenvolvida ao longo do mês de outubro visa alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Quando o câncer de mama é diagnosticado nas fases iniciais, a chance de sucesso do tratamento é cerca de 95%. Por isso, o exame de auto-toque e a mamografia de rotina, a partir dos 50 anos, devem ser realizados por todas as mulheres.

A campanha do Outubro Rosa também é realizada em outros países do mundo e promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos últimos anos, informações sobre o câncer de colo de útero também foram incluídos na divulgação.

Qual o significado do Outubro Rosa?

O primeiro mês de conscientização sobre o câncer de mama foi organizado pela fundação Susan G. Komen, em outubro de 1996, nos Estados Unidos.

Fundada em 1982, a organização sem fins lucrativos leva o nome da irmã de Nancy G. Brinker, que faleceu em 1980, após uma batalha de três anos contra o câncer de mama. 

Desde então, a Susan G. Komen arrecada fundos para campanhas de conscientização e pesquisa sobre o câncer de mama. A missão da organização é um mundo sem a doença.

símbolo do outubro rosa

Qual o símbolo do Outubro Rosa?

O símbolo do Outubro Rosa é um laço rosa. O símbolo foi utilizado pela primeira vez em 1991, distribuído a todos os participantes do evento “Corrida pela Cura”, realizado pela organização Susan G. Komen. 

O evento é uma corrida de rua que teve sua primeira edição em 1983, visando promover a campanha. A “Corrida pela Cura” começou com 800 participantes em Nova Iorque e hoje  é realizada em mais de 150 países do mundo.

Qual a frase da campanha do Outubro Rosa?

A cada ano o INCA, órgão do Ministério da Saúde, elabora uma frase para a campanha do Outubro Rosa. Em 2022, a frase é “Quem tem peito tem direito!”. Confira também as frases dos últimos anos:

  • 2022: Quem tem peito tem direito!
  • 2021: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?
  • 2020: Não feche os olhos para este movimento.

Quer saber mais?

Referências

Instituto Nacional do Câncer (INCA). Outubro Rosa. Ministério da Saúde. Brasil, 2022.

Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama. Ministério da Saúde. Brasil, 2022.

Susan G. Komen. 2022.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 1 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.