Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pode tomar vitamina C com dengue?

Pode tomar vitamina C com dengue?

Pode tomar vitamina c com dengue
5 minutos de leitura

A vitamina C é super importante para a saúde. Por se tratar de um nutriente e não um medicamento, traz mais benefícios do que você pode imaginar. Inclusive, pode ser uma importante aliada contra infecções como a Dengue. 

Veja quais são suas principais funções, o que a falta de vitamina C pode causar, bem como a vitamina C pode ajudar no tratamento da dengue.

Funções da Vitamina C

A vitamina C exerce diferentes funções no nosso organismo. Mas  as duas principais são:
1) Contribui para o fortalecimento do nosso sistema de defesa
2) Ajuda na produção do colágeno tipo l na pele.

Dessa forma, a vitamina C pode beneficiar desde a beleza e saúde da pele, até ajudar na melhora de doenças sérias, como diabetes, câncer, hipertensão e etc. 

Carência de vitamina C

A falta de consumo de alimentos fontes de vitamina C pode gerar sintomas como dores musculares, febres, cansaço, irritabilidade e inflamação na gengiva e o sangramento da região. 

Uma doença bem antiga causada pela falta de vitamina C é o escorbuto. Afetou muitos marinheiros na época das grandes navegações, mas hoje em dia, praticamente não existe. Apenas um ou outro caso aparece pelo mundo, mas são casos raros.

O escorbuto pode atingir pessoas que não têm o hábito de comer frutas e vegetais frescos regularmente. Mas para chegar ao extremo de desenvolver o escorbuto, é preciso passar meses sem consumir esses alimentos, que são as principais fontes de vitamina C na alimentação. 

Os sintomas mais comuns do escorbuto são aqueles que mencionamos, presença de hematomas na pele, sangramento na região das gengivas além sensação de mal estar e cansaço. Já o tratamento é muito simples, além de ajustar a alimentação com a inclusão de frutas e vegetais, é utilizado a suplementação com a vitamina C.

O uso de suplementos de vitamina C ajuda a aumentar as concentrações dessa vitamina no sangue muito mais rápido do que se consumida apenas através dos alimentos. 

Pois a quantidade de vitamina C fornecida em uma dose do suplemento costuma ser maior do que a presente em 1 fruta ou verdura. 

Pode tomar vitamina C com dengue?

Para afirmar algo ou prescrever um suplemento ou medicamento, é necessário muitos anos de pesquisa e diversos estudos que demonstrem a ação do suplemento ou do medicamento na saúde.

Não basta apenas ter bons resultados, é necessário que se estude o efeito em pessoas diferentes. Além dos possíveis efeitos colaterais e também as doses adequadas para cada caso.

Sabe quando lemos uma bula do medicamento? As informações descritas na bula são todas baseadas nesses estudos, tornando o medicamento seguro para o consumo. 

Diferente do medicamento, os suplementos  não precisam de bula, mas também precisam de um volume mínimo de estudos mostrando os seus benefícios e efeitos colaterais para a saúde.

A suplementação de vitamina C, especificamente, não é relacionada com efeitos graves para a saúde, o que deu margem para serem feitas pesquisas com a suplementação de vitamina C no tratamento da dengue (1). 

  • Pesquisa com a suplementação de vitamina C e dengue

Em 2016, um grupo de pesquisadores indianos, publicou o primeiro estudo que avaliou se a suplementação de vitamina C poderia melhorar os sintomas da dengue clássica (não na dengue hemorrágica) (2).

Nesse estudo, os pesquisadores ofereceram 1000 mg (1 g) de vitamina C por 7 dias para um grupo de paciente com dengue. Após esse período com a suplementação, os pacientes tiveram uma melhora dos sintomas de mal estar e febre. 

Dessa forma, a vitamina C foi associada com  o fortalecimento do sistema de defesa de pacientes com dengue.

A melhora do sistema de defesa foi comprovada pelo aumento do número de células sanguíneas, chamadas de plaquetas, que são importantes células no combater à infecções.

Mas apesar do bom resultado, ainda não existe um consenso entre os profissionais, se devemos ou não incluir o uso do suplemento de vitamina C quando estivermos com dengue. Mas apesar de não existir um consenso sobre o usar, não é contraindicado.

Como a vitamina C é considerada um suplemento barato que não apresenta risco à saúde se consumida em doses adequadas, a conclusão até o momento é que ela pode ser utilizada para ajudar o tratamento da dengue. 

Para isso, a dose recomendada o é de 1000 mg (1 g) de vitamina C ao dia.

Pois dessa forma, a suplementação com 1000 mg (1 g) de vitamina C pode ajudar na melhora da defesa do nosso corpo, atuando contra febres e a sensação de mal estar. 

Porém, com relação à dengue hemorrágica, ainda não existem estudos com a suplementação de vitamina C.

Quer saber mais sobre a vitamina C?

Referências:

1- AHMED, Sundus et al. Micronutrients and dengue. The American journal of tropical medicine and hygiene, v. 91, n. 5, p. 1049-1056, 2014.

2- LAKHANPAL, G.; SHARMA, S. Study of Effect of Vitamin C on Thrombocytopenia in Patients of Simple Dengue Fever. Age (y), v. 35, n. 11, p. 34-12, 2016.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “Pode tomar vitamina C com dengue?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 14 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.