Qual melhor horário para tomar vitamina C?

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Comprou uma vitamina C mas não sabe qual o melhor horário para tomar? se deve tomar em jejum? e também por quanto tempo deve consumir a vitamina C? e até mesmo se ela é boa?

Segundo um estudo científico publicado por Liu e seus colaboradores em 2009, apesar da diversidade de frutas e vegetais ricos em vitamina C, a alimentação da maioria da população não consegue boas quantidades de vitamina C ao dia (1).

Por essa razão a suplementação de vitamina C é tão recomendada. Então veja a seguir quais são as recomendações de acordo com os principais especialistas da área para essas dúvidas!

Qual o melhor horário para tomar vitamina C?

Pensando no efeito antioxidante da vitamina C em nosso organismo, caso você realize exercícios físicos, o melhor horário para tomar vitamina C é antes de realizar os exercícios, para potencializar seus benefícios.

Mas se você não pratica exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C, o importante é que o consumo seja feito todos os dias.

Devo tomar vitamina C em jejum?

Não, não é recomendado consumir vitamina C em jejum. O ideal é consumir a vitamina C junto com outros vitaminas antioxidantes para conseguir melhores resultados. 

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, para ter melhores resultados, a recomendação é a combinação de vitamina C com outras vitaminas antioxidantes, como a vitamina A e E (2). 

Para isso você não precisa necessariamente suplementar também essas outras vitaminas. Basta incluir mais 2 frutas no seu consumo diário, para conseguir potencializar o efeito antioxidante no seu corpo.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para melhorar o resfriado, a recomendação de consumo é para suplementar enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Agora se o seu objetivo é cuidar da beleza e saúde da sua pele, a vitamina C possui recomendação de duração igual ao do colágeno para a pele. 

Por exemplo, o colágeno Verisol, único com efeitos comprovados na melhora da aparência da pele, mostra resultados eficientes após 8 semanas de consumo contínuo. E para a vitamina C a recomendação é a mesma.

A recomendação de consumo para a vitamina C para quem quer se beneficiar dessa vitamina para a beleza da pele, é o consumo por pelo menos 8 semanas a dose de 1000 mg (1 g) ao dia. Mas para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, preste atenção também sobre a qualidade do suplemento de vitamina C. 

Melhor vitamina C

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em cápsulas, zero açúcar e o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

E se tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar aqui no final da página na sessão de comentários! 

Quer saber mais?

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Referências:

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

 
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30 comentários em “Qual melhor horário para tomar vitamina C?”

    • Oi Nira, tudo bem?
      É possível sim. Desde que você escolha por suplementos de qualidade, não há nenhuma contraindicação ou risco para a saúde.

      São dois nutrientes que agem por mecanismos bem distintos no corpo.
      O ômega 3 é um gordura boa que atua promovendo benefícios principalmente para o coração e o cérebro.
      Já a vitamina C é um micronutriente que atua promovendo benefícios para o sistema imunológico e para a pele.

      Podem ser incluídos em uma mesma dieta. Podem inclusive ser tomados juntos, na mesma refeição, ou separados em horários diferentes ao longo do dia.
      O mais importante é escolher o produto certo e tomar a quantidade recomendada para cada um deles todos os dias.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação
      Abraços!

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  1. Olá boa noite!
    Vi num artigo que adultos tem que tomar 75 mg à 100 por dia…
    Acima diz 1000mg ou 1 g.
    Sinceramente em termos de dosagem ainda sou leiga.
    Poderiam explicar qual é a dosagem para adulto/mulher ingerir ao dia a vitamina C ? Obrigada pela atenção.

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  2. Boa tarde!!
    Para aumentar a imunidade nesse período de coronavírus, posso tomar vitamina C e por quanto tempo?

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    • Olá Rita, como vai?

      Sim, pode tomar Vitamina C. É um excelente suplemento e pode auxiliar na imunidade. Este conteúdo e este pode te ajudar! 😉

      O ideal é o consumo continuo, e por isso o correto é tomarmos pelo maior tempo possível

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  3. Olá boa noite!
    Eu posso tomar a vitamina C + Zinco e tomar a vitamina D3 junto,não necessariamente na mesma hora???

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    • Olá Alessandra, como vai?

      Sim, você pode fazer a suplementação de ambos. No entanto sempre orientamos conversar com seu médico ou nutricionista, ok? 😉

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  4. Boa tarde, vc acha que vitamina C faz cair o cabelo? Se tiver em excesso? Eu tomo desde fevereiro, mais ou menos, foi qdo chegou o coronavírus na Holanda

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    • Oii Daniele, tudo bem?

      Não teria chance disso ocorrer, pode ficar tranquila! Mas é sempre bom ressaltar em consumir a dosagem recomenda pelo seu médico =)

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    • Oii Helen, tudo bem?

      Neste caso é bom você dar uma olhadinha na embalagem do produto! Tenho certeza que por lá tem a quantidade de consumo e como usar =)

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  5. Estou tomando vitamina c de uma grama com zinco e vitamina D ja tem uns três messes tem perigo de atacar meus rins? Ouvir dizer que a vitamina c causa pedra nos rins.

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    • Oie Regina, tudo bem?

      Você tem analisar principalmente a composição e formato da Vitamina C que está tomando, pois o melhor formato de consumo para Vitamina C é em tabletes, assim o melhor suplemento de vitamina C vai ter 1 g (1000 mg) de ácido ascórbico (nome químico da vitamina C) e um antiumectante de origem natural para evitar a degradação do suplemento e sem riscos de prejudicar a saúde.

      O açúcar ou qualquer outro aditivo não vai trazer mais qualidade, pelo contrário, o recomendado pelos médicos e nutricionistas é evitar produtos que acrescentam açúcar em sua composição e aditivos artificiais.

      Além de contribuir para o ganho de peso a longo prazo, esse açúcar e aditivos artificiais podem desenvolver mais riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

      Então Regina para saber se realmente é o melhor suplemento de vitamina C, basta seguir esse passo a passo:

      ° Versão em cápsulas
      ° Dose de 1000 mg (1 g)
      ° 2 ingredientes no máximo (Ácido ascórbico + Aditivo alimentar de origem vegetal)
      ° Zero calorias

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  6. Posso ingerir ao mesmo tempo a vitamina C com o colágeno, e qual é o melhor horário para ingeri-los?
    Obrigada!

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    • Oii Rosana, tudo bem?

      Pode sim! Sem problema algum!

      ah o melhor horário para consumir, é longe das principais refeições. Pelo menos de 30 à 60 minutinhos antes ou depois, do café da manhã, almoço ou jantar =)

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    • Oii Flávia, tudo bem?

      As Vitaminas podem ser consumidos tanto no mesmo horário, quanto em diferentes! E os resultados, você começa a observar os resultados na imunidade e na pele em 30 dias. Mas isso depende também de como está seus cuidados com a pele =)

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  7. Olá boa noite, eu tomo vitamina c 1000mg e também d3 e k2 e magnésio malato coezima q10, l carnitina e d ribose tudo da solgar e astragalus, e fo ti he shou wu da marca now e também tomo cardioplus da Esi e as vezes também tomo astaxantina e resveratrol da solgar mas agora não estou a tomar e vou começar a tomar uma vesugem para fortalecer e limpar as arterias será que tudo isto pode prejudicar alguns órgãos? Obrigado Orlando

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    • Viviane, tudo bem por aí?

      Vitaminas com baixo teor de carboidratos não quebram o jejum intermitente. Mas tudo depende da qualidade de carboidratos que a vitamina pode apresentar na sua tabela nutricional. O zinco,não possui carboidratos e nem proteínas na sua composição, logo também não quebra o jejum.

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