Comprou uma vitamina C mas não sabe qual o melhor horário para tomar? se deve tomar em jejum? e também por quanto tempo deve consumir a vitamina C? e até mesmo se ela é boa?

Segundo um estudo científico publicado por Liu e seus colaboradores em 2009, apesar da diversidade de frutas e vegetais ricos em vitamina C, a alimentação da maioria da população não consegue boas quantidades de vitamina C ao dia (1).

Por essa razão a suplementação de vitamina C é tão recomendada. Então veja a seguir quais são as recomendações de acordo com os principais especialistas da área para essas dúvidas!

Qual o melhor horário para tomar vitamina C?

Pensando no efeito antioxidante da vitamina C em nosso organismo, caso você realize exercícios físicos, o melhor horário para tomar vitamina C é antes de realizar os exercícios, para potencializar seus benefícios.

Mas se você não pratica exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C, o importante é que o consumo seja feito todos os dias.

Devo tomar vitamina C em jejum?

Não, não é recomendado consumir vitamina C em jejum. O ideal é consumir a vitamina C junto com outros vitaminas antioxidantes para conseguir melhores resultados. 

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, para ter melhores resultados, a recomendação é a combinação de vitamina C com outras vitaminas antioxidantes, como a vitamina A e E (2). 

Para isso você não precisa necessariamente suplementar também essas outras vitaminas. Basta incluir mais 2 frutas no seu consumo diário, para conseguir potencializar o efeito antioxidante no seu corpo.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para melhorar o resfriado, a recomendação de consumo é para suplementar enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Agora se o seu objetivo é cuidar da beleza e saúde da sua pele, a vitamina C possui recomendação de duração igual ao do colágeno para a pele. 

Por exemplo, o colágeno Verisol, único com efeitos comprovados na melhora da aparência da pele, mostra resultados eficientes após 8 semanas de consumo contínuo. E para a vitamina C a recomendação é a mesma.

A recomendação de consumo para a vitamina C para quem quer se beneficiar dessa vitamina para a beleza da pele, é o consumo por pelo menos 8 semanas a dose de 1000 mg (1 g) ao dia. Mas para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, preste atenção também sobre a qualidade do suplemento de vitamina C. 

Melhor vitamina C

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em tabletes, zero açúcar e com no máximo dois ingredientes em sua composição, o ácido ascórbico (nome químico da vitamina C) mais um antiumectante natural para manter a qualidade da vitamina sem prejudicar a sua saúde. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

E se tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar aqui no final da página na sessão de comentários! 

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Referências:

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.