Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Excesso vitamina C | Dose recomendada, sintomas e doença

Excesso vitamina C | Dose recomendada, sintomas e doença

Uma mão segurando diversos comprimidos de diferentes cores
6 minutos de leitura

O excesso de vitamina C, é raro, mas pode acontecer. São necessárias quantidades absurdamente grandes para atingir o excesso, que vem acompanhado de alguns sinais e sintomas.

O nutriente é importante para diversos processos do nosso organismo e deve ser consumida através da alimentação. A dose máxima diária de vitamina C é de 2g, concentrações até esse limite são seguras para adultos.

No caso do excesso, para pessoas saudáveis, o consumo de 10 g ou mais ao dia, por um período longo, é considerado prejudicial e pode trazer efeitos colaterais negativos. 

Porém, em tratamento específicos, como pessoas internadas com queimaduras graves, é comum utilizar doses de 10 a 24g nos dois primeiros dias. A vitamina possui importante efeito na melhora da inflamação e também na recuperação através da cicatrização.

Quais os sintomas do excesso de vitamina C?

Os sintomas do excesso de vitamina C são cálculos renais, diarréia, náusea, vômito, azia e dores de cabeça. 

Os cálculos renais são as famosas pedras nos rins. As pedras nos rins são as responsáveis pelas fortes dores na região abdominal, o que também pode ser considerado um sinal do excesso da vitamina.

O consumo excessivo do nutriente leva a formação de cálculos renais, pois a vitamina C se liga ao cálcio, formando o oxalato de cálcio. Pessoas geneticamente predispostas ao aparecimento de pedras nos rins devem tomar cuidado. 

Os sintomas gastrointestinais estão relacionados ao efeito da vitamina C não absorvida no intestino, o que causa a diarréia, náusea e vômitos.

Quais os riscos do excesso de vitamina C?

Além dos sinais e sintomas, que causam dores e desconfortos, o excesso de vitamina C tem riscos por interferir na absorção de vitamina B12, cobre e ferro.

No caso do ferro, a vitamina aumenta a sua absorção do organismo. Em grandes doses, esse efeito pode ser superestimulado. Em indivíduos saudáveis, a condição não leva a problemas, mas a principal preocupação é para pacientes com hemocromatose hereditária.

Outros riscos reportados são a redução nos níveis de vitamina B12 e cobre, metabolismo e excreção acelerado do ácido ascórbico, erosão do esmalte dentário e respostas alérgicas.

O que causa excesso de vitamina C?

Alimentação

A quantidade de 10g é alta e, para atingir a dose através da alimentação, é preciso uma grande quantidade de comida. Escolhemos os cinco principais alimentos ricos em vitamina C para exemplificar.

  • Acerola – 160 unidades (mais de 1 kg de acerola por dia)
  • Mamão papaia – 43 unidades médias (aproximadamente 350g cada unidade, ou seja, mais de 15 kg ao dia só de mamão)
  • Manga palmer – 43 unidades médias (mesmo caso do mamão)
  • Goiaba branca – 59 unidades (mais de 10 kg ao dia) 
  • Mexerica – 60 unidades (quase 9 kg ao dia)

É importante lembrar que, para colocar sua saúde em risco, seria preciso repetir o consumo dos alimentos nas quantidades correspondentes ao excesso por muito tempo. 

Suplementação

A quantidade de vitamina C por dia recomendada através de suplementos é de 1000 mg (1g). Caso o consumo seja de acordo com essa recomendação, que é a dose ideal para benefícios à saúde, você não sofrerá com o excesso da vitamina.

Ou seja, mesmo consumindo diariamente os alimentos fontes e o suplemento de vitamina C, dificilmente a quantidade considerada excessiva dessa vitamina é atingida.

O alerta é apenas com relação ao uso de injeções de vitamina C para tratamentos estéticos. Pois esse tipo de tratamento não é indicado nem apoiado pelos especialistas e, frequentemente, as doses das injeções são de quantidades excessivas.

Injeções são um recurso utilizado apenas em hospitais em situações de doenças específicas.

Limite de ingestão diário

Existe limite recomendado de ingestão diária de vitamina C. Caso essa dosagem seja respeita, o consumo é seguro e levará a nenhum risco.

IDADELIMITE DE INGESTÃO DIÁRIO
1 a 3 anos400 mg
4 a 8 anos650 mg
9 a 13 anos1200 mg
14 a 18 anos1800 mg
Acima de 19 anos2000 mg
Instituto de Medicina Americano.
vitamina c

Tomar vitamina C faz mal?

Tomar vitamina C todos os dias não faz mal. Nosso corpo não armazena grandes estoques do nutriente, devido a sua característica hidrossolúvel, que faz com que o não foi utilizado seja facilmente excretado.

Ou seja, é necessário consumir diariamente através da alimentação ou suplementação. Principalmente devido a sua importância para o bom funcionamento do organismo.

Caso a dose recomendada seja seguida, não existem riscos do consumo diário da vitamina, apenas benefícios.

Dose recomendada de vitamina C 

IDADEQUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA
0 a 6 meses40 mg
7 a 12 meses50 mg
1 a 3 anos15 mg
4 a 8 anos25 mg
9 a 13 anos45 mg
Homens de 14 a 18 anos75 mg
Mulheres de 14 a 18 anos65 mg
Homens acima de 19 anos90 mg
Mulheres acima de 19 anos75 mg
Gestantes85 mg
Lactantes120 mg
Instituto de Medicina Americano.

A quantidade de vitamina c por dia varia com a idade, podendo ser  entre 40 mg até 120 mg ao dia. No caso dos benefícios como melhorar a aparência da pele e cabelos, o recomendado é o consumo de 1000 mg (1g) ao dia. 

O tempo de suplementação para ver os resultados é de 8 semanas após iniciar o consumo de 1g ao dia.

A dose máxima diária de vitamina c para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2g ao dia. Apesar de ser uma recomendação antiga, é a mais segura que temos até o momento, sendo a orientação dada pela maioria dos profissionais da saúde.

Quer saber mais?

vitamina c

Referência

Nakajima, M., Kojiro, M., Aso, S. et al. Effect of high-dose vitamin C therapy on severe burn patients: a nationwide cohort study. Crit Care, v. 23, p. 407, 2019.

Chaves, K.; Maia, F.; Almeida, M. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismo. Anais do VIII Fórum FEPEG, p. 24-27, 2014.

Santos, J. et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 139-163, 2019.

4.6/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

29 comentários em “Excesso vitamina C | Dose recomendada, sintomas e doença”

    1. Oii Fátima,

      A quantidade de vitamina C por dia recomendada através de suplementos é de 1000 mg (1g). Caso o consumo seja de acordo com essa recomendação, que é a dose ideal para benefícios à saúde, você não sofrerá com o excesso da vitamina.

      Mas no seu caso, orientamos que faça uma consulta com seu médico antes do consumo para melhor indicação de tratamento 😊😊

  1. Tenho 48 anos e nas últimas semanas tenho me sentido mais cansado, sem muita disposição…. comecei a tomar uma vit. C DA Vitamedic q é o Energrip tetra ultra q tem tm VT. D, ZINCO E Magnésio…. posso confiar que terei os benefícios indicados….. qual a opinião profissional de vocês? Ou devo procurar outro complemento….aguardo e obrigado desde já .

    1. Oii Fabio, tudo bem?

      Os componentes são ótimos para disposição e energia, mas o ideal seria consultar um médico também para que ele possa avaliar o seu caso e organismo.
      A opinião médica é importante para que você entenda os motivos do cansaço e qual é o melhor tratamento ou suplementação. 😉

  2. Bom dia. Tenho diarreas a bastante tempo. Tive internado fis varios esame más nada que justifica se infequisao no estomago eintestino Ágora deu no exame 4.980 de vitaminas.c. exceso muinto alto e tolerancia a peixe .qual os riscos que devo faser.

  3. Marcelo Martins de Oliveira

    Boa tarde
    Tudo bem com vocês ?
    Geralmente tomo pela manhã 200 ml d’água com limão, tomo um sufoco de acerola e no decorrer da tarde como uma salada de frutas com aveia e granola. Será que existe algum excesso nisso?

    1. Wilma, tudo bem?

      O escorbuto é uma doença que pode provocar hemorragias nas gengivas, problemas de cicatrização e dores nas articulações. Causada pela deficiência de vitamina C no organismo, essa doença pode ser prevenida com uma dieta que forneça as quantidades adequadas dessa vitamina.

      Caso ainda tenha dúvida entre em contato com o nosso canal de contato – https://www.vhita.com.br/pages/fale-conosco

  4. Bom dia, faco uma bomba de vitamina C. Limao, laranja, cebola, alho, mel, gengibre, alcafrao. Com casca. Fervo tudo , deixo esfriar. Tomada 3 vxs ao dia pequenas quantidades. Que tu me diz disso? Desde marco nao dou um expirro, tenho renite alergica.

    1. Oi Tadeu, tem pessoas que preferem fazer a suplementação de Vitamina C aaté mesmo por ter certeza da dosagem correta que consomem, assim não apresentam carência e nem excesso. 🙂

  5. Comecei a tomar uma vit c de 1g time release, senti muitas dores abdominais e quando parei de tomar, essas dores tb passaram. Pode ter sido pela vitamina?

  6. Boa noite! Tenho tomado 1000 mg de vitamina c desde q começou esse covid 19! Tenho sentido um gosto metálico na boca, poderia ser um efeito colateral da vitamina? Obrigada

    1. Lizy, tudo bem por aí?

      Depende, você só está tomando a vitamina C como suplemento? Tem consumido remédios junto com a vitamina C? Qual o horário que você tem tomando a vitamina? Sente mais algum sintoma?

    1. Oii Ágatha, tudo bem?

      Pode ficar tranquila, não teria problema nenhum! Mas vale ressaltar em sempre consumir a quantidade recomendada da suplementação recomendada pelo seu médico (sem ser em frutas), assim não terá problema nenhum =)

    1. Norma, como vai?

      Não faz mal, é um habito comum à muitas pessoas. No entanto, sempre indicamos conversar com seu médico e seguir as recomendações dele, ok? 😉

  7. Interessante estudo científico sobre os efeitos da vit. C sobre a pele. Parabéns!
    – E sobre a melhora do sistema imunológico?
    – E sobre o exame que pode sinalizar individualmente, qual a verdade, o nível da situação vitamínica, em idosos?
    Muito grata.
    Maria

    1. Olá Maria Costa, como vai?

      Estamos melhorando e buscando novos estudos sobre a vitamina C para conseguir trazer mais conteúdos de qualidade aos consumidores, e em breve disponibilizaremos esses conteúdos também! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.