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Excesso vitamina C | Dose recomendada, sintomas e doença

Excesso vitamina c
4 minutos de leitura

A vitamina C é um nutriente importante para diversos processos do nosso organismo e deve ser consumida através da alimentação. A falta de vitamina C no organismo pode causar uma queda no nosso sistema de defesa, e em casos mais sérios, e raros, uma doença chamada escorbuto, que causa hemorragias e fraqueza. 

O outro extremo, o excesso de vitamina C, é raro, mas pode acontecer. São necessárias quantidades absurdamente grandes para atingir o excesso, que vem acompanhado de alguns sinais e sintomas.

Para pessoas saudáveis, o consumo de 10 g ou mais de vitamina C ao dia, por um período longo, é considerado excessivo e pode trazer efeitos colaterais negativos. 

Porém, existem exceções, no caso do tratamento de pessoas internadas com queimaduras graves, é comum utilizar doses de 10 a 24g de vitamina C nos dois primeiros dias. A vitamina possui importante efeito na melhora da inflamação e também na recuperação através da cicatrização.

Excesso de vitamina C pela alimentação

A quantidade de 10g de vitamina C é alta e, para atingir a dose através da alimentação, é preciso uma grande quantidade de comida. Escolhemos os cinco principais alimentos ricos em vitamina C para exemplificar

É importante lembrar que para colocar sua saúde em risco, seria preciso repetir o consumo dos alimentos nas quantidades correspondentes ao excesso por muito tempo. 

  • Acerola – 160 unidades (mais de 1 kg de acerola por dia)
  • Mamão papaia – 43 unidades médias (aproximadamente 350g cada unidade, ou seja, mais de 15 kg ao dia só de mamão)
  • Manga palmer – 43 unidades médias (mesmo caso do mamão)
  • Goiaba branca – 59 unidades (mais de 10 kg ao dia) 
  • Mexerica – 60 unidades (quase 9 kg ao dia)

Excesso de vitamina C com a suplementação

Um bom suplemento de vitamina C apresenta a dose de 1000 mg (1g) ao dia. Caso o consumo seja de acordo com essa recomendação, que é a dose ideal para benefícios à saúde, você não sofrerá com o excesso da vitamina.

Ou seja, mesmo consumindo diariamente os alimentos fontes de vitamina C e o suplemento, dificilmente a quantidade considerada excessiva dessa vitamina é atingida.

O alerta é apenas com relação ao uso de injeções de vitamina C para tratamentos estéticos. Pois esse tipo de tratamento não é indicado nem apoiado pelos especialistas e, frequentemente, as doses das injeções são de quantidades excessivas.

Injeções de vitamina C  são um recurso utilizado apenas em hospitais em situações de doenças específicas.

Quais os sintomas do excesso de vitamina C?

O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais, as famosas pedras nos rins. As pedras nos rins são as responsáveis pelas fortes dores na região abdominal. Outros sintomas relatados são dores de cabeça e náuseas.

É bom tomar vitamina C todos os dias?

Nosso corpo não armazena grandes estoques de vitamina C. Ela deve ser consumida diariamente através da alimentação ou suplementação. Caso a dose recomendada seja seguida, não existem riscos do consumo diário da vitamina, apenas benefícios.

Dose recomendada de vitamina C 

A dose recomendada para o consumo de vitamina C varia com a idade, podendo ser  entre 40 mg até 120 mg ao dia. No caso dos benefícios da vitamina C para melhorar a aparência da pele e cabelos, o recomendado é o consumo de 1000 mg (1g) ao dia. 

O tempo de suplementação para ver os resultados é de 8 semanas após iniciar o consumo de 1g de vitamina C ao dia.

A recomendação de ingestão máxima diária de vitamina C para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2g ao dia. Apesar de ser uma recomendação antiga, é a mais segura que temos até o momento, sendo a orientação dada pela maioria dos profissionais da saúde.

Quer saber mais?

Referência:

Nakajima, M., Kojiro, M., Aso, S. et al. Effect of high-dose vitamin C therapy on severe burn patients: a nationwide cohort study. Crit Care, v. 23, p. 407, 2019.

Chaves, K.; Maia, F.; Almeida, M. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismo. Anais do VIII Fórum FEPEG, p. 24-27, 2014.

Santos, J. et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 139-163, 2019.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

24 comentários em “Excesso vitamina C | Dose recomendada, sintomas e doença”

  1. Boa noite! Tenho tomado 1000 mg de vitamina c desde q começou esse covid 19! Tenho sentido um gosto metálico na boca, poderia ser um efeito colateral da vitamina? Obrigada

    1. Lizy, tudo bem por aí?

      Depende, você só está tomando a vitamina C como suplemento? Tem consumido remédios junto com a vitamina C? Qual o horário que você tem tomando a vitamina? Sente mais algum sintoma?

    1. Oii Ágatha, tudo bem?

      Pode ficar tranquila, não teria problema nenhum! Mas vale ressaltar em sempre consumir a quantidade recomendada da suplementação recomendada pelo seu médico (sem ser em frutas), assim não terá problema nenhum =)

    1. Norma, como vai?

      Não faz mal, é um habito comum à muitas pessoas. No entanto, sempre indicamos conversar com seu médico e seguir as recomendações dele, ok? 😉

  2. Interessante estudo científico sobre os efeitos da vit. C sobre a pele. Parabéns!
    – E sobre a melhora do sistema imunológico?
    – E sobre o exame que pode sinalizar individualmente, qual a verdade, o nível da situação vitamínica, em idosos?
    Muito grata.
    Maria

    1. Olá Maria Costa, como vai?

      Estamos melhorando e buscando novos estudos sobre a vitamina C para conseguir trazer mais conteúdos de qualidade aos consumidores, e em breve disponibilizaremos esses conteúdos também! 😉

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