Vitamina C em excesso pode fazer mal à saúde?  Posso comer alimentos ricos em vitamina C e ainda tomar o suplemento? Quanto é o excesso de vitamina C? 

A vitamina C é quimicamente classificada como um micronutriente, como todo micronutriente, é livre de calorias e deve ser consumida através da alimentação. A falta de vitamina C no organismo pode causar uma queda no nosso sistema de defesa, e em casos mais sérios, e raros, uma doença chamada escorbuto, que causa hemorragias e fraqueza. 

Já o excesso de vitamina C, ainda mais raro que a falta dessa vitamina. Por que as quantidades necessárias para exceder o seu consumo são absurdamente grandes. Mas apesar de ser difícil, pode acontecer sim.

Entenda agora qual é a quantidade diária de vitamina C considerada excessiva, quais são os sintomas do excesso de vitamina C, além das doenças relacionadas a isso.

Excesso vitamina C

Existem relatos sobre o excesso de vitamina C com doses maiores do que 10 g ao dia. Porém, essa dose de 10 g ao dia, também pode trazer benefícios à saúde. Como assim? Explico:

Em casos clínicos específicos como, por exemplo, pessoas internadas com queimaduras graves, é comum o tratamento envolver doses entre 10 g até 24 g de vitamina C nos dois primeiros dias de internação (1). Pois essa vitamina possui importante efeito na melhora da inflamação e também na recuperação através da cicatrização.

Mas para pessoas saudáveis, consumir 10 g de vitamina C ao dia, por um período longo, pode trazer efeitos colaterais negativos.

Porém é difícil atingir essa quantidade, para você ter uma noção melhor de como é quase impossível atingir o excesso de vitamina C pela alimentação ou suplementação, veja a quantidade de frutas que você teria que comer todos os dias:

  • Excesso de vitamina C pela alimentação

Veja os 5 principais alimentos ricos em vitamina C e o quanto é necessário consumir por dia de cada um para atingir as 10 g:

  1. Acerola – 160 unidades (mais de 1 kg de acerola por dia)
  2. Mamão papaia – 43 unidades médias (+/- 350 g cada unidade, ou seja, mais de 15 kg ao dia só de mamão)
  3. Manga palmer – 43 unidades médias (mesmo caso do mamão)
  4. Goiaba branca – 59 unidades (mais de 10 kg ao dia) 
  5. Mexerica – 60 unidades (quase 9 kg ao dia)

Para colocar sua saúde em risco, seria preciso repetir o consumo dos alimentos acima nas quantidades correspondente ao excesso por muito tempo. Isto é, apenas se você resolver comer 1 kg de acerola por dia, por vários dias seguidos.

  • Excesso de vitamina C com a suplementação

Agora com relação a suplementação, um bom suplemento apresenta a dose de 1000 mg (1 g) ao dia. Portanto, desde que consuma de acordo com essa recomendação, que é a dose ideal para benefícios à pele, você não sofrerá com o excesso de vitamina C.

Ou seja, mesmo consumindo diariamente os alimentos fontes de vitamina C  e o suplemento de 1 g de vitamina C, , dificilmente vai atingir o excesso dessa vitamina.

O alerta é apenas com relação ao uso de injeções de vitamina C para tratamentos estéticos. Pois esse tipo de tratamento não é indicado nem apoiado pelos especialistas. 

Injeções de vitamina C  é um recurso utilizado apenas em hospitais em situações de doenças específicas como o câncer.

Já os cremes apesar de trazer benefícios superficiais para a pele, ele não promove uma melhora duradoura. Pois a camada da pele tem uma estrutura que não permite a entrada do creme de vitamina C. Diferente do suplemento, que quando consumido, cai na corrente sanguínea e age em todo o nosso corpo, inclusive na pele.

A recomendação de ingestão máxima diária de vitamina C para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2 g ao dia. Apesar de ser uma recomendação antiga, é a mais segura que temos até o momento, sendo a orientação dada pela maioria dos profissionais da saúde.

Sintomas do excesso de vitamina C

Dores abdominais podem ser um indício de excesso de vitamina C, porém pouco provável. Algumas pessoas relatam dores de cabeça e náuseas, mas esses efeitos não foram associados diretamente a vitamina C nas pesquisas científicas sobre o assunto (2).

Doença causado pelo excesso de vitamina C

O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais, as famosas pedras nos rins. As pedras nos rins são as responsáveis pelas fortes dores na região abdominal (3). Mas, como já mencionamos, dificilmente isso pode acontecer pelo excesso de vitamina C, já que é muito difícil atingir as doses necessárias para isso.

Dose recomendada de vitamina C 

A dose recomendada para o consumo de vitamina C varia com a idade, podendo ser  entre 40 mg até 120 mg ao dia. Porém, se o objetivo é consumir vitamina C para melhorar a aparência da pele, o recomendado é o consumo de 1000 mg (1 g) ao dia. 

O tempo de suplementação para ver os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Mas os estudos mostram que podem aparecer a partir de 8 semanas após iniciar o consumo de 1000 mg (1 g) de vitamina C ao dia.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

1- Nakajima, M., Kojiro, M., Aso, S. et al. Effect of high-dose vitamin C therapy on severe burn patients: a nationwide cohort study. Crit Care 23, 407 (2019) doi:10.1186/s13054-019-2693-1

2- CHAVES, KEITLEN LARA LEANDRO; MAIA, Fernanda Alves; ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismo. Anais do VIII Fórum FEPEG, p. 24-27, 2014.

3- SANTOS, Jordana Tres et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 139-163, 2019.