Home » Qual melhor horário para tomar vitamina C?

Qual melhor horário para tomar vitamina C?

Qual melhor horário para tomar vitamina C

Comprou uma vitamina C mas não sabe qual o melhor horário para tomar? se deve tomar em jejum? e também por quanto tempo deve consumir a vitamina C? e até mesmo se ela é boa?

Segundo um estudo científico publicado por Liu e seus colaboradores em 2009, apesar da diversidade de frutas e vegetais ricos em vitamina C, a alimentação da maioria da população não consegue boas quantidades de vitamina C ao dia (1).

Por essa razão a suplementação de vitamina C é tão recomendada. Então veja a seguir quais são as recomendações de acordo com os principais especialistas da área para essas dúvidas!

Qual o melhor horário para tomar vitamina C?

Pensando no efeito antioxidante da vitamina C em nosso organismo, caso você realize exercícios físicos, o melhor horário para tomar vitamina C é antes de realizar os exercícios, para potencializar seus benefícios.

Mas se você não pratica exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C, o importante é que o consumo seja feito todos os dias.

Devo tomar vitamina C em jejum?

Não há problema nenhum em consumir a vitamina C em jejum, mas também não há nenhuma evidência que comprove que  a melhor forma de tomar a vitamina C seja em jejum. 

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, para ter melhores resultados, a recomendação é a combinação de vitamina C com outras vitaminas antioxidantes, como a vitamina A e E (2). 

Para isso você não precisa necessariamente suplementar também essas outras vitaminas. Basta incluir mais 2 frutas no seu consumo diário, para conseguir potencializar o efeito antioxidante da Vitamina C no seu corpo.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para melhorar o resfriado, a recomendação de consumo é para suplementar enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Agora se o seu objetivo é cuidar da beleza e saúde da sua pele, a vitamina C possui recomendação de duração igual ao do colágeno para a pele. 

Por exemplo, o colágeno Verisol, único com efeitos comprovados na melhora da aparência da pele, mostra resultados eficientes após 8 semanas de consumo contínuo. E para a vitamina C a recomendação é a mesma.

A recomendação de consumo para a vitamina C para quem quer se beneficiar dessa vitamina para a beleza da pele, é o consumo por pelo menos 8 semanas com a dose de 1000 mg (1 g) ao dia. Mas para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, preste atenção também sobre a qualidade do suplemento de vitamina C. 

Melhor vitamina C

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em comprimido, zero açúcar e o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

E se tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar aqui no final da página na sessão de comentários! 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

54 comentários em “Qual melhor horário para tomar vitamina C?”

    1. Olá Rita, como vai?

      Sim, pode tomar Vitamina C. É um excelente suplemento e pode auxiliar na imunidade. Este conteúdo e este pode te ajudar! 😉

      O ideal é o consumo continuo, e por isso o correto é tomarmos pelo maior tempo possível

  1. Olá boa noite!
    Vi num artigo que adultos tem que tomar 75 mg à 100 por dia…
    Acima diz 1000mg ou 1 g.
    Sinceramente em termos de dosagem ainda sou leiga.
    Poderiam explicar qual é a dosagem para adulto/mulher ingerir ao dia a vitamina C ? Obrigada pela atenção.

      1. Estou tomando a Vit de A a Z, mas o percentual de Vit C é baixo,posso tomar mais Vit C ? Pode haver excesso e ofender alguma coisa no organismo ?

    1. Oi Nira, tudo bem?
      É possível sim. Desde que você escolha por suplementos de qualidade, não há nenhuma contraindicação ou risco para a saúde.

      São dois nutrientes que agem por mecanismos bem distintos no corpo.
      O ômega 3 é um gordura boa que atua promovendo benefícios principalmente para o coração e o cérebro.
      Já a vitamina C é um micronutriente que atua promovendo benefícios para o sistema imunológico e para a pele.

      Podem ser incluídos em uma mesma dieta. Podem inclusive ser tomados juntos, na mesma refeição, ou separados em horários diferentes ao longo do dia.
      O mais importante é escolher o produto certo e tomar a quantidade recomendada para cada um deles todos os dias.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação
      Abraços!

      1. Nilda, tudo bem por aí?

        Depende! Se sua vitamina C foi prescrita por um médico, o ideal é seguir o tratamento que ele te recomendou. Vitaminas C com zinco geralmente são acompanhadas de muito outros componentes químicos, que tornam o produto pouco eficiente e com menor qualidade. Recomendamos que toma uma vitamina C com principal ativo o ácido ascórbico (que nada mais é do que a vitamina C na sua forma mais pura), pois está garantindo o consumo de um produto com muito mais qualidade e que vai trazer melhores benefícios para sua saúde. Dá uma olhadinha na Vitamina C da Vhita que é composto por ácido ascórbico: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *