O que o preço da vitamina C diz sobre ela? Dra. Raquel Campos

| | ,

O suplemento de vitamina C é um dos mais consumidos no Brasil, usado principalmente para fortalecer a imunidade e melhorar a aparência da pele. Mas, sabia que o preço da vitamina C pode esconder informações importantes sobre ela?

Veja aqui o que pode significar uma vitamina C barata e como fazer a melhor escolha para cuidar da sua saúde e também da beleza da sua pele. 

Riscos de uma vitamina C barata 

A vitamina C pode ser comprada em tabletes, cápsulas, comprimidos e efervescente. Contudo existem diferenças importantes entre elas, ainda mais com relação ao preço. 

Normalmente a vitamina C efervescente é a mais barata em comparação as demais. Porém isso implica em um suplemento, muitas vezes, de menor qualidade. A versão efervescente acaba se tornando inferior as demais em relação aos seus benefícios e possíveis efeitos prejudiciais ao corpo. 

Alguns parâmetros de qualidade são levados em consideração para determinar o preço do suplemento. Por exemplo, no caso da versão do suplemento efervescente, normalmente possui menor concentração de vitamina C por dose, e presença de muitos aditivos como corantes, saborizantes, açúcares e calorias.

Não é apenas a versão efervescente que pode apresentar essas características prejudiciais, as demais versões também podem apresentar algumas dessas características negativas para a qualidade do suplemento.

Como avaliar a qualidade da vitamina C?

Apesar da efervescente ser o exemplo principal, não podemos excluir a chance de encontrar suplementos de vitamina C ruins nas demais versões. Portanto, entenda o que significa cada um deles para fazer a melhor escolha:

Concentração por dose na Vitamina C

A concentração por dose ideal recomendada para um suplemento de vitamina C é de 1000 mg (1 g) por dose. Normalmente, o único que consegue atingir essa recomendação ótima é a versão em tabletes. 

Então, fique atento quanto a versão do suplemento e dosagem oferecida na porção. Para isso veja sempre o rótulo do produto, que deve estar escrito 1000 mg ou 1 g e a quantidade de tabletes no pote.   

Aditivos alimentares na Vitamina C

Segundo a portaria nacional nº 540, de 27 de outubro de 1997 é considerado um aditivo alimentar:

…qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.

Dessa forma,quando um aditivo alimentar é utilizado na formulação de um produto, automaticamente ele se torna um componente do suplemento. Para evitar qualquer prejuízo a saúde, existem regras com relação a quantidade de aditivos por produto pode ser adicionado.

Contudo, já se sabe que pontualmente são seguros para o consumo, mas o seu consumo a longo prazo ainda é incerto sobre os efeitos colaterais para a saúde. Portanto onde for possível, de acordo com os especialistas na área da saúde, devemos evitar o consumo excessivo de aditivos.

Por exemplo, um bom suplemento de vitamina C deve conter no máximo dois ingredientes:

  • Vitamina C (Ácido ascórbico) 1000 mg (1 g);
  • Aditivo alimentar de origem vegetal sem calorias, como um Antiumectante Celulose Microcristalina.

Açúcares na Vitamina C

Um suplemento de vitamina C de qualidade não possui açúcar. Suplementos com açúcares na composição geralmente são mais baratos, pois, a principal forma de abaixar o preço do suplemento é reduzindo a quantidade da matéria prima principal, substituindo por aditivos como açúcares, por exemplo.

Então, com adição de açúcares automaticamente a concentração da vitamina C por dose é reduzida e a qualidade do produto diminui.

Calorias na Vitamina C

Enquanto as calorias, quando adicionado açúcares e outros componentes nutricionais, automaticamente se adiciona calorias ao suplemento. O melhor suplemento de vitamina C não terá nenhuma caloria, pois como todas as vitaminas, a vitamina C deve ser zero calorias. 

Como escolher a melhor vitamina C ?

Ao avaliar todos os critérios descritos, o resumo para a escolha do melhor suplemento de vitamina C é:

  • Dose de 1000 mg (1 g)
  • Versão em tabletes 
  • 2 ingredientes no máximo (Vitamina + Aditivo alimentar de origem vegetal)
  • Zero calorias 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

BRASIL. Portaria nº 540-SVS/MS, de 27 de outubro de 1997. Aprova do Regulamento Técnico: Aditivos Alimentares-definições, classificação e emprego. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 1997.
 
Anterior

Tudo de Bicho e Vhita | Cuidando de você e do seu pet

O que são os remédios de vitamina D?

Próximo

Deixe um comentário