Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!

Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!

Qual melhor horário para tomar vitamina C
4 minutos de leitura

Consumir o suplemento de Vitamina C previne a deficiência do nutriente em nosso organismo e as doenças causadas por essa inadequação, além de diversos benefícios para a saúde, como melhora no sistema imunológico e na saúde da pele, cabelo  e unhas.

Caso você realize exercícios físicos e esteja se perguntando qual o melhor horário para tomar a vitamina C, é antes de praticar a atividade física, potencializando seu efeito antioxidante no nosso organismo.

Caso você não pratique exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C. O único ponto importante é que o consumo do suplemento seja feito todos os dias.

Pode tomar vitamina C em jejum?

Uma dúvida comum sobre como tomar a vitamina C é sobre seu consumo em jejum. Não há problema nenhum em consumir o suplemento em jejum.

Porém, também não há nenhuma evidência que comprove que  a melhor forma de tomar a vitamina C seja em jejum, ficando a seu critério escolher.

Pode tomar vitamina C junto com refeições?

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, existem algumas estratégias do consumo de vitamina C que potencializa seus benefícios.

Por exemplo, é possível aumentar seu efeito antioxidante ao consumir o suplemento junto de alimentos ricos em vitamina A e E.

A vitamina C auxilia na absorção de ferro. Portanto, realizar a suplementação próximo a refeições principais, que geralmente contém fontes de ferro, adiciona um benefícios a mais do consumo da vitamina.

Ainda, é importante lembrar que a falta de vitamina C também contribui para o surgimento de anemias.

Pode tomar vitamina C todo dia?

A recomendação de consumo para esse nutriente é diário, junto a frutas e outros alimentos ricos nele, visando seus benefícios e correção de inadequações e deficiências. O consumo do suplemento de vitamina C dentro das recomendações (1000 mg) todos os dias é seguro.

Então, a única recomendação é escolher uma marca que ofereça a dosagem adequada da vitamina em sua porção.

A dose diária recomendada para suplementação de Vitamina C está presente em um comprimido da Vitamina C Vhita.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para gripes e resfriados, a recomendação de consumo é manter a suplementação enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Se o objetivo são os benefícios da vitamina C para a pele e cabelos, a recomendação de consumo é de pelo menos 8 semanas com a dose de 1g ao dia. Para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, é importante saber como comprar vitamina C, com atenção especial para a do suplemento. 

Qual a melhor Vitamina C?

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em comprimido, zero açúcar e o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

E aí? Quer continuar aprendendo sobre nutrição e investir ainda mais na sua saúde e no seu bem-estar? Então acompanhe a Vhita no Instagram!

Quer saber mais?

vitamina c

Referências

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

3.7/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

74 comentários em “Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!”

    1. Celem, tudo bem?

      Não há interação descrita entre vitamina C com o tratamento, mas é importante evitar a auto-medicação e perguntar ao seu médico se essa prescrição é importante para você.🥰

    1. Alessandro, tudo bem?

      Ingerir café logo após consumir a sua vitamina C atrapalha a absorção do nutriente pelo nosso organismo. Dessa forma o suplemento não é absorvido de forma completa. O ideal é esperar pelo menos 2hrs entre o consumo de café e da vitamina.🥰

  1. Olá ,
    Gostaria de saber se é verdade que a cafeína prejudica a absorção da vitamina C , eu tomo de manhã e em seguida tomo café , isso atrapalha.?

    1. Sara, tudo bem?

      Ingerir café logo após consumir a sua vitamina C atrapalha a absorção do nutriente pelo nosso organismo. Dessa forma o suplemento não é absorvido de forma completa. O ideal é esperar pelo menos 2hrs entre o consumo de café e da vitamina.🥰

    1. Jaque, tudo bem?

      Bem, recomendamos o consumo de 1 comprimido (1 grama) da Vitamina C da Vhita ao dia. Como o consumo da Vitamina C trata-se de um nutriente, não existe um tempo determinado para o consumo, o ideal é consumir por toda a vida. O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada. Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes . 🥰

    1. Manoel, tudo bem?

      Não existe um tempo determinado para o consumo, o ideal é consumir por toda a vida. O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.

  2. Bom Dia: Dúvidas
    Estou tomando vitamina C 500 mg + zinco quelato 30 mg
    1 cápsula ao dia
    Só que estou tendo reações como cólicas diarréia e anciã de vômitos
    Devo parar de suplementar ???
    Pelo que li a respeito as doses devem estar altas por isso as reações
    Ajuda por favor
    Obrigado

    1. Oiee! Diferente da maioria dos suplementos de vitamina C, a vitamina C Vhita contém apenas 2 ingredientes: 1 g de vitamina C pura e Antiumectante Celulose Microcristalina: Que se trata de uma fibra vegetal que ajuda a manter as concentrações de vitamina C por mais tempo. Ou seja, além da vitamina C, o suplemento da Vhita possui apenas mais um ingrediente natural que irá garantir a qualidade do suplemento por mais tempo. Enquanto outras marcas, costumam conter mais de dois ingredientes em suas fórmulas, como derivados de sal e componentes artificiais. Ela não possui lactose 🙂

  3. Bom dia,
    Em tempos de covid todos estão consumindo Vit C. A pergunta é: Faz mal tomar Vit.C por mais de 6 meses seguidos? É preciso interromper por algum período? Pode tomar Vit C para sempre?
    Obrigada!

    1. Oie Vilma, tudo bem? Não a estudos os quais comprovam que algum tipo de contraindicação em relação ao consumo das Vitaminas com algum outro tipo de medicamento ou suplemento. Porém, procure um profissional de sua confiança, tenho certeza que o mesmo irá te ajudar =)

  4. Não me expressei bem, minha dúvida é se continuar em jejum vai atrapalhar a absorção da vitamina, pois gosto de tomar pela manhã e continuar o jejum. Obrigada por responder ☺️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.