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Qual melhor horário para tomar vitamina C?

Qual melhor horário para tomar vitamina C
3 minutos de leitura

Consumir o suplemento de Vitamina C previne a deficiência do nutriente em nosso organismo e as doenças causadas por essa inadequação, além de diversos benefícios para a saúde, como melhora no sistema imunológico e na saúde da pele, cabelo  e unhas.

Se você está se perguntando qual o melhor horário para tomar a vitamina C, caso você realize exercícios físicos, o melhor horário para tomar vitamina C é antes de praticar a atividade física, potencializando seu efeito antioxidante no nosso organismo.

Caso você não pratique exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C. O único ponto importante é que o consumo do suplemento seja feito todos os dias.

Devo tomar vitamina C em jejum?

Uma dúvida comum sobre como tomar a vitamina C é sobre seu consumo em jejum. Não há problema nenhum em consumir o suplemento em jejum. Porém, também não há nenhuma evidência que comprove que  a melhor forma de tomar a vitamina C seja em jejum, ficando a seu critério escolher.

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, existem algumas estratégias do consumo de vitamina C que potencializa seus benefícios. Por exemplo, é possível aumentar seu efeito antioxidante ao consumir o suplemento junto de alimentos ricos em vitamina A e E.

A vitamina C auxilia na absorção de ferro. Portanto, realizar a suplementação próximo a refeições principais, que geralmente contém fontes de ferro, adiciona um benefícios a mais do consumo da vitamina. É importante lembrar que a falta de vitamina C também contribui para o surgimento de anemias.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para gripes e resfriados, a recomendação de consumo é manter a suplementação enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Se o objetivo são os benefícios da vitamina C para a pele e cabelos, a recomendação de consumo é de pelo menos 8 semanas com a dose de 1g ao dia. Para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, é importante saber como comprar vitamina C, com atenção especial para a do suplemento. 

Qual a melhor Vitamina C?

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em comprimido, zero açúcar e o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

Quer um desconto especial para conhecer a melhor Vitamina C do mercado? Confira aqui essa oportunidade.

Quer saber mais?

Referências:

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

72 comentários em “Qual melhor horário para tomar vitamina C?”

      1. Jose, tudo bem?

        Que estranho, nesse caso procura consumir após comer algo ou vá ao médico para ele análisar o que pode estar acontecendo com você. 🥰

      1. Olá Rita, como vai?

        Sim, pode tomar Vitamina C. É um excelente suplemento e pode auxiliar na imunidade. Este conteúdo e este pode te ajudar! 😉

        O ideal é o consumo continuo, e por isso o correto é tomarmos pelo maior tempo possível

    1. Olá boa noite!
      Vi num artigo que adultos tem que tomar 75 mg à 100 por dia…
      Acima diz 1000mg ou 1 g.
      Sinceramente em termos de dosagem ainda sou leiga.
      Poderiam explicar qual é a dosagem para adulto/mulher ingerir ao dia a vitamina C ? Obrigada pela atenção.

        1. Estou tomando a Vit de A a Z, mas o percentual de Vit C é baixo,posso tomar mais Vit C ? Pode haver excesso e ofender alguma coisa no organismo ?

          1. Oi Nira, tudo bem?
            É possível sim. Desde que você escolha por suplementos de qualidade, não há nenhuma contraindicação ou risco para a saúde.

            São dois nutrientes que agem por mecanismos bem distintos no corpo.
            O ômega 3 é um gordura boa que atua promovendo benefícios principalmente para o coração e o cérebro.
            Já a vitamina C é um micronutriente que atua promovendo benefícios para o sistema imunológico e para a pele.

            Podem ser incluídos em uma mesma dieta. Podem inclusive ser tomados juntos, na mesma refeição, ou separados em horários diferentes ao longo do dia.
            O mais importante é escolher o produto certo e tomar a quantidade recomendada para cada um deles todos os dias.

            Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação
            Abraços!

            1. Nilda, tudo bem por aí?

              Depende! Se sua vitamina C foi prescrita por um médico, o ideal é seguir o tratamento que ele te recomendou. Vitaminas C com zinco geralmente são acompanhadas de muito outros componentes químicos, que tornam o produto pouco eficiente e com menor qualidade. Recomendamos que toma uma vitamina C com principal ativo o ácido ascórbico (que nada mais é do que a vitamina C na sua forma mais pura), pois está garantindo o consumo de um produto com muito mais qualidade e que vai trazer melhores benefícios para sua saúde. Dá uma olhadinha na Vitamina C da Vhita que é composto por ácido ascórbico: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

                1. Olá Jamil, tudo bem?

                  É recomendado o consumo da Vitamina C de liberação prolongada pela manhã, mas não é necessário esperar antes de realizar suas refeições. Consulte a bula do seu suplemento para verificar possíveis recomendações diferentes de consumo.🥰

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